Rádio Observador

Koenigsegg

150 milhões: Koenigsegg vendeu fatia de 20% à NEVS

O construtor sueco Koenigsegg pode ser pequeno em tamanho de instalações e número de veículos produzidos, mas os seus modelos são enormes em exuberância. E vão melhorar com o investimento da NEVS.

Os hiperdesportivos fabricados pelos suecos da Koenigsegg figuram entre os mais respeitados do mercado. E o facto de lhes pertencer recordes de velocidade, batendo as tradicionais referências deste reputado segmento, faz maravilhas à imagem da marca.

Se a Koenigsegg é conhecida e respeitada pelos seus feitos, acaba de se associar à NEVS (National Electric Vehicle Sweden), igualmente sueca mas com uma reputação não tão sonante, pois comprou a Saab depois desta falir, para depois desistir da marca a que pretendia recorrer para fabricar veículos eléctricos. Mas como aparentemente tem bastantes fundos disponíveis, adquiriu 20% da Koenigsegg, pelos quais pagou 150 milhões de euros, visando uma parceria que permita o desenvolvimento, em paralelo, de um novo tipo de veículo, com ênfase na electrificação.

Se a Koenigsegg controla a tecnologia, a NEVS possui fundos chineses e as antigas instalações da Saab

A nova empresa, cuja denominação não foi avançada, é pertença da NEVS (65%) e da Koenigsegg (35%), assegurando um daqueles negócios em que todos, aparentemente, saem a ganhar. A NEVS passa a ter acesso a uma tecnologia que não domina, enquanto a Koenigsegg passa a ter abertas as portas da fábrica sueca da NEVS, em Trollhättan, com potencial e espaço para incrementar a sua produção de hiperdesportivos.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Minas

O lítio. Contra a desinformação marchar, marchar!

Filipe Anacoreta Correia
686

A extração do lítio não representa um retorno elevado e a acontecer seria o mais grave atentado à riqueza do nosso país: o desenvolvimento sustentável e a preservação do seu património natural.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)