“Terminou o internamento de crianças em contentores no Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) logo que foi possível reunir as condições necessárias para a dispensa daquela solução, após oito anos de utilização”, anunciou o Centro Hospitalar Universitário São João, em comunicado.

O Hospital de São João informa que “as crianças que estavam em enfermarias colocadas em contentores foram deslocadas para um internamento de 25 camas pediátricas situadas no edifício principal do CHUSJ”. Neste momento, estão a usar “espaços que ficaram livres com a relocalização de outros serviços, onde irão, de forma temporária, manter-se até estar terminada a construção da ala pediátrica”, cujas obras deverão começar até ao final do ano.

Esta área “está a ser partilhada com as crianças que estavam internadas na Cirurgia Pediátrica, que assim também obtiveram uma melhoria na sua qualidade assistencial”, considera o Hospital de São João.

Os 36 contentores, “que ocupavam uma área de 470 m2 e que representavam um custo anual próximo dos cem mil euros, vão agora ser desmontados, informa ainda.

“A abertura das novas instalações reduz significativamente a necessidade de transporte de ambulância entre o internamento e o edifício principal, para muitas das crianças internadas”, pode ler-se no comunicado. O hospital acredita que “a relação de proximidade com outros serviços hospitalares e a melhoria das condições de tratamento, vão seguramente traduzir-se numa melhoria da eficácia clínica”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR