Está oficialmente desvendado o Audi Q4 e-tron, o terceiro modelo eléctrico da marca dos quatro anéis, mas o primeiro que elege a arquitectura MEB, desenvolvida especificamente pela Volkswagen para veículos eléctricos. No Salão de Genebra, aquilo que os jornalistas podem ver ainda é um protótipo, mas não deverá haver alterações significativas face ao modelo de produção, cuja chegada ao mercado está prevista para o final do próximo ano.

Com 4,59 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,61 m de altura e uma distância entre eixos de 2,77 m, o novo SUV eléctrico exibe uma estética vincadamente desportiva. A frente mantém a identidade estilística da marca, mas esta secção parece mais vertical, exibindo um novo design dos faróis, mais rasgado e fino. Atrás, a nota desportiva é convocada pelo difusor, enquanto as ópticas estreiam um novo desenho. Visto de lado, saltam à vista as enormes jantes de 22 polegadas, mas sobretudo o perfil dinâmico oferecido pela linha descendente do tejadilho, para conferir ao SUV um ar mais coupé.

Posicionando-se entre o novo Q3 e Q5, o Q4 e-tron oferece bastante espaço a bordo, resultado não só das suas medidas, mas principalmente graças à ausência do túnel de transmissão, o que permite uma configuração mais “ampla” do habitáculo. Uma vez a bordo, vemos um novo estilo de tablier, onde o painel de instrumentos digital – o denominado Virtual Cockpit – surge com um enquadramento mais desportivo, tipo cúpula. Ao centro, um novo ecrã táctil de 12,3 polegadas e, por baixo, uma nova arrumação dos comandos para controlar a climatização.

5 fotos

Mecanicamente, o terceiro modelo eléctrico da marca dos quatro anéis está equipado com dois motores que, juntos, debitam uma potência conjunta de 300 cv e um binário máximo de 460 Nm. À frente encontra-se um de 75 kW e a atrás outro com o dobro da potência (150 kW), sendo alimentados por uma bateria de iões de lítio, que se encontra entre os dois eixos. Com uma capacidade de 82 kWh permite, segundo a Audi, percorrer até 450 km apenas com uma carga. Uma vez a precisar de energia, bastam 30 minutos para que o Q4 e-tron obtenha 80% da carga, se ligado a um posto de carga rápida com 125 kW.