O Bugatti Chiron é um hiperdesportivo fabuloso. Não apenas porque anda que se farta, limitado que está a 420 km/h, mas com potencial para ultrapassar os 460 km/h caso os pneus aguentassem, mas por tudo o resto. A sua mecânica é exemplar, pois o motor de 16 cilindros está arrumado num W, para ser mais compacto, para depois ser soprado por quatro turbocompressores que elevam a potência até aos 1.500 cv. Contudo, o que faz verdadeiramente disparar o preço é o facto de apenas serem fabricadas 500 unidades do modelo e à razão de menos de 80 veículos por ano, o que transforma cada exemplar numa preciosidade.

A Bugatti, o fabricante francês mais luxuoso e sofisticado entre os que integram o Grupo Volkswagen, respeita a privacidade dos seus clientes, pelo que nada de divulgar quanto é que custa um farol, um turbo, ou uma jante ou pneu. Mas o eBay  é um “linguarudo”, pelo que através dele é possível saber quanto vale uma série de peças, não do Chiron, mas do seu antecessor Veyron, substancialmente mais em conta, entre outras coisas por ser mais antigo.

O 100º Chiron foi entregue. Por 2,85 milhões

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Um conjunto completo de jantes e pneus – os Michelin capazes de rodar a 420 km/h, sem aquecerem excessivamente ou rebentarem – valem 87.500€. Isto apesar de serem pneus e jantes usados, os primeiros com cerca de 25% de uso. Se acha muito, então prepare-se para mais surpresas, porque um depósito de combustível, de um carro usado e obviamente acidentado, vale 36.800€. É feito em ouro? Muito provavelmente… não.

Estragar os quatro turbocompressores é barato, mas substituí-los custa 19.000€. Se não desejar pneus Michelin usados e optar por novos, a Michelin agradece e cobra 37.800€ pelo conjunto, da mesma maneira que também há jantes novas, mas exigem um cheque de 60.300€. E se pensa que nunca vai necessitar de jantes, porque é um condutor cuidadoso, está enganado, pois a Bugatti fez testes e concluiu que cada jante aguenta apenas duas mudanças de pneus, pelo que em cada dois Michelin tem de adquirir mais uma jante, substancialmente mais onerosa.

Ainda em relação aos pneus, é bom que saiba que um daqueles pneus que custa uma fortuna não aguenta – com a folga de segurança imposta pela Bugatti – mais de 15 minutos a 420 km/h. Mas onde é que é possível conduzir a 420 km/h durante 105 km? E mesmo que encontrasse uma recta com a desejada dimensão, era necessário ter uma bomba móvel de gasolina, pois o Bugatti seca o depósito em apenas 8 minutos quando vai a fundo, pelo que os pneus estão protegidos…