788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Homem que fez exaltar Costa foi autarca do CDS-PP. Partido rejeita "insinuações"

Este artigo tem mais de 4 anos

O homem que abordou António Costa em Lisboa, dizendo-se eleitor "relutante" do PS, é um ex-autarca pelo CDS-PP chamado Joaquim Elias. CDS-PP recusa "veementemente" as "calúnias"

O homem que abordou António Costa em Lisboa, dizendo-se eleitor “relutante” do PS, é um ex-autarca pelo CDS-PP chamado Joaquim Elias. E um filho, com o mesmo nome, é assessor da assembleia municipal pelo CDS-PP. O CDS-PP já confirmou que se trata de alguém com ligações ao partido mas garante que deixou “há muito tempo” de ser militante do partido liderado por Assunção Cristas.

O diretor de campanha do CDS-PP, João Gonçalves Pereira, contactado pelo Observador, garante, no entanto, que o partido não tem absolutamente nada a ver com o incidente desta sexta-feira. “É uma mentira e uma calúnia de uma quarta ou quinta linha do PS destinada a enlamear a campanha e a desviar as atenções de mais um episódio de exaltação do primeiro-ministro, António Costa”, acrescenta.

O partido centrista divulgou, entretanto, um comunicado “rejeitando e repudiando veementemente qualquer insinuação” de que o partido teria orquestrado o incidente. “Se algum partido ou líder quer desculpar uma atitude menos reflectida, não procure no CDS uma justificação para o que é injustificável”, atira o CDS-PP.

1. Soubemos pela comunicação social que o homem que questionou esta tarde António Costa estava ligado ao CDS. De imediato averiguamos. Perante a gravidade e dimensão do ataque proferido ao CDS por vários dirigentes do PS nas redes sociais, esta nota é exigível, mesmo estando já encerrada a nossa campanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. O CDS rejeita e repudia veementemente qualquer tipo de insinuação de que teríamos montado o incidente, como infelizmente temos visto da parte de dirigentes do PS.

3. Confirmamos que há anos o senhor foi autarca do CDS numa Junta de Freguesia. Esclarecemos que a sua atuação não teve qualquer ligação, instrução ou articulação com o partido, que a ela é completamente alheio. Não criámos qualquer situação, não tivemos qualquer conhecimento nem fomos coniventes.

4. Rejeitamos e repudiamos qualquer acto de agressão, física ou verbal, em qualquer circunstância e mais ainda em período de campanha eleitoral, como de resto foi referido pela Presidente do CDS durante a campanha, ela própria alvo de vários ataques verbais e um também físico.

5. Se algum partido ou líder quer desculpar uma atitude menos reflectida, não procure no CDS uma justificação para o que é injustificável. Depois de uma atitude desproporcionada, António Costa decidiu acusar sem provas e de forma absolutamente reprovável um partido político fundador da democracia. Não vale tudo em campanha eleitoral. Nós honramos a herança que recebemos dos fundadores do nosso partido.

A informação tinha sido confirmada por várias fontes, incluindo Miguel Coelho, autarca do PS, que escreveu no Facebook que se tratava de Joaquim Elias, outrora eleito autarca pelo CDS-PP na antiga freguesia de São José.

O site do CDS-PP lista o comerciante Joaquim Gustavo Pinto dos Santos Elias como candidato efetivo nas eleições autárquicas de 2001, para a (então denominada) junta de freguesia de São José, mas como independente. Aliás, na mesma lista surge o nome do estudante Joaquim dos Santos Elias, que será o filho (sem a referência a ser independente).

Contactado pelo Observador, Miguel Coelho garantiu que, além de ter reconhecido o homem, confirmou junto de outras pessoas mais antigas no poder autárquico que se trata mesmo do homem que dizia que em sua casa havia cinco pessoas a votar, normalmente, no PS. A mesma informação, de que é Joaquim Elias, foi confirmada ao Observador por uma outra fonte com experiência autárquica que preferiu não ser identificada.

O PS informou, entretanto, que vai avançar uma queixa-crime por difamação contra o autor das afirmações dirigidas ao primeiro-ministro – identificado pelo autarca socialista Miguel Coelho como sendo Joaquim Elias – bem como “contra terceiros”.

O candidato socialista foi esta sexta-feira abordado, no final da descida do Chiado, por um homem que o acusou de estar de férias na altura dos incêndios de 2017. Nesse momento, a conversa azedou e António Costa, visivelmente irritado, repetiu várias vezes que isso era uma mentira, acusando o homem de ser um “mentiroso, é um mentiroso, provocador”.

Quando o homem continuou a atirar a mesma acusação, o líder socialista acabou por voltar atrás e, de dedo em riste, acusou-o de estar a mentir. A comitiva acabou por ter de intervir para pôr fim à situação. Dois seguranças do Corpo de Segurança do primeiro-ministro, que o têm acompanhado nesta campanha, também chegaram a intervir para acalmar e fazer um cordão entre o candidato e o homem: “Calma, calma”.

Momentos mais tarde, António Costa viria a responsabilizar “a direita” — e, depois, mais especificamente o PSD CDS — pela “provocação”. Nas explicações que deu, minutos mais tarde, a outro grupo de jornalistas, já preferiu focar-se na falsidade da acusação de que teria estado de férias, advogando que “toda a gente tem um limite”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora