As buscas por sobreviventes da rutura da barragem de Brumadinho, no estado brasileiro de Minas Gerais, foram retomadas depois de a Proteção e Defesa Civil do Brasil ter concluído que não existe risco de rutura numa outra barragem no mesmo estado, de acordo com informações avançadas pelo G1, o portal de notícias da Globo.

Um autocarro foi encontrado ao longo da tarde deste domingo, com várias corpos — não se sabe, para já, quantos — o que fez com que as buscas continuassem além das 20h00 locais, hora a que estava inicialmente previsto o seu término. Os números oficiais dão conta que a rutura de sexta-feira já provocou 60 mortos aos quais se juntam 292 desaparecidos. Já no sábado tinha sido encontrado soterrado um autocarro com funcionários da empresa Vale — aqui estava pelo menos 10 vítimas mortais.

A Polícia Civil de Minas Gerais já divulgou 19 nomes de vítimas mortais já identificadas. Foram entretanto localizadas 382 pessoas e 192 foram resgatadas com vida.

Várias localidades na zona de Brumadinho chegaram ser evacuadas este domingo devido ao risco de rutura dessa outra barragem — que, tal como o complexo que colapsou, também é propriedade da empresa Vale –, mas a operação de retirada dos moradores foi suspensa, de acordo com o tenente-coronel Flávio Godinho, citado pelo G1.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/Pedro_Medeirosx/status/1089440602452709378

De acordo com o Estadão acesso ao centro de Brumadinho, assim como a ponte onde passa o Rio Paraopeba, foram encerrados. Os relatos são de que a cidade ficou paralisada: as pessoas juntaram-se nas praças depois da nova ameaça.

A barragem estava a ser drenada desde a noite de sábado, mas o risco de rutura continuou a ser elevado. Desta vez, ao contrário do que aconteceu há dois dias, o alarme tocou nestas localidades às 5h30 (7h30 em Portugal) numa zona que tem cerca de 250 casas.

Porque voltou uma barragem a matar no Brasil? Quem falhou e porquê?

Um grupo de 130 militares israelitas são esperados em Minas Gerais às 21h30 deste domingo para ajudarem as autoridades brasileiras nas buscas em Brumadinho. A equipa é especializada em resgates neste tipo de catástrofes e recorre a sonares para as buscas.

Estes são os 19 nomes revelados, entre as 60 vítimas mortais:

Francis Marques da Silva
David Marlon Gomes Santana
Marcelle Porto Cangussu
Jonatas Lima Nascimento
Carlos Roberto Deusdedit
Robson Maximo Gonçalves
Leonardo Alves Diniz
Fabricio Henriques da Silva
Willian Jorge Felizardo Alves
Daniel Muniz Veloso
Flaviano Fialho
Eliandro Batista de Passos
Moises Moreira de Sales
Djener Paulo Las-Casas Melo
Wellington Campos Rodrigues
Mauricio Lauro de Lemos
Adriano Caldeira do Amaral
Marcelo Alves de Oliveira
Renato Rodrigues Maia

[Novo rio de lama deixa rasto de tragédia no Brasil. Veja o vídeo:]

Atualizado às 14h30