Windsor, em especial a Capela de São Jorge, estará para a família real britânica como Las Vegas está para as mais excêntricas estrelas de Hollywood. Este sábado, o local recebeu o terceiro casamento real em menos de um ano: Gabriella Windsor e Thomas Kingston. Se bem se lembra, Harry e Meghan casaram lá — aliás, comemoram este domingo o primeiro aniversário da união –, bem como a princesa Eugenie, que preferiu a aragem fresca de outubro para dar o nó com Jack Brooksbank (mal sabia ela que ia enfrentar um autêntico vendaval).

O cenário, escusado será dizer, foi de sonho. A noiva subiu as escadarias, devidamente decoradas com plantas e flores, arrastando uma longa cauda bordada, para não falar no véu que era ainda mais comprido. A peça, repleta de rendas, é uma criação da Luisa Beccaria, marca italiana conduzida por duas designers. Leve e romântico, no vestido, saltaram à vista as transparências do decote e das mangas. Para completar o visual, Gabriella usou uma tiara de diamantes (que claramente não foi a mais discreta que tinha em casa) e um bouquet onde predominaram as flores brancas.

Os noivos, à saída da Capela de São Jorge © VICTORIA JONES/AFP/Getty Images

Do lado dos convidados, o habitual espetáculo de cor, a começar pela Rainha. Aos 93 anos, Isabel II exibiu um casaco da autoria de Stewart Parvin, num cor-de-rosa intenso, em perfeita sintonia com o chapéu, adornado com flores. O vestido tinha um padrão floral que só atestou a aparente boa disposição da monarca. Ao seu lado — ou melhor, atrás de si –, esteve o Duque de Edimburgo, ele que, aos 97 anos, escapou ileso de um acidente de carro em janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre os restantes membros da realeza britânica esteve também Harry. O duque de Sussex foi pai no início do mês e optou, este sábado, por deixar Meghan e Archie em casa. No entanto não foi sozinho. Fez-se acompanhar da atriz Sophie Winkleman, mulher de Frederick Windsor, o irmão da noiva. Curiosamente, Sophie foi um dos visuais mais marcantes da cerimónia que, marcada para o meio-dia, se pôs mesmo a jeito para o tradicional desfile de chapéus. A princesa Ana, filha da Rainha, também esteve presente. William e Kate não compareceram, mas Pippa Middleton, irmã da duquesa de Cambridge, foi com o marido, ela que é ex-namorada do noivo. Sarah Ferguson e a filha, a princesa Beatrice, também marcaram presença.

BA rainha Isabel II e o duque de Edimburgo © STEVE PARSONS/AFP/Getty Images

Mas quem é Gabriella Windsor? Bem, em primeiro lugar, é Ella para os amigos. Tem 38 anos e é filha do príncipe Michael de Kent, primo direito da Rainha. Além de uma verdadeira socialite, é diretora de uma multinacional dedicada ao branding e comunicação no mercado da América Latina. Além disso, é ainda a 51.ª na linha de sucessão ao trono britânico.

O casamento decorreu sem a pompa das anteriores cerimónias. Não houve cortejo a cavalo, tão pouco uma multidão desejosa de ver a chegada da noiva. Na fotogaleria, reunimos imagens de mais um dia de festa em Windsor.