O Partido Socialista deverá conseguir nova vitória nas eleições europeias de 26 de maio, segundo uma sondagem da Aximage, divulgada pelo Jornal de Negócios e Correio da Manhã. O PSD mantém-se com o número de eurodeputados inalterado, mas nas intenções de voto fica bastante abaixo do PS. Bloco de Esquerda e CDS poderão conseguir eleger mais um representante cada. Do lado dos derrotados, a CDU que pode ficar sem um eurodeputado e, sobretudo, o MPT, que conseguiu dois mandatos e que agora desaparece completamente das intenções de voto.

Segundo a sondagem da Aximage, o PS consegue 32,6%, e aumentar o número de eurodeputados de 8 para 9, face ao escrutínio de 2014.

Também CDS e Bloco de Esquerda deverão conseguir aumentar em, pelo menos, mais um eurodeputado a sua presença na Europa ou seja, ficando ambas as forças políticas com dois assentos no Parlamento Europeu. Os centristas sobem para 8,4% nas intenções de voto (em 2014 concorreram coligados com o PSD) e os bloquistas para 6,3%.

O PSD, que tinha concorrido coligado com o CDS em 2014 conseguindo 27,71%, concorre agora sozinho e fica a uma distância considerável dos resultados conseguidos pelo PS. No escrutínio de há 5 anos, PSD e CDS elegeram sete eurodeputados, seis deles sociais-democratas. A previsão da sondagem é que a bancada laranja se mantenha inalterada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em queda aparecem claramemte a CDU e MPT. Se os primeiros caem de 12,68% registados em 2014 para os 11,3% nas intenções de voto, podendo descer de três para dois eurodeputados, o Movimento Partido da Terra desaparece completamente da intenção de voto dos portugueses. Há cinco anos, tinha sido a quarta força política mais votada.

Contudo, há um dado importante que pode baralhar todas estas contas: o número de indecisos situa-se ainda nos 15,4%, ou seja é demasiado elevado para tirar conclusões definitivas. A Aximage ponderou este fator e fez uma projeção com os intervalos de números de deputados que pode alterar significativamente a leitura dos resultados. O PS pode conseguir entre oito a 10 mandatos, o PSD ficar entre os cinco a sete, o CDS dois a três, a CDU dois a três, o BE um a dois. Margens suficientes para que um aparente derrotado não o seja no fim das contas, ou que um vencedor acabe por não ter razões para festejar, por exemplo.

PS e PSD ainda não anunciaram os seus cabeça de lista para as europeias, mas os nomes mais falados têm sido Pedro Marques pelos socialistas e Paulo Rangel pelos sociais-democratas. CDS, BE e CDU mantém os mesmos nomes de 2014: Nuno Melo, Marisa Matias e João Ferreira, respetivamente.

Notícia atualizada às 11:36 com a retificação do números de eurodeputados conseguidos pelo PS em 2014, e com a inclusão do número de indecisos registado na sondagem