A Talkdesk, startup portuguesa fundada por Tiago Paiva e Cristina Fonseca, fez uma parceria com o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra para lançarem o programa TDX-UC Data Science Academy, anunciou o unicórnio (empresa avaliada em mais de mil milhões de dólares) esta terça-feira em comunicado. A iniciativa é composta por 240 horas de formação, três módulos de um mês e cada um versará sobre um tema específico. As candidaturas já estão abertas e terminam a 31 de agosto.

A Talkdesk vale mil milhões de euros. É o terceiro “unicórnio” com ADN português

Com este programa, a Talkdesk —  que é a empresa líder no desenvolvimento de software baseado na nuvem (cloud) para centros de contacto — quer fomentar a partilha de conhecimento nas áreas da ciência de dados, aprendizagem profunda, inteligência artificial. Os módulos terão duas etapas: duas semanas em sala de aula, para poderem aprofundar e contextualizar conceitos e técnicas chave dos vários domínios, e duas semanas para desenvolverem e apresentarem um projeto individual, com acompanhamento por parte de um tutor da universidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Na era em que vivemos, a tecnologia e os dados imperam e os cientistas de dados são dos profissionais mais requisitados do mercado. Em Portugal, assistimos a uma grande escassez destes especialistas perante as necessidades crescentes das empresas e foi com essa lacuna em mente que surgiu esta iniciativa”, explica João Coelho, diretor de talento do TDX, em comunicado.

A primeira edição da TDX-UC Data Science Academy arranca a 16 de setembro e o primeiro módulo terá como foco o processamento de linguagem natural — domínio de ciências da computação no qual a Talkdesk está a apostar, desenvolvendo um software capaz de compreender e mimetizar a linguagem humana. O segundo módulo versará sobre soluções para previsão de comportamentos e vai decorrer em janeiro do próximo ano. O terceiro, centrado em deep learning, decorre em abril.

Talkdesk vai ter novo escritório no Porto para mais de 250 colaboradores

O programa terá como formadores docentes e investigadores do departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra. Entre os mentores, encontra-se Jafar Adibi, responsável pelo departamento de inteligência de dados e ciência de dados na Talkdesk, Jason Fama, vice-presidente de engenharia e Bruno Antunes, diretor de engenharia no TDX.

Tiago Paiva, CEO da Talkdesk: “Se as coisas correrem mal, pode custar-nos milhões”

A Talkdesk conta com mais de 1400 empresas a nível mundial no seu portefólio de clientes, no qual se incluem nomes como a IBM, Acxion, Discovery Education e Peloton.