456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Editoras

Banda Desenhada

Frank Miller: a nova editora do criador de "300"

A editora conta lançar ainda este ano uma continuação de "Ronin" e uma história de origem, em estilo western, de "Sin CIty". Serão lançados dois a quatro títulos por ano.
Editoras

Défice literário

Decidi explorar aqueles que tinham sido os livros mais vendidos em Portugal durante 2021. Constatei que lista é composta por livros de culinária, banda desenhada, esoterismo e apoio pessoal.
Manuais Escolares

Alunos regressam sem todos os manuais escolares

Os alunos vão regressar às aulas sem todos os manuais escolares por atrasos. Papelarias afirmam que encomendas que fizeram à Porto Editora e Leya que ainda não chegaram.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de julho

O vencedor do International Booker Prize, o último volume do “quarteto das estações” de Ali Smith e as entrevistas de Alexandre O'Neill: eis algumas das novidades literárias deste novo mês que começa.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de junho

O poema de Amanda Gorman, o último romance de Laurent Binet, um novo encontro de Mário Cláudio com Tiago Veiga e o novo livro de Rentes de Carvalho: eis algumas das novidades literárias de junho.
Editoras

Pato Lógico nomeada para melhor editora na Europa

A editora portuguesa Pato Lógico foi nomeada para o prémio de melhor editora europeia atribuído pela Feira do Livro Infantil de Bolonha. É o segundo ano consecutivo que recebe a nomeação.
Língua

Nova aventura de Astérix em língua mirandesa

À semelhança do que vem acontecendo ininterruptamente desde 2015, a editora ASA vai assegurar neste ano o lançamento da versão mirandesa da próxima aventura de Astérix — álbum nº 39.
Alberto João Jardim

Novo romance escrito por Alberto João Jardim

Trata-se de um romance sobre o futuro da Madeira. "Este livro propõe-se a refletir sobre algumas questões essenciais, decisivas para o nosso futuro. Dedico este trabalho a todos os que me ajudaram".
Cultura

Um Governo de um país iletrado

A política de um Governo minimamente esclarecido e patriótico deve ter como objectivo central e último o fomento da criatividade, da qualidade da edição e da divulgação, do consumo estelar dos livros.
Lançamentos

Booker. Livro de Schalansky editado em Portugal  

"An Inventory of Losses", da alemã Judith Schalansky, nomeado para o International Booker Prize, vai ser lançado em Portugal em outubro pela Elsinore. Longlist do prémio foi revelada esta terça-feira.
Editoras

Editoras retiram artigos científicos fraudulentos

Editores das publicações já enumeraram mais de 1.300 artigos científicos suspeitos e começaram a contratar detetives para sinalizarem os artigos falsos desta "ciência lixo".
Editoras

Cotovia. Livros adquiridos por livraria em Lisboa

A coleção de Poesia da editora Cotovia, que fechou portas no final do ano passado ao fim de 35 anos de atividade, foi adquirida pela Livraria Poesia Incompleta, dedicada exclusivamente à poesia.
Editoras

Antígona estreia em Portugal vários livros

Uma pandemia terrível profetizada há mais de 100 anos atrás, uma pequena obra-prima do humor ou um livro proibido recentemente nos países árabes. A Antígona aposta em inéditos de autores consagrados.
Livros

Antígona e Orfeu Negro apoiam livrarias 

As editoras Antígona e Orfeu Negro juntam-se uma segunda vez para a iniciativa "Adota uma livraria". A campanha visa ajudar as livrarias independentes afetadas pela Covid-19 através de vendas online.
Coronavírus

Livreiros criticam por apoios "insuficientes"

A rede de Livrarias Independentes considerou "insuficientes" as medidas anunciadas na quinta-feira pelos ministros da Economia e da Cultura destinadas a minimizar os impactos negativos da covid-19.
Editoras

Editora portuguesa distinguida em Espanha

A Câmara do Livro da Catalunha decidiu atribuir a Inês Castel-Branco o Memorial Fernando Lara, uma distinção destinada a reconhecer "um jovem empresário ou uma nova iniciativa empresarial".
Cultura

Mataram a cotovia

Não podemos dizer que a Cotovia editou todos os bons livros que existem no mercado, mas podemos dizer que todos os livros que editou eram bons. Entre eles, muitos dos nossos mestres de leitura.
Livros

Prémio de BD de homenagem a Jorge Magalhães

Jorge Magalhães foi tradutor, escritor e coordenador editorial de banda desenhada em publicações em Portugal e em Angola. A editora Ala dos Livros lança agora um prémio com o seu nome.
Editoras

Editoras entregam livros em casa no próprio dia

Os grupos editoriais Leya e Penguin Random House vão passar a disponibilizar os seus livros no próprio através de serviços de entrega. Opção só está disponível na área da grande Lisboa.
Negócios

Novo gigante editorial prestes a nascer

Negócio aguarda o OK das autoridades da concorrência e deverá estar concluído em 2021, o que criará um novo gigante no setor. O conglomerado pretende dirigir o foco para o "streaming"
Editoras

