Portugal registou, entre outubro e dezembro do ano passado, um défice de 1,2% do produto interno bruto (PIB), acima da média comunitária, segundo dados ajustados de efeitos sazonais esta quarta-feira divulgados pelo Eurostat.

De acordo com dados esta quarta-feira publicados — ajustados de efeitos sazonais –, o défice de Portugal foi, no último trimestre de 2018, de 1,2% do PIB, que compara com um défice de 1,6% no período homólogo de 2017 e com um saldo positivo de 3,2% no terceiro trimestre do ano passado.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/defice-orcamental/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”169″ slug=”defice-orcamental” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/defice-orcamental/thumbnail?version=1556029488489&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

Segundo os mesmos dados, Portugal ficou acima da média da UE, onde o défice se fixou em 0,9% do PIB, e da zona euro, que teve um défice ajustado de 1%.

Na terça-feira, o Eurostat divulgou dados para o conjunto do ano de 2018, confirmando os números avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), de que o défice português ficou nos 0,5% do PIB, abaixo dos 0,6% previstos pelo Governo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR