O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Vieira de Leiria, anunciou esta sexta-feira ter apreendido 12 quilos de meixão, no rio Lis, na localidade de Vieira de Leiria, concelho de Marinha Grande.

Em nota de imprensa, a GNR refere que, no âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares detetaram no rio, entre os dias 2 e 4 de abril, 75 metros de redes de pesca, com uma malha muito fina, as quais continham os espécimes.

“Os 12 quilos de meixão apreendidos, com um valor estimado de seis mil euros no mercado nacional, pode, no mercado final (países europeus e asiáticos), atingir o valor de 90 mil euros“, revelou ainda a GNR.

A GNR acrescentou que a “enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução no número de efetivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da mesma”.

O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.