(em atualização)
A vitória da esquerda nas eleições legislativas foi ofuscada pelo anúncio de Assunção Cristas, de que deixaria a liderança do CDS. Pelo menos, foi assim no que aos habituais memes diz respeito. Um pouco pelo Twitter fora, há quem a compare a Forrest Gump por causa da rapidez com que virou costas à sede de campanha. E há quem a equipare ao treinador Abel Ferreira quando disse “Vou embora!”, depois da derrota do Braga frente ao Sporting; ou a Eva Perón.
Veja os memes aqui em baixo. E esteja atento: há outros a caminho.
O humorista e produtor de conteúdos Diogo Faro comenta a diminuição do número de deputados eleitor pelo CDS de Assunção Cristas — que agora anuncia a saída da liderança do partido — para a próxima legislatura. Até agora, o CDS tinha 18 deputados na Assembleia da República. Segundo as projeções, os mandatos podem baixar para entre seis e oito deputados nas melhores hipóteses.
O CDS é tão religioso que decidiu reduzir o número de deputados eleitos para um terço.
— Diogo Faro (@SensIdiota) October 6, 2019
A página Insónias em Carvão, que já habituou as redes sociais a comentar os assuntos da atualidade com recurso ao humor, publicou no Twitter sobre a saída de Assunção Cristas da liderança do CDS. Como? Lembrou as palavras de Abel Ferreira, treinador do Braga, num momento de impaciência após a derrota do clube frente ao Sporting: “Vou embora!”. Noutro tweet, até aposta quem vai substituir Assunção Cristas: “Vai que é tua, Nuno Melo”.
???? pic.twitter.com/eud2RQ66oT
— Insónias em Carvão (@insoniascarvao) October 6, 2019
A página O Amarelo É Feio preferiu uma referência transatlântica e comparou Assunção Cristas a Eva Perón, com a canção “Don’t Cry for Me, Argentina”.
A Assunção Cristas lá disse: "Don't cry for me, CDS…" pic.twitter.com/uGZhOOW6uA
— O Amarelo é Feio (@oamarelofeio) October 6, 2019
Assunção Cristas não se demorou na sede de campanha do CDS no Largo das Caldas em Lisboa. Depois de ter anunciado que não se vai recandidatar à liderança do partido, face aos resultados, Cristas abandonou o edifício e não teceu comentários aos jornalistas: “Boa noite e bom descanso”, limitou-se a dizer. A rapidez com que a (ainda) líder do CDS saiu da sede da campanha levou os internautas a compará-la a Forrest Gump.
Assunção Cristas, neste momento… pic.twitter.com/fXbLprVHEo
— Ricardo Bastos (@ricbastosy) October 6, 2019
Enquanto Assunção Cristas saía da sede, já havia quem imaginasse a fotografia da líder do CDS a ser retirado das paredes da sede do partido.
Cristas vai plantar eucaliptos?#Legislativas19 #cristas #cds pic.twitter.com/k41ASemkj6
— Vi©tor (@flanconapucara) October 6, 2019
Era a piada inevitável nestas eleições legislativas, que renovam o comando do Partido Socialista à frente do governo, mas que fazem recordar os acontecimentos de há quatro anos. Em 2015, os resultados deram a vitória à coligação entre o PSD e o CDS, batizada de Portugal à Frente. Depois, o PS formou a geringonça e passou a liderar o Governo. Desta vez, no entanto, nem mesmo coligando PSD e CDS a direita conseguia um número de deputados superior ao conquistado pelo PS.
Não estou a perceber nada disto. O partido que ganhou as eleições vai formar governo?
— Artur Anjos (@ArturAnjos) October 6, 2019
A histórica abstenção verificada nestas eleições legislativas também serviu de material para os memes da noite. Este grafismo em particular, um dos mais famosos entre os internautas, chama-se “Stonks” — uma palavra derivada de “stocks”, mas intencionalmente mal escrita —, que é utilizada para comentar as situações em que alguém faz uma má decisão económica, financeira ou política.
#Legislativas19 Pessoal todo tava a incentivar o voto, meanwhile 44% abstenção pic.twitter.com/5giG2k4cUS
— Diogo (@diogocorreiaidk) October 6, 2019
O PS venceu com uma distância confortável ao segundo lugar conquistado pelo PSD, mas, ainda assim, não deve chegar à maioria absoluta. Uma das dúvidas que ainda sobrevive é se António Costa vai governar com maioria relativa ou se prefere reorganizar uma geringonça 2.0, mesmo que com menos participantes do que em 2015. Se o primeiro-ministro escolher a segunda hipótese, e se o parceiro de governo for o PAN, é assim que este internauta imagina o próximo governo.
A confirmar-se a coligação PS/PAN, este vai ser o António Costa nos próximos tempos
#Legislativas19 pic.twitter.com/ZXTYpxWXV6
— retrete_de_emoções (@retretedemocoes) October 6, 2019
Ainda sobre estas coligações à esquerda, há quem as rebatize e, em vez do nome “geringonça”, use o termo “Avengers” numa referência aos super-heróis da Marvel. Foi o caso do youtuber Wandson, que brincou com a expressão no Twitter.
Avengers Assemble! pic.twitter.com/TzUSBvy62t
— wandson (@wandson) October 6, 2019