267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

PISA

Educação

19% dos alunos não distinguem factos de opiniões

O relatório do Programa Internacional de Avaliação dos Alunos alerta que a Inteligência Artificial é "eticamente neutra" e que, por isso, tanto pode amplificar as boas ideias como as más.
Coronavírus

Alunos portugueses dos mais focados em pandemias

Segundo um inquérito da OCDE feito em 2018, os jovens portugueses destacaram-se no interesse sobre questões de saúde pública, como pandemias.
PISA

70% dos alunos em escolas com falta de auxiliares /premium

1919
Relatório da OCDE mostra que só um país tem maior percentagem de alunos em escolas com falta de funcionários. No índice que junta falta de auxiliares e professores, Portugal está em terceiro lugar.
Educação

É possível acabar com a desigualdade nas escolas? /premium

Se não é uma fatalidade, porque é que os alunos que vêm de famílias mais pobres continuam a ter piores resultados escolares? Ministro assume que é o principal desafio da escola do século XXI.
Educação

Desigualdades. Quem são os alunos em risco? /premium

Há jovens em abandono físico, outros em abandono emocional. São de famílias desestruturadas, pobres ou em que os pais simplesmente não acompanham. Entre esses, alguns conseguem superar a desigualdade.
PISA

Partidos questionam resultados do PISA

105
A responsável pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos foi questionada esta terça-feira. Partidos alertam para problemas na amostra e relação entre resultados e políticas de educação.
PISA

PISA 2018 e o erro na amostra /premium

Tudo aponta para um erro metodológico no PISA 2018, que tornou a amostra portuguesa referente ao privado desligada dos números reais das matrículas e inviável para comparações com os alunos do público
Jovens

Mais de metade dos jovens escolhe mesmos empregos

303
Em Portugal, 58% dos rapazes e 54% das raparigas optam pelas mesmas áreas. Nos 41 países, elas preferem saúde, ensino e gestão e eles ciências e engenharias. Mas não querem estudar para o que sonham.
caderno de apontamentos

Desigualmente iguais

Se queremos assegurar que os alunos desfavorecidos podem ter acesso ao sucesso, que o seu esforço suplementar é recompensado, podemos concordar que é preciso uma nova abordagem de política pública?
PISA

E se o PISA 2018 tiver um erro metodológico? /premium

134
Em vez de lançar sentenças erradas sobre o ensino privado a partir dos resultados do PISA 2018, que são estatisticamente anómalos, há que considerar a hipótese de serem os resultados a estar errados.
PISA

Educação: copo meio cheio, copo meio vazio /premium

104
Houve avanços significativos mas continua a existir escassez de recursos. Os computadores nas escolas estão envelhecidos e têm vindo a diminuir e, no país da Web Summit, há escolas sem internet!
PISA

PISA? Made in China

Nos últimos 40 anos Portugal rumou à democracia. A China à prosperidade. Dito desta forma pode parecer outra coisa. Mas o que deve ficar desta reflexão é apenas, e só, perplexidade.
PISA

Educação: não lamentem problemas, resolvam-nos /premium

153
Na dimensão social, o sistema educativo português está a falhar. 18 anos depois e governo após governo, o mais grave é que ninguém acredita que este desafio esteja verdadeiramente a ser enfrentado.
PISA

PISA sem narrativas simplistas

371
Numa lógica bastante simplista e facilitista, o PSD tem tentado construir narrativas fáceis e, por isso, necessariamente enganadoras. Foi assim em 2015, volta a ser assim em 2018.
Atualidade

Vídeo. O PISA enfrentado por três adultos

José Manuel Fernandes, Ana Rita Bessa e Tiago Dores respondem a 14 perguntas de escolha múltipla selecionadas do PISA. Todos acreditam que o teste é útil, nem todos passaram com distinção.
PISA

Humorista, deputada e jornalista à prova no PISA /premium

Tiago Dores, Ana Rita Bessa e José Manuel Fernandes responderam a 14 perguntas, todas de escolha múltipla e sem limite de tempo. Nem todos tiveram “Excelente”.
Ensaios do Observador

PISA. Novidades, desafios e leituras políticas /premium

Por mais que os anos passem, o problema do costume mantém-se e a batalha contra as desigualdades sociais na Educação está longe de ser ganha em Portugal. Ensaio de Alexandre Homem Cristo.
PISA

Ministro enaltece percurso do sistema educativo

178
O ministro da Educação considerou que Portugal apresentou "um caminho de melhoria contínua e significativa" em três domínios e acima da média da OCDE, salientando que há ainda um caminho a percorrer.
PISA

4 opiniões rápidas sobre os resultados no PISA /premium

A opinião de Isabel Flores, investigadora, Alexandre Homem Cristo, politólogo, Hélder Sousa, antigo presidente do IAVE, e Teresa Calçada, comissária do Programa Nacional de Leitura.
PISA

Como pôr as crianças a ler? (em 9 passos) /premium

O ideal é começar bem cedo, ainda antes de aprenderem a falar, mas se é pai de um adolescente que não lê não desespere. Ainda é possível agarrá-lo aos livros, só vai custar um pouco mais. Saiba como.
PISA

Acha que passava no PISA 2018? Faça aqui o teste /premium

O objetivo é conseguir interpretar dados e distinguir factos de opiniões, a partir de textos de várias fontes. Os alunos portugueses estão entre os 24 melhores nas respostas. Teste aqui as suas.
PISA

Versão de bolso. 7 gráficos para perceber o PISA /premium

Portugal é um dos 7 países que mantém evolução positiva desde o primeiro relatório, apesar de cair pontos no ranking do PISA. O fosso entre alunos ricos e pobres está maior e poucos gostam de ler.
PISA

PISA. Um terço dos alunos só lê se for obrigado /premium

666
O PISA 2018 focou-se na leitura, algo que 22% dos alunos de 15 anos considera uma perda de tempo. Não saber ler é o principal motivo para os chumbos logo no 2.º ano — e o início de uma bola de neve.
PISA

PISA. Portugal é o único caso de sucesso na OCDE /premium

308
Apesar da queda em ciências e leitura, Portugal mantém uma tendência de crescimento consistente, a par de outros 7 países. Está entre os 30 melhores em todas as áreas, mas mantém mediania.
PISA

Só 10% dos alunos pobres conseguem bons resultados /premium

431
Em Portugal, nascer pobre continua a ser, quase sempre, sinónimo de fracasso escolar: um aluno desfavorecido tem 3 vezes mais hipóteses de ficar nos níveis mais baixos. Só 1 em cada 10 chega ao topo.
A página está a demorar muito tempo.