Nicolás Maduro

Forças armadas norte-americanas preparadas para intervir na Venezuela

149

As forças norte-americanas mantêm-se em "alerta" enquanto esperam uma decisão de Donald Trump em relação à Venezuela. Chefe do comando do sul defende que situação pode ficar tão má quanto a da Síria.

Craig Faller, chefe do comando sul dos Estados Unidos da América, diz que o país está pronto para intervir na Venezuela

AFP/Getty Images

As forças armadas norte-americanas estão “em alerta” e a analisar várias hipóteses de intervenção enquanto esperam que Donald Trump tome uma decisão em relação à Venezuela, revelou Craig Faller, chefe do comando sul dos Estados Unidos da América.

Em entrevista ao jornal norte-americano Foreign Policy, o almirante recusou-se a discutir planos de uma eventual intervenção na Venezuela para derrubar Nicólas Maduro mas lembrou que a situação pode tornar-se muito semelhante à da Síria. “A crise na Venezuela pode atingir esse nível no final deste ano se Maduro continuar no poder. Isso é mau”, afirmou Faller.

Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a legitimidade de Juan Guiadó, o autoproclamado presidente interino. Em fevereiro, o vice-presidente Mike Pence acusou Maduro de ser um “ditador” e um “usurpador”. “Ele não tem direito legítimo ao poder. Nícolas Maduro precisa de sair”, afirmou Pence que, esta semana, pediu às Nações Unidas que retire as credenciais aos representantes do governo de Maduro no organismo.

Na reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Pence anunciou que os Estados Unidos estão a preparar uma resolução com esse objetivo e pediu o apoio dos membros, sublinhando que a Venezuela é, neste momento, “um Estado falido” e que Maduro “deve sair”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rcipriano@observador.pt
Eleições Espanha 2015

Nem tudo vale na política

Dantas Rodrigues

Oportunismos como o da candidatura de Manuel Valls em Barcelona é que degradam a imagem da política e alimentam a propagação de partidos populistas sejam eles de extrema-direita ou de extrema-esquerda

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)