O nome de Pedro Marques ser apontado para preencher um dos 27 lugares como comissário no próximo executivo comunitário não é novo, mas surge agora na equação a atual vice-governadora do Banco de Portugal e ex-eurodeputada, Elisa Ferreira.

De acordo com o Público (conteúdo para assinantes), os dois portugueses tiveram indicação do primeiro-ministro, António Costa, e já estiveram reunidos na quarta-feira com a futura líder europeia. Ursula von der Leyen começou esta semana uma ronda de contactos informais com algumas das pessoas indicadas pelos Estados-membros (exceto o Reino Unido que, com a saída em outubro, já não indicará ninguém para o cargo). Serão assim 27 os lugares que Ursula terá de preencher, respeitando a paridade que já divulgou ser um dos requisitos essenciais no processo de seleção dos candidatos.

Em entrevista ào Observador, em julho, Pedro Marques mantinha em aberto a hipótese de ser comissário, assumindo a possibilidade, embora discretamente: “Admito que vou estar cinco anos dedicado ao futuro da Europa e do meu país ao serviço das instituições europeias”, disse.

Pedro Marques. Penta do Benfica ou maioria absoluta do PS? “Maioria absoluta, já”

Elisa Ferreira esteve no Parlamento Europeu durante dois mandatos, saindo em 2016. A atual vice-governadora do Banco de Portugal chegou a ser apontada, em maio, para a presidência do Banco Central Europeu, apesar de ter decidido não avançar com a candidatura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR