A Polícia Judiciária e o Ministério Público encontraram barras de ouro e notas do Banco Central Europeu — no valor de cerca de 900 mil euros — no jacuzzi de António Calvete, presidente do grupo dos colégios privados GPS, avança o Jornal de Notícias (link não disponível).

A quantia foi descoberta na sequência de buscas realizadas na passada quinta-feira a residências e empresas nas zonas de Pombal e Leiria. Em causa estava a suspeita de lavagem de dinheiro, sendo que um filho de António Calvete também foi alvo da operação. Tanto as barras de ouro como as notas foram encontradas na moradia de António Calvete, que se localiza na freguesia de Louriçal, em Pombal.

Como o grupo GPS se tornou grande e “poderoso” em poucos anos

Esta operação aconteceu a dois meses da data de início do julgamento de António Calvete e de outros quatro administradores do grupo GPS, acusados dos crimes de burla qualificada, falsificação de documentos e peculato, escreve o mesmo jornal. Os arguidos devem responder por terem lesado do Estado. Segundo o Ministério Público, o grupo GPS recebeu 300 milhões de euros entre 2005 e 2013, por via de contratos de associação, dos quais 34 milhões de euros terão tido um uso indevido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR