Legislativas 2019
Metro do Porto

Costa promete barcos e comboios. Quando chegam?

1000
Primeiro-ministro diz que o Investimento nos transportes vai começar a ser visível nesta legislatura. Os concursos já foram lançados, mas algum material circulante pode só chegar com próximo Governo.
Novo Governo

Mais política, por favor!

142
Estamos a passar um período difícil, talvez uma crise de puberdade e descontentamento da nossa muito jovem Democracia, que leva ao crescimento de perigosíssimos partidos rebeldes.
Programa de Governo

CRESAP, carreiras, ambiente e touradas 

111
As alterações face ao programa eleitoral são mínimas, mas significativas. Veja o que entrou no programa de Governo, o que desapareceu e os pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença
Legislativas 2019

Mapa com resultados publicado: PS vence com 36,35%

O mapa com os resultados das eleições legislativas foi publicado depois de o Tribunal Constitucional ter indeferido os recursos do PSD e Aliança sobre os votos dos dois círculos da emigração.
Parlamento

Deputados tomam posse esta sexta-feira

A nova composição da Assembleia da República, que saiu das eleições de 6 de outubro, toma posse no final desta semana. Na primeira sessão será eleito o presidente. PS volta a indicar Ferro Rodrigues.
Legislativas 2019

BE admite alterar sistema de votação da emigração

A coordenadora do BE defendeu ser necessário fazer um balanço dos problemas registados com a votação dos emigrantes, admitindo propor alterações que facilitem a concretização do voto destes eleitores.
Legislativas 2019

PS acusa PSD de "desprezo" pela emigração

369
O PS considerou"incompreensível e inaceitável" o pedido de revisão dos resultados da emigração apresentado pelo PSD, acusando os sociais-democratas de "absoluto desprezo" pelos votos dos emigrantes.
Legislativas 2019

Pedido do PSD suspende resultados eleitorais

472
PSD pediu ao Tribunal Constitucional revisão dos votos dos círculos de emigrantes. A publicação dos resultados está suspensa e a tomada de posse do governo já não será na quarta, como queria Marcelo.
Legislativas 2019

Mudanças no voto postal "baralharam" emigrantes

301
Votos nulos dispararam nos círculos da emigração. CNE justifica aumento com mudanças nos procedimentos do voto postal e aumento do número de eleitores devido ao recenseamento automático.
Legislativas 2019

Voto dos emigrantes: Livre quer inquérito urgente

"Os inúmeros erros e percalços exigem a abertura imediata de um inquérito que identifique todas as falhas ocorridas, o impacto delas e a definição de boas práticas para o futuro", diz o partido.
Conselho Económico E Social

Novos partidos? "Há um envelhecimento na esquerda" /premium

O "envelhecimento" da esquerda, a falta de formação em Portugal, o "mau" efeito das 35 horas na Saúde e o peso do Inglês no crescimento da Irlanda. Correia de Campos esteve "Sob Escuta".
Política

Direita à deriva

Neste Caça ao Voto especial olhamos para para CDS e PSD quer procuram novo rumo. Bernardo Ferrão, subdirector da SIC é o nosso convidado especial.
PSD

Rio ouviu, não falou. Direção pede que continue

Direção foi "quase unânime" a pedir recandidatura, mas Rio ouviu mais do que falou. Tabu mantém-se. Conselho Nacional entre fim de outubro e início de novembro. Diretas em janeiro: não há antecipação.
Política

Novo governo ou remodelação

Neste Caça ao Voto especial olhamos para o novo governo socialista com a ajuda da Maria Henrique Espada, editora executiva da Sábado.
Legislativas 2019

A vitória duma vontade

Que todos os que desejaram a maioria relativa do PS para serem parte da construção do futuro com os seus contributos, estejam agora disponíveis para serem garante de estabilidade e responsabilidade.
Política

Os três desafios da direita /premium

Agregar-se, não ceder ao populismo e as presidenciais já daqui a ano e meio. Estes três desafios ditarão o futuro da direita e do país. Complementam-se ao ponto de se falhar um, falharem todos.
Novo Governo

3 estreias, 3 promoções e 4 ministros de Estado

867
António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Ana Mendes Godinho substitui Vieira da Silva e há duas pastas novas, com novas ministras.
Política

A surpresa dos pequenos 

Neste Caça ao Voto especial a chegada ao parlamento de 3 novos partidos com a participação especial do jornalista Manuel Carvalho
Legislativas 2019

A análise sociológica dos eleitores

148
O PS teve o voto dos portugueses com menor instrução e mais velhos. O BE e sobretudo o PSD tiveram o voto dos eleitores mais jovens e com maior nível de escolaridade. A política actual não tem futuro.
Legislativas 2019

Programa de Governo sem negociações à esquerda

143
Reunião desta terça entre PS e BE foi adiada. PS queria discutir o programa de governo para negociar a inclusão de medidas dos partidos à esquerda. Bloco só quer discutir Orçamentos. Tal como o PCP.
Política

A Geringonça morreu ou ainda respira?

Neste Caça ao Voto especial procuramos os sinais vitais da geringonça com a participação especial do jornalista Pedro Santos Guerreiro.
Legislativas 2019

O pluralismo de uma "sociedade socialista" /premium

346
O pluralismo só funciona da extrema-esquerda à democracia-cristã. Como se os liberais não tivessem lugar na democracia e como se os radicais do PCP e do Bloco não fossem o catalisador do Chega.
Legislativas 2019

Uma eleição, um governo e um presidente /premium

Como uma grande árvore seca no meio de uma data de arbustos tortos e alguns minúsculos, é isso que o PS irá fazer a partir da semana que vem até à eleição presidencial daqui a pouco mais de um ano.
Legislativas 2019

A Ventura do André ou a democracia em perigo

290
Os populistas não estão a chegar. Há muito que cá estavam. Aliás vieram para ficar e a sua visibilidade dependerá dos meios de comunicação social, da rede e do comportamento dos partidos tradicionais.
António Costa

Outra vez o faz de conta /premium

472
As negociações que Costa agora mantém com o BE e o PCP são tão faz de conta quanto as que teve com a PàF em 2015. O governo vai viver em compasso de espera até se saber quem fica à frente do PSD.
Legislativas 2019

Desde o PREC que a direita não era tão necessária

635
Nunca foi tão importante como hoje ter uma direita aglutinada, focada, com norte, capaz de encontrar na pluralidade e na heterogeneidade das suas várias correntes a convergência para quebrar este fado
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo atento ao futuro orçamento para a Saúde

178
O Presidente da República afirmou que há que esperar para ver "qual a prioridade dada à saúde" no Orçamento do Estado para 2020, apontando este setor como "uma das prioridades sensíveis" .
Legislativas 2019

Crise no centro-direita e potencial de IL e Chega

1767
É um erro classificar o Chega como um partido de extrema-direita mas, paradoxalmente, essa demonização é a melhor oferenda que André Ventura poderia desejar para a sua rápida afirmação política.
PSD

Tudo a postos para Rio avançar. Quem apoia quem?

895
Rui Rio estava só à espera de Costa: não vai haver acordo de governo, estável, para quatro anos. Direção pressiona e acredita que Rio vai à luta. Decisão final está para breve. Quem apoia quem.
Legislativas 2019

"Para o PS a geringonça não morreu"

472
O PS recusa as acusações do BE e diz que "a geringonça não morreu". Duarte Cordeiro reagiu assim às declarações de Catarina Martins, que esta tarde acusou o PS de ter posto fim à "geringonça".
Legislativas 2019

Catarina Martins culpa PS pelo fim da "geringonça"

5997
BE acusa PS de pôr fim à "geringonça". Esta é a primeira reação de Catarina Martins depois da decisão da Comissão Política do PS de não assinar nenhum acordo escrito para toda a legislatura.
Legislativas 2019

Joacine não é caso único. Há 100 mil gagos no país /premium

600
Joacine Moreira pôs os eleitores a falar de gaguez, mas nem todos concordam que o caso da deputada ajude quem tem o mesmo problema. Os gagos falam em limitações profissionais, sociais e muitos mitos.
Legislativas 2019

E se ficar tudo na mesma? /premium

A vantagem estratégica do PS está aqui: a direita não tem a menor ideia do que António Costa fará amanhã, mas toda a gente sabe o que a direita gostaria de fazer depois de amanhã.
Legislativas 2019

Joacine, Beatriz, Romualda: afrodescendentes na AR

228
Se considero importante colocar na agenda o tema do racismo estrutural, rejeito absolutamente as tentativas sistemáticas de tornar esta questão numa arma de combate contra o adversário político.
Legislativas 2019

Será que a culpa é sempre dos outros? /premium

138
De facto o PEV não é uma ficção, pois há muito que é evidente que esse partido é uma realidade, simplesmente uma melancia: verde por fora e vermelha por dentro e, neste caso, com dois pevides intactos
Legislativas 2019

A minha contribuição para o desastre eleitoral

560
Quando afirmei num debate que Portugal deve facilitar a vinda não só dos imigrantes dos países da CPLP, como daqueles que aceitem viver com os nossos valores civilizacionais, a casa veio abaixo.
Legislativas 2019

PS não faz acordo escrito com ninguém

388
António Costa foi mandatado pelo partido para negociar com todos os partidos de esquerda da mesma forma, sem fazer acordo escrito com nenhum deles.
PS

"Chegou o dia". A ironia de Costa para o CFP

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) é mais otimista do que o Governo nas previsões para a economia e o défice este ano. Costa responde com ironia e não revê perspectivas do Executivo.
Ensaios do Observador

Eleições. O que há por detrás do mapa cor-de-rosa? /premium

161
De onde vieram os votos do PS? Quais os pontos fortes e fracos do PSD? E do BE? O que aconteceu ao CDS e à CDU? Como é que os pequenos partidos conseguiram eleger? Ensaio de José Santana Pereira
Legislativas 2019

Costa quer Orçamento entregue "ainda este ano"

134
Líder do PS esteve com os parceiros sociais e mostrou-se pouco aberto a voltar a alterar lei laboral (como também quer o BE), já que a prioridade são os rendimentos. Tem pressa em entregar Orçamento.
Legislativas 2019

Patrões querem acordos à direita. CGTP deixa aviso

189
Não querem mais alterações a leis laborais e avisam que quem as propôs (PCP e BE) teve "perdas eleitorais significativas". CGTP avisa PS que resposta a "reivindicações" é que garantirá estabilidade.
Legislativas 2019

Um governo cansado e uma oposição perdida

130
O PS apresenta-se com as mãos limpas de princípios inegociáveis, um quadro em branco perfeito para acomodar as linhas vermelhas anunciadas na noite eleitoral. Sendo assim, o PS vai governar para quê?
Legislativas 2019

Portugueses de segunda /premium

517
Existem ainda 4 deputados por eleger nos círculos da diáspora. Isso não impediu a indigitação do vencedor para formar governo. Se fosse futebol, seria como entregar a taça antes de soar o apito final.
Legislativas 2019

O termómetro partidário após a maratona negocial

111
Foram cinco reuniões e várias exigências. António Costa mantém a via de diálogo aberta com todos os partidos no fim do longo dia de negociações. Mas nem todos os pontos de convergência foram quentes.
Legislativas 2019

PS/BE admitem acordo com horizonte de legislatura - como aconteceu

810
Liveblog. A comitiva do PS terminou a ronda de negociações. Livre recusa entendimentos bilaterais. PAN aberto a acordos pontuais. PEV e PCP disponíveis para "apreciações conjuntas"
Legislativas 2019

Derrotas factuais. Vitórias morais. /premium

159
Estou pasmado! Surpreendeu-me uma noite eleitoral em que todos perderam mas todos cantaram vitória, na melhor tradição luso-comunista de muito pensar, pouco ver e tudo escamotear.
Legislativas 2019

PSD: para as cidades, e em força /premium

Não é desprezar o país rural ou fora dos grandes centros urbanos. É perceber que vive metade do país só em Grande Lisboa e Grande Porto e que são estes os eleitores mais difíceis de satisfazer.
António Costa

Não há maioria absoluta, mas há animal ferocíssimo /premium

176
Agora percebo o receio de "mexicanização". Por este andar, mais uma ou duas legislaturas e os espanhóis são meninos para construir um muro na fronteira para impedir que passemos a salto para Badajoz.
Legislativas 2019

Seis pistas para as negociações de Costa

114
António Costa saiu de Belém com tudo em aberto para as negociações que arrancam esta quarta. Mas sem dramas, desta vez. Com ou sem acordo, o socialista garante que tem condições de estabilidade.
Legislativas 2019

Outono /premium

Sempre vimos António Costa exibir a segurança que lhe advinha da facilidade de reverter e distribuir. Mas agora vem o Outono.
Legislativas 2019

Governar pelo retrovisor /premium

215
Todas as medidas do BE remetem para o passado: ‘reposição’, ‘nacionalização’, ‘eliminação’. Mas a que ilustra melhor a incapacidade de preparar o futuro é a da eliminação do factor de sustentabilidade
PSD

A novidade

A ambição não pode ser a de querer ter também um Centeno mas saber fazer a diferença. O PSD terá que saber liderar uma grande agenda de crescimento da riqueza e não se focar só no controle do défice.
Legislativas 2019

Fotogaleria: as imagens do entra e sai em Belém

António Costa entrou em Belém como vencedor das legislativas, uma hora depois saiu como primeiro-ministro indigitado. Antes disso, Marcelo ouviu todos os partidos, numa longa maratona.
PSD

O segundo é o primeiro dos últimos /premium

Saber perder é indispensável para que se corrijam os erros. Se o PSD não o fizer também não o conseguirá exigir ao PS quando for preciso que o país mude de política.  
PSD

Montenegro avança esta 4ª. Rio dá luta até ao fim /premium

585
Apoiantes de Montenegro coordenaram ataques e afinaram mensagem para encurralar Rio. Antigo líder parlamentar anuncia candidatura esta quarta-feira. Rio não abre o jogo, mas vai dar luta até ao fim.
Legislativas 2019

Estreia. New York Times usa a palavra “geringonça”

110
O software criado por um engenheiro da Google permite ao New York Times saber quais e quando foram as palavras usadas pela primeira vez no jornal. A “geringonça” teve finalmente a sua estreia.
Legislativas 2019

O PSD e as eleições de dia 6

1607
A tarefa mais importante e urgente que o PSD tem agora à sua frente é a de reconstruir a unidade do partido e de mobilizar os seus militantes, entre eles os que se afastaram ou foram afastados.
Legislativas 2019

"Não há maioria para aprovar moção de rejeição" - como aconteceu

475
No dia em que ouviu todos os partidos com assento parlamentar que saíram das últimas legislativas, Marcelo Rebelo de Sousa indigitou António Costa como primeiro-ministro
Legislativas 2019

Lançado às férias /premium

567
Qualquer pessoa informada sabe que o PM não foi de férias, ficou cá a organizar o focus group para perguntar aos portugueses como avaliavam o trabalho do Governo durante o incêndio de Pedrógão Grande.
Legislativas 2019

A crise da direita não é só a crise da direita /premium

403
Não é só a direita, é o país e o regime que carecem de novos protagonistas capazes de devolver à sociedade o dinamismo de que precisa. Enquanto houver uma crise da direita, a crise será de todos.
Legislativas 2019

