O Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) deu esta segunda-feira um parecer favorável a uma missão de cooperação naval entre Portugal e França e à revisão da Lei de Programação das Infraestruturas Militares [LPIM].

O órgão de consulta do Comandante Supremo das Forças Armadas, que é o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em assuntos relativos à Defesa “deu parecer favorável à proposta de uma missão de curta duração, de apoio na cooperação naval luso-francesa”, é referido no comunicado divulgado após a reunião, no Palácio de Belém, em Lisboa.

O CSND deu ainda “parecer favorável” à proposta de revisão da LPIM, documento que estabelece a programação do investimento para a conservação, manutenção, modernização e edificação das infraestruturas da componente fixa do sistema de forças.

A LPIM, de 2015, estabelece também disposições sobre a gestão dos bens imóveis da Defesa Nacional disponibilizados para rentabilização.

De acordo com o comunicado, o CSDN “foi também informado sobre as opções de financiamento para a reorganização do dispositivo da Força Aérea, resultante da eventual materialização do aeroporto civil no Montijo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na reunião, presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, foi feito um ponto da situação sobre “os desenvolvimentos mais recentes da Força Nacional Destacada na República Centro-Africana, louvando uma vez mais, a sua competência e bravura”.

O Presidente da República, lê-se na nota, deu “uma palavra de boas-vindas” ao ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e ao deputado do PSD Matos Correia, que passaram a integrar o CSDN.

“Manifestou também o devido reconhecimento” ao general Manuel Rolo, “agradecendo o valioso contributo para os trabalhos do Conselho ao longo dos últimos três anos”.

Manuel Teixeira Rolo terminará o mandato como chefe do Estado-Maior da Força Aérea no próximo dia 24 e será substituído pelo general Nunes Borrego.