Dentro de menos de um ano, vários sistemas operativos vão deixar de poder utilizar a aplicação de troca de mensagens WhatsApp. De acordo com informação prestada pela própria empresa, a aplicação deixará de ser suportada nos telemóveis Android e iPhone com sistemas operativos mais antigos e deixará de funcionar de todo nos telemóveis Windows Phone.

O primeiro sistema operativo a deixar de suportar a aplicação será o Windows Phone. Se tiver um telemóvel destes, deixará de poder usar o WhatsApp a partir de 31 de dezembro de 2019. Antes, a partir de 1 de julho deste ano ano, já poderá deixar de encontrar a aplicação na Microsoft Store.

Depois, a partir de 1 de fevereiro de 2020, deixará de ser possível utilizar a aplicação em telemóveis com sistema operativo Android 2.3.7 (e anteriores) e iOS 7 (e anteriores). A empresa alerta ainda para a possibilidade de algumas funcionalidades da aplicação deixarem de funcionar a qualquer momento nestas plataformas, já que o WhatsApp já não será desenvolvido para estes sistemas operativos.

Mas atenção: estas datas só valem para quem já tem a aplicação instalada e a sessão iniciada. Se não é o seu caso, já não poderá usar o WhatsApp, uma vez que a aplicação já deixou de poder ser iniciada nestes sistemas operativos.

Atualmente, cerca de 1,5 mil milhões de pessoas utilizam regularmente o WhatsApp em mais de 180 países.