Uma pessoa morreu e dez ficaram feridas esta terça-feira ao início da tarde, na sequência de um ataque num centro comercial em Kuopio, cidade a cerca de 400 quilómetros da capital, Helsínquia.

De acordo com a imprensa local, que cita a polícia finlandesa, pelo menos dois dos feridos estão em estado considerado grave.

O incidente terá acontecido cerca das 12h30 na Finlândia, menos duas horas em Portugal. O atacante, que ainda não foi identificado, já foi detido e também estará ferido.

Apesar de as autoridades não terem revelado ainda qual foi a arma utilizada no ataque, várias testemunhas garantiram à Yle, a cadeia pública de radiotelevisão finlandesa, ter visto uma “lâmina”. Já a BBC cita uma testemunha que explica que um homem armado com uma espada entrou nas instalações da Savo Vocational College, uma escola profissional com instalações no interior do centro comercial Hermanni, e atacou quem encontrou pelo caminho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O primeiro-ministro finlandês, Antti Rinne, condenou entretanto o ataque “chocante e completamente inaceitável”, via Twitter.

A polícia dará mais esclarecimentos às 17h (15h em Portugal), em conferência de imprensa.