Ao final da manhã desta segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa apareceu, para surpresa de todos, no bairro Jamaica, “sem qualquer comitiva e sem televisões”. Salimo Mendes, vice-presidente da Associação de Moradores do Jamaica, sabia que, um dia, o Presidente da República apareceria, só não sabia quando.

“Foi uma visita-relâmpago”, conta ao Observador. “Foi bom!”, exclama diversas vezes. Salimo Mendes foi quem acompanhou Marcelo Rebelo de Sousa na visita de 45 minutos, tempo suficiente para ambos darem “uma volta ao bairro”, com passagem de destaque pela creche que dá guarida “a todas as crianças que nascem no bairro”. O vice-presidente deixa claro que houve interesse por parte de Marcelo em conhecer a situação de quem vive no Jamaica, no Seixal.

2 fotos

O Presidente deslocou-se ao bairro na manhã de segunda-feira ao volante do próprio carro e chegou a pagar uma rodada a quem o acompanhou na visita. Conviveu com a comunidade cigana e com moradores do bairro, e aceitou um convite para participar na próxima festa da Associação de Moradores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante a visita, Marcelo conheceu os pais de Hortêncio Coxi, jovem agredido e detido pela PSP nos incidentes do dia 20 de janeiro e tirou fotografias com a família. O Diário de Notícias escreve que o Presidente da República beijou a mãe de Hortêncio, depois de esta lhe contar que fora agredida pela polícia.

https://twitter.com/calipaiva/status/1092451802275024896

A visita desta segunda-feira não constava da agenda do chefe de Estado e foi posteriormente divulgada através de uma nota na página da Presidência da República:

O Presidente da República visitou hoje, ao fim da manhã, o bairro Jamaika, no Seixal, tendo estado com dirigentes da Associação de Moradores e visitado o Centro Comunitário, onde conviveu com moradores de diversas idades. O Presidente da República aceitou o convite para estar presente na próxima festa da Associação.

Marcelo foi ao bairro Jamaica sem anúncio prévio