Rio espera por Costa, opositores esperam por Rio

Depois de um dos piores resultados de sempre, Rui Rio passou a bola aos críticos, que já começaram a pressionar. Os proto-candidatos aguardam mas o lugar do líder do PSD já está a ser posto em causa.
Legislativas 2019

PS convida partidos para reuniões na quarta-feira 

150
Líder socialista só parte para negociações da nova geringonça já como primeiro-ministro. PS já pediu reuniões com BE, PCP, PEV, PAN e Livre para quarta-feira. BE e PS já escolheram equipas negociais.
Legislativas 2019

PS mais forte onde há menor poder de compra

1476
O ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem é de 950 euros nos concelhos em que o PS teve mais votos — abaixo da média. O poder de compra per capita é também mais baixo.
Legislativas 2019

PSD com mais votos nos concelhos mais envelhecidos

292
O PSD obteve os melhores resultados nos concelhos onde a percentagem de população com mais de 65 anos é superior à média nacional, mas com um ganho médio mensal inferior.
Legislativas 2019

BE com mais votos em concelhos mais jovens

501
Os concelhos onde o BE teve melhores resultados são mais jovens, têm maior nível de instrução, maior poder de compra e menor volume de negócios.
Legislativas 2019

PAN. Melhores resultados onde há melhores salários

720
Os concelhos em que o PAN obteve os melhores resultados têm salários acima da média, população mais jovem e mais reciclagem.
Legislativas 2019

Livre mais votado em concelhos com mais estudos

2245
O Livre conseguiu mais votos em Lisboa, Cascais e Oeiras, concelhos em que a população jovem com o ensino secundário está acima da média do país e tem menos casamentos católicos.
Legislativas 2019

Liberal com mais votação nos concelhos industriais

940
Os concelhos onde o Iniciativa Liberal (IL) obteve resultados mais altos apresentam um volume de negócios na indústria e no comércio que ultrapassa a média nacional.
Legislativas 2019

Chega com mais votos onde há menos poder de compra

936
Nos concelhos onde o partido de André Ventura arrecadou mais votos, há menos serviços de saúde e menos poder de compra, mas também menos crime.
Legislativas 2019

Há mais crime onde comunistas tiveram mais votos

Nos concelhos onde a CDU obteve melhores resultados nas eleições de domingo há mais crimes, a população é mais velha, as empresas geram mais negócio e há maior instrução.
Legislativas 2019

CDS. Ribeiro e Castro afasta candidatura - como aconteceu

239
João Almeida não exclui candidatura ao CDS. PR recebe partidos na 3.ª feira e quer urgência por causa do Brexit. PS e BE já escolheram equipas para negociar. Miguel Relvas pede nova liderança no PSD.
CDS-PP

Hélder Amaral abandona cargos políticos no CDS

1198
Na sequência dos resultados eleitorais deste domingo, Hélder Amaral, cabeça de lista do CDS-PP pelo distrito de Viseu, decidiu abandonar todos os cargos políticos a nível nacional e distrital.
Legislativas 2019

Foram eleitas 89 mulheres, mais 14 do que em 2015

Foram eleitas 89 mulheres, 42 pelo PS, 26 pelo PPD/PSD, nove pelo BE, cinco pelo PCP-PEV, três pelo CDS-PP, três pelo PAN e uma pelo Livre. Nas legislativas de 2015 tinham sido eleitas 75 mulheres.
Legislativas 2019

Pequenos em grande: 550 mil votos, 11% do total

256
Três novas forças no Parlamento, PAN com 4 deputados e 194 mil votos dispersos por outros 12 partidos. Houve mais 167 mil votos nos partidos não tradicionais do que em 2015.
Legislativas 2019

E se Rui Rio der a mão a António Costa? /premium

Se a tripla PS/PAN/Livre não chega para a maioria absoluta, o PCP rejeita uma nova geringonça e o Bloco faz propostas irrealistas, resta saber se António Costa se alia a Rui Rio.
Legislativas 2019

Prova dos nove. O filme da noite eleitoral

Três partidos estreiam-se no Parlamento: Livre, Iniciativa Liberal e Chega. PS canta vitória, BE estabiliza, PCP e PSD descem e o CDS cai com estrondo. É a hora zero de um novo capítulo.
Legislativas 2019

Para o Pérola de Rans, não foi indiferente

227
Tino de Rans perdeu até onde disse sempre ganhar. O café Pérola, escolhido para ver os resultados da noite eleitoral, sentiu a falta do candidato que preferiu chamar os jornalistas até sua casa.
Legislativas 2019

Manual de instruções para entender o que aí vem /premium

117
Um PS reforçado, uma "geringonça" a perder peças, novos partidos e peças sobressalentes. As eleições trouxeram novidades ao Parlamento e ainda não é claro se Costa governa sozinho ou acompanhado.
Legislativas 2019

A noite eleitoral no sofá, das TV aos discursos /premium

172
Hugo van der Ding critica cenários e guarda-roupa de apresentadores e convidados das três televisões. Mas também o tom das roupas e dos vários discursos. Com ou sem óculos.
Legislativas 2019

Como ficou o campeonato das sondagens e projeções?

Pitagórica acertou melhor nos resultados do PSD, CDS e PAN. Aximage aproxima-se mais no PS e CDU. Eurosondagem previu resultado do Bloco. Projeções das televisões também acertaram.
Legislativas 2019

Chega. De 1 deputado ao "maior partido em 8 anos"

5954
Garante que não há razão para "alarmismos", mas sublinha que o país não teve medo de escolher um partido "verdadeiramente de direita", pela primeira vez em 45 anos. Ventura chega à AR e quer crescer.
PS

Costa quer reeditar geringonça. Ou vai à Guterres 

419
Líder socialista quer voltar a negociar, mas para uma geringonça alargada (a PAN e Livre) que garanta quatro anos estáveis -- é esta a prioridade. Se não for possível, o PS "trabalhará dia-a-dia".
Legislativas 2019

Quem são os vencedores e vencidos das eleições /premium

198
Com os votos contados, quem ganhou e quem perdeu as eleições? As análises de Rui Ramos, Helena Matos, Alberto Gonçalves, Alexandre Homem Cristo, Miguel Pinheiro, Filomena Martins e Pedro Benevides.
Legislativas 2019

Livre: “O diálogo de surdos à esquerda acabou”

833
Noite eleitoral teve toques agridoces, mas acabou em beleza: Joacine foi eleita e contribuiu para entrada histórica na Assembleia. Agora, à esquerda, é preciso sentar à mesa. E o Livre traz condições.
Legislativas 2019

PAN. "Missão cumprida", venha o diálogo com o PS

801
A noite foi de festa e de sensação de missão cumprida. Depois de quatro anos a sofrer todas as desvantagens de um deputado único, o PAN entra na liga dos grandes e ocupa quatro cadeiras.
Legislativas 2019

BE mantém os 19 deputados e põe condições ao PS

383
O BE igualou o número de mandatos de há 4 anos. Está disposto a viabilizar um governo do PS e já põe condições: SNS e CTT públicos, novas leis laborais e mais investimento do Estado.
Legislativas 2019

As legislativas nos jornais internacionais

Para o NYT, o PS recebeu "prémio" por trabalho bem feito. El Mundo sublinha que Portugal "já não é o único sem a extrema-direita". O Financial Times avisa para riscos de instabilidade.
Legislativas 2019

Iniciativa Liberal promete oposição ao socialismo

3029
Um resultado de "esperança" e, ao mesmo tempo, "bizarro". João Cotrim de Figueiredo entra no Parlamento e quer levar as "ideias que nos próximos anos irão fazer a oposição ao socialismo no país".
Legislativas 2019

O país que finge que está tudo normal /premium

3821
Festejem, festejem, mas que ninguém pense que algo de