816kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pediatria

Crianças

Casos de tosse convulsa disparam. DGS lança alerta

Número de casos aumentou de forma muito significativa este ano, acompanhando a tendência europeia. Pediatrias sublinham risco acrescido nos bebés. A DGS já alertou hospitais e as autoridades de saúde.
Noticiário

21h. 60 casos de AVC por ano em crianças

A neurologista pediátrica Rita Lopes da Silva revela ao Observador que em idade pediátrica o AVC hemorrágico é tão comum como o isquémico. Em 30% dos casos, não se deteta origem.
Serviço Nacional de Saúde

Viseu. Urgência pediátrica com perturbações

Urgência vai funcionar normalmente de segunda a quinta. Nos restantes dias, encerra entre as 20h00 e as 09h00 do dia seguinte, estando no entanto garantido o atendimento de situações emergentes.
Serviço Nacional de Saúde

Chaves: autarca exige reposição da pediatria

Indisponibilidade dos médicos para fazerem mais do que as 150 horas extraordinárias ditou encerramento do internamento de pediatria. Urgência funciona só nos dias úteis entre as 08h00 e as 20h00.
Hospital de São João

Nova urgência pediátrica abre no São João

Unidade Local de Saúde São João inaugura novas instalações da urgência pediátrica, obra orçada em 2,2 milhões de euros que representa "um novo modelo de abordagem à criança em contexto de urgência".
Noticiário

7h. Direção do SNS apresenta plano para urgências

Até março vão estar a funcionar 43 serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia, 28 de forma ininterrupta. Ainda neste jornal, sobe para 30 o número de mortos no sismo do Japão.
Hospital de São João

Duplas de cães ajudam crianças com cancro 

Duplas de cães vão acompanhar crianças em tratamentos de quimioterapia e radioterapia no hospital São João, no Porto. As visitas diminuem "o stress, a ansiedade e até a dor" dos doentes e familiares.
Pediatria

Cuidados para evitar infeção respiratória em bebés

Internamentos pediátricos estão sobrelotados de crianças com infeções respiratórias. Pediatras pedem que se adotem medidas semelhantes às da pandemia para evitar novas infeções.
Noticiário

7h. Santa Maria."Não falei com PR", diz ex-diretor

Luís Pinheiro revela que soube do caso das gémeas em novembro de 2021, através da diretora do departamento de pediatria do hospital. Atuação de ex-secretário de Estado pode configurar crime.
Serviço Nacional de Saúde

Urgência Pediátrica de Évora fecha durante a noite

Serviço de Urgência Pediátrica do hospital de Évora fecha às 21h00 desta quarta-feira e reabre às 9h00 de quinta-feira. Serviço tem funcionado com constrangimentos, devido à falta de recursos humanos
Serviço Nacional de Saúde

Penafiel reabre parcialmente urgência de pediatria

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa vai reabrir segunda-feira, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, a urgência de pediatria. Desde o início de novembro que a urgência têm sofrido interrupções.
Medicamentos

Zolgensma. Para que serve e quanto custa?

Zolgensma voltou a ter destaque graças a Marcelo Rebelo de Sousa. É a primeira terapia genética para a atrofia muscular espinal tipo 1 e muito caro — totalmente financiado pelo Estado português.
Serviço Nacional de Saúde

Urgência do Médio Tejo fecha aos fins-de-semana

Face ao insuficiente número de pediatras para completar as escalas, a partir de sábado, e até ao final do ano, a urgência pediátrica do Hospital de Torres Novas vai encerrar aos fins de semana.
Hospitais

Hospital do Barreiro encerra urgência pediátrica

Se necessário, os utentes podem recorrer à urgência do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e do Hospital Garcia de Orta, em Almada, diz o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo.
Noticiário

7h. Parlamento aprova hoje o Orçamento do Estado

Orçamento para 2024 é aprovado com votos a favor do Partido Socialista mas o Livre vai abster-se. Ainda neste jornal, urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra durante a noite a partir de amanhã.
Noticiário

9h. Chaves. Hospital sem escalas para novembro

Urgência geral, pediatria e ortopedia sem escala fechada, no hospital de Chaves. CEO do SNS admite passar urgência de pediatria para Vila Real. TAP regista lucros recorde. Macron já fala em Israel.
Serviço Nacional de Saúde

Urgência pediátrica de Chaves vai fechar 3 vezes 

A urgência pediátrica do Hospital de Chaves vai fechar mais três vezes até em outubro, devido à falta de médicos para completar as escalas. Os doentes deverão dirigir-se ao hospital de Vila Real.
Pediatria

Profissionais do IPO de Lisboa apresentam escusa

Profissionais alegam falta de condições de segurança na prestação de cuidados. Há apenas dois enfermeiros no período noturno e os mais experientes têm saído do IPO por falta de progressão na carreira.
Serviço Nacional de Saúde

Urgências pediátricas mantêm rotatitivade

A direção executiva do SNS divulgou o mapa de urgências de pediatria desta segunda-feira a 31 de janeiro de 2024. O Norte mantém 11 urgências, o Centro oito, o Alentejo três e Lisboa conta com oito.
Bebés

FDA avalia ensaios com "ventres artificais"

A agência do medicamento norte-americana reuniu um grupo de especialistas para avaliar a possibilidade e condições de realização de um ensaio clínico com ventres artificiais para bebés prematuros.
Resposta Pronta

