PISA
PISA

E se o PISA 2018 tiver um erro metodológico? /premium

Em vez de lançar sentenças erradas sobre o ensino privado a partir dos resultados do PISA 2018, que são estatisticamente anómalos, há que considerar a hipótese de serem os resultados a estar errados.
PISA

Educação: copo meio cheio, copo meio vazio /premium

Houve avanços significativos mas continua a existir escassez de recursos. Os computadores nas escolas estão envelhecidos e têm vindo a diminuir e, no país da Web Summit, há escolas sem internet!
PISA

PISA? Made in China

Nos últimos 40 anos Portugal rumou à democracia. A China à prosperidade. Dito desta forma pode parecer outra coisa. Mas o que deve ficar desta reflexão é apenas, e só, perplexidade.
PISA

Educação: não lamentem problemas, resolvam-nos /premium

153
Na dimensão social, o sistema educativo português está a falhar. 18 anos depois e governo após governo, o mais grave é que ninguém acredita que este desafio esteja verdadeiramente a ser enfrentado.
PISA

PISA sem narrativas simplistas

371
Numa lógica bastante simplista e facilitista, o PSD tem tentado construir narrativas fáceis e, por isso, necessariamente enganadoras. Foi assim em 2015, volta a ser assim em 2018.
Educação

Vídeo. O PISA enfrentado por três adultos

José Manuel Fernandes, Ana Rita Bessa e Tiago Dores respondem a 14 perguntas de escolha múltipla selecionadas do PISA. Todos acreditam que o teste é útil, nem todos passaram com distinção.
PISA

Humorista, deputada e jornalista à prova no PISA /premium

Tiago Dores, Ana Rita Bessa e José Manuel Fernandes responderam a 14 perguntas, todas de escolha múltipla e sem limite de tempo. Nem todos tiveram “Excelente”.
Ensaios do Observador

PISA. Novidades, desafios e leituras políticas /premium

Por mais que os anos passem, o problema do costume mantém-se e a batalha contra as desigualdades sociais na Educação está longe de ser ganha em Portugal. Ensaio de Alexandre Homem Cristo.
PISA

Ministro enaltece percurso do sistema educativo

178
O ministro da Educação considerou que Portugal apresentou "um caminho de melhoria contínua e significativa" em três domínios e acima da média da OCDE, salientando que há ainda um caminho a percorrer.
PISA

4 opiniões rápidas sobre os resultados no PISA /premium

A opinião de Isabel Flores, investigadora, Alexandre Homem Cristo, politólogo, Hélder Sousa, antigo presidente do IAVE, e Teresa Calçada, comissária do Programa Nacional de Leitura.
PISA

Como pôr as crianças a ler em 9 passos /premium

O ideal é começar bem cedo, ainda antes de aprenderem a falar, mas se é pai de um adolescente que não lê não desespere. Ainda é possível agarrá-lo aos livros, só vai custar um pouco mais. Saiba como.
PISA

Acha que passava no PISA 2018? Faça aqui o teste /premium

O objetivo é conseguir interpretar dados e distinguir factos de opiniões, a partir de textos de várias fontes. Os alunos portugueses estão entre os 24 melhores nas respostas. Teste aqui as suas.
PISA

Versão de bolso. 7 gráficos para perceber o PISA /premium

Portugal é um dos 7 países que mantém evolução positiva desde o primeiro relatório, apesar de cair pontos no ranking do PISA. O fosso entre alunos ricos e pobres está maior e poucos gostam de ler.
PISA

PISA. Um terço dos alunos só lê se for obrigado /premium

666
O PISA 2018 focou-se na leitura, algo que 22% dos alunos de 15 anos considera uma perda de tempo. Não saber ler é o principal motivo para os chumbos logo no 2.º ano — e o início de uma bola de neve.
PISA

PISA. Portugal é o único caso de sucesso na OCDE /premium

308
Apesar da queda em ciências e leitura, Portugal mantém uma tendência de crescimento consistente, a par de outros 7 países. Está entre os 30 melhores em todas as áreas, mas mantém mediania.
PISA

Só 10% dos alunos pobres conseguem bons resultados /premium

431
Em Portugal, nascer pobre continua a ser, quase sempre, sinónimo de fracasso escolar: um aluno desfavorecido tem 3 vezes mais hipóteses de ficar nos níveis mais baixos. Só 1 em cada 10 chega ao topo.
A página está a demorar muito tempo.