Marinha

Conselho Superior de Defesa dá parecer favorável a missão de cooperação naval com França

O Conselho Superior de Defesa Nacional deu parecer favorável a uma missão de cooperação naval entre Portugal e França e à revisão da Lei de Programação das Infraestruturas Militares.

ANDRÉ KOSTERS/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) deu esta segunda-feira um parecer favorável a uma missão de cooperação naval entre Portugal e França e à revisão da Lei de Programação das Infraestruturas Militares [LPIM].

O órgão de consulta do Comandante Supremo das Forças Armadas, que é o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em assuntos relativos à Defesa “deu parecer favorável à proposta de uma missão de curta duração, de apoio na cooperação naval luso-francesa”, é referido no comunicado divulgado após a reunião, no Palácio de Belém, em Lisboa.

O CSND deu ainda “parecer favorável” à proposta de revisão da LPIM, documento que estabelece a programação do investimento para a conservação, manutenção, modernização e edificação das infraestruturas da componente fixa do sistema de forças.

A LPIM, de 2015, estabelece também disposições sobre a gestão dos bens imóveis da Defesa Nacional disponibilizados para rentabilização.

De acordo com o comunicado, o CSDN “foi também informado sobre as opções de financiamento para a reorganização do dispositivo da Força Aérea, resultante da eventual materialização do aeroporto civil no Montijo”.

Na reunião, presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, foi feito um ponto da situação sobre “os desenvolvimentos mais recentes da Força Nacional Destacada na República Centro-Africana, louvando uma vez mais, a sua competência e bravura”.

O Presidente da República, lê-se na nota, deu “uma palavra de boas-vindas” ao ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e ao deputado do PSD Matos Correia, que passaram a integrar o CSDN.

“Manifestou também o devido reconhecimento” ao general Manuel Rolo, “agradecendo o valioso contributo para os trabalhos do Conselho ao longo dos últimos três anos”.

Manuel Teixeira Rolo terminará o mandato como chefe do Estado-Maior da Força Aérea no próximo dia 24 e será substituído pelo general Nunes Borrego.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)