Cotovia encerra site e loja no final do mês

No final de agosto, a Livros Cotovia tinha anunciado que 2020 seria o último ano em que marcaria presença na Feira do Livro de Lisboa, visto que iria fechar "até ao final do ano".
Coronavírus

Estudo. Mercado livreiro recupera depois de queda

Depois de uma queda abrupta provocada pelo confinamento, a venda de livros em Portugal recuperou "significativamente", mas permanece muito abaixo dos valores do ano passado (-15,8%), refere a Gfk.
Editoras

Morreu o editor Francisco da Conceição Espadinha

"Um leitor apaixonado e compulsivo", Francisco Espadinha, que começou o seu trabalho nos anos 70, publicou escritores como Nadine Gordimer, Günter Grass, Alçada Baptista ou David Mourão-Ferreira.
Editoras

Cotovia fecha portas no final do ano

A editora fundada em 1988 por André Fernandes Jorge e pelo seu irmão, o poeta João Miguel Fernandes Jorge, vai fechar no final deste ano. A Cotovia lançou recentemente uma nova tradução da "Eneida".
Editoras

Esta poesia continua a falar outras línguas

A Lisbon Poets&co lançou-se em 2015. Chega a 2020 com mais traduções, mais autores e mais planos, que passam por colocar as edições à venda fora do país. Falámos com os responsáveis.
Editoras

Providenciar manuais será "corrida contra o tempo"

APEL refere que “é por demais evidente” que, na sequência da suspensão governamental da devolução dos manuais escolares, “esta decisão deixa às editoras um tempo curtíssimo para todo o trabalho".
Mercado Livreiro

Para as editoras, o futuro é cada vez mais incerto

Dois meses de paragem tiveram o seu peso num mercado frágil que nunca chegou a recuperar da crise. Editores dizem-se muito preocupados e temem um futuro onde a falta de diversidade seja uma realidade.
Coronavírus

Grupos editoriais retomam lançamentos em maio

Leya, Porto Editora, Penguin Random House e 20|20 vão retomar o lançamento de novos títulos a partir do final de maio. Grupo Bertrand voltará às publicações em junho.
Coronavírus

Setor livreiro já se pode candidatar a apoios

As editoras e livrarias têm a partir desta quinta-feira e até 15 de maio para se candidatar à linha de apoio financeiro criada pelo Ministério da Cultura no combate à crise causada pela Covid-19.
Coronavírus

Covid-19. Companhia das Ilhas mantém publicações

Apesar da situação criada pelo novo coronavírus, a editora açoriana Companhia das Ilhas decidiu manter a publicação de novos títulos. Neste mês de abril, lançou quase uma dezena de livros.
Editoras

Editora portuguesa nomeada para prémio europeu

Esta é a segunda nomeação da Editora Pato Lógico para o prémio de melhor editora europeia. Em 2013, na primeira edição, o prémio da Europa foi atribuído à editora portuguesa Planeta Tangerina.
Coronavírus

INCM oferece clássicos portugueses às quartas

A INCM começou a disponibilizar gratuitamente títulos da coleção "Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa". Os primeiros livros já estão online, mas haverá um novo todas as quartas-feiras.
Mercado Livreiro

Venda de livros em Portugal caiu 63,3% em março

Entre 16 e 22 de março, foi registada uma queda de 63,3% na venda de livros em Portugal na sequência do agravamento da pandemia de Covid-19. Segundo a Gfk, esta pode ser a pior crise do mercado.
Coronavírus

Editoras. Suspensão de publicações continua

Depois dos principais grupos editoriais terem anunciado o cancelamento dos lançamentos agendados para as próximas semanas, outras editoras seguiram o exemplo e anunciaram a suspensão de novos livros.
Coronavírus

Grupos editoriais suspendem publicações

Porto Editora, Leya, Penguin e Bertrand decidiram suspender a publicação de novos livros para as próximas semanas e até que o mercado normalize. Editoras vão, no entanto, continuar a trabalhar.
Coronavírus

Editora independente E-Primatur suspende produção

As perturbações no normal funcionamento do mercado livreiro na sequência da pandemia do novo coronavírus levaram a E-Primatur a optar pela suspensão da maior parte dos títulos anunciados para 2020.
Editoras

Editora Cotovia vai sair do Chiado

A editora fundada pelos irmãos André e João Miguel Fernandes Jorge vai sair do edifício do Chiado onde funcionou durante 30 anos. Livraria encerra a 13 de março, passando a funcionar apenas online.
Editoras

Imprensa Nacional aposta em poesia e audiolivros

A Imprensa Nacional apontou a poesia como "uma aposta forte", assim como uma coleção de audiolivros, "a disponibilizar gratuitamente", dedicada aos autores clássicos portugueses.
Editoras

Europa-América entra em insolvência

A histórica editora portuguesa, fundada em 1945, apresentou esta semana um pedido de insolvência no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa-Oeste, em Sintra, noticiou o Expresso.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de outubro

O último romance de Olga Tokarczuk, a segunda parte da trilogia de Virginie Despentes, um novo livro de John le Carré e as biografias de Cohen e Churchill: estes são alguns dos destaques de outubro.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.