O Manchester City ganhou a Supertaça, ganhou a Taça da Liga, ganhou o Campeonato e disputa este sábado a final da Taça de Inglaterra, em Wembley, frente ao Watford. Em termos internos, a época da equipa de Pep Guardiola arrisca ser perfeita mas, mais uma vez, faltou a outra parte que o clube há tanto procura: uma presença no momento das decisões na Liga dos Campeões. Depois da eliminação frente ao Tottenham nuns quartos-de-final eletrizantes e com emoção até aos descontos (quando o golo de Agüero que valeria a qualificação foi anulado pelo VAR), já se fala em reforços para melhorar ainda mais o plantel e ganhar argumentos para a luta europeia. Mas nem tudo são facilidades. Dentro e fora do relvado.

O tempo passa e só muda a cor do cabelo: Agüero abre goleada e City revalida título de campeão

À semelhança do que acontece com o PSG, a possibilidade de haver uma sanção que proíba o Manchester City de participar na Liga dos Campeões não é propriamente nova, sempre com a questão do fair-play financeiro como pano de fundo. No entanto, um artigo publicado esta terça-feira pelo The New York Times traz novos e mais complicados desenvolvimentos em relação ao caso, havendo mesmo a possibilidade real dos citizens serem punidos em 2019/20 – algo que o clube refuta. A decisão final, essa, ainda não foi oficialmente tomada mas pode colocar em causa a entrada dos ingleses na Champions a breve prazo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Yves Leterme, antigo primeiro-ministro belga e líder do painel de investigação da UEFA ao controlo financeiro dos clubes, fará esta semana uma recomendação ao órgão no que toca à sanção possível ao City. E, segundo a publicação americana, tudo aponta para que peça uma sanção para a formação inglesa na forma de suspensão, num inquérito onde foram também consideradas as notícias publicadas pelo Der Spiegel no âmbito do Football Leaks a essa propósito, no ano passado.

UEFA abre investigação ao Manchester City por “fair play” financeiro

Em resumo, o Manchester City já era suspeito de ter quebrado as regras do fair-play financeiro através de uma inflação elevada do valor do acordo multimilionário de patrocínio que a equipa tem com uma empresa de investimento dos Emirados Árabes Unidos, tendo pago mais de 50 milhões de euros ainda em 2014 por acordo com a UEFA pela quebra desses regulamentos, além de não poder inscrever os habituais 25 jogadores na competição. Agora, com provas concretas que vieram a público com o Football Leaks, até as declarações prestadas na altura estão sob suspeita.

UEFA admite reabrir casos de ‘fair-play’ financeiro

O clube, que mesmo sendo punido poderá recorrer ao Tribunal Arbitral de Desporto (o que congelaria a decisão pelo menos até 2020/21), já reagiu e voltou a manifestar a sua inocência num comunicado reproduzido pelo The Guardian, entre outros meios. “O Manchester City está a colaborar de boa fé com a Câmara de Investigação ao Controlo Financeiro dos Clubes (CFCB IF) na investigação que está a decorrer. A reportagem do The New York Times citando ‘pessoas familiares ao caso’ é muito preocupante. O Manchester City publica todas as suas contas e a acusação de irregularidades financeiras é falsa, sendo que foram fornecidas à CFCB IF as provas que comprovam isso mesmo”, explicou esta terça-feira o campeão inglês.