"Não há pediatras, é uma situação muito grave"

O secretário regional do Sindicato Independente dos Médicos da Região Centro alerta para situação "que se repete em Viseu, em Leiria". Afirma que "é a realidade do país, que tem o SNS em falência".
Saúde

Torres Vedras: urgência fecha aos fins de semana

Face à escassez de pediatras e ao período de férias, a urgência pediátrica de Torres Novas "vai estar em situação de contingência planeada" e fecha quinzenalmente aos fins de semana no verão.
Pediatria

Urgência de Torres Novas fecha aos fins de semana

Torres Novas é das poucas novidades do plano de verão para as urgências pediátricas. Lisboa e Vale do Tejo tem oito urgências de pediatria abertas 24 horas no verão.
Viseu

Urgência pediátrica. Hospital assume dificuldades

Administração reconhece que "serviço de pediatria tem escassez de recursos humanos, que se acentuaram depois de algumas rescisões de contratos". Das três vagas, apenas uma foi preenchida.
Portimão

ERS e IGAS investigam morte de bebé

A ERS e o IGAS decidiram cooperar para investigar a morte de um bebé enquanto aguardava transferência a partir de Portimão. O hospital estava sem serviço de pediatria.
Hospitais

Bebé morre à espera de transferência hospitalar

Hospital de Faro, para onde bebé devia ser transferido, estava sem serviço de pediatra. Ambulância de Transporte Inter-hospitalar pediátrico estava inoperacional por falta de médico do hospital.
Hospitais

Chaves. BE questiona fecho de urgência pediátrica 

Considerando que não foi esclarecida a razão que levou ao fecho da urgência pediátrica do Hospital de Chaves na Páscoa, o BE pediu esclarecimentos ao Governo por ser "imprescindível averiguar" o caso.
Noticiário

9h. Somam-se as críticas às urgências pediátricas

No Hospital de São Bernardo, em Setúbal, estão a trabalhar apenas um quinto dos médicos pediatras que seriam necessários. Ainda neste jornal, as jornadas parlamentares do PS que arrancam hoje.
Urgências

Pediatria. SPP quer urgências até à meia-noite

Com o recurso às urgências de pedopsiquiatria a aumentar depois da pandemia, a Sociedade Portuguesa de Pediatria sugeriu que este serviço, que atualmente fecha às 20h, fique aberto até às 24h.
Serviço Nacional de Saúde

"Há um consumo inapropriado" das urgências

O diretor-executivo do SNS declarou esta quarta-feira que a pressão nas urgências é agravada por "um consumo inapropriado desses locais" em Portugal.
Loures

Loures aprova moções contra fecho de urgências

O serviço encontra-se fechado à noite e aos fins de semana desde o início do mês de março, por falta de profissionais, sendo que nesses períodos as crianças são atendidas nos outros hospitais.
Urgências

S. Francisco Xavier. Urgência fecha às 22h00

Conselho de Administração veio corrigir hora de encerramento da urgência pediátrica no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa. Horário permite que utentes possam regressar a casa e levar crianças.
Urgências

Loures. Autarca confia que urgências vão abrir

Presidente da Câmara de Loures admite estar confiante que as urgências pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo reabrirão aos fins de semana. Ricardo Leão está salvaguardado com garantia de Pizarro.
Urgências

Torres Vedras. Fecho de urgências contestado

Câmara Municipal e Comissão de Utentes em Torres Vedras queixam-se do encerramento noturno da urgência pediátrica no centro hospitalar local. Autarca reforça "erro" que deixa a cidade "desprovida".
Serviço Nacional de Saúde

Urgências: as 6 diferenças entre plano e proposta

Unidade Técnica Operacional sugeriu o encerramento de quatro hospitais, mas a Direção Executiva do SNS recusou. A rede de funcionamento 24h e diurno também vai ser diferente do plano original.
Noticiário

4h. Urgências. Reorganização apresentada em breve

Nos próximos dias, a direção executiva do SNS vai apresentar uma estratégia em rede para as urgências de urologia, gastroenterologia e pediatria. Ainda, médicos em greve por dois dias.
Noticiário

23h. Greve. Médicos estão "cansados, desmotivados"

Presidente da Federação Nacional dos Médicos fala em "adesão forte" na paralisação de dois dias. Ainda neste jornal, estratégia de reorganização em rede das urgências conhecida ainda esta semana.
Loures

Loures. Urgência pediátrica abre ao fim de semana

Desde quarta-feira passada que a urgência pediátrica do hospital de Loures passou a funcionar apenas de segunda-feira a sexta-feira, entre as 9h00 e as 21h00, devido à falta de pediatras.
Resposta Pronta

Beatriz Ângelo. "Autarcas concordam todos com PPP"

O presidente da Câmara de Mafra, Hélder Sousa e Silva acredita que todos os autarcas servidos pelo Beatriz Ângelo concordam com regresso da PPP. Isso mesmo vão dizer ao ministro da Saúde.
Noticiário

8h. Mafra exige soluções para o Beatriz Ângelo

Recebido pelo ministro da Saúde, autarca Mafra exige soluções para o hospital Beatriz Ângelo. Advogados da TAP visados pelos protagonistas da auditoria da IGF. E ainda, greve geral em França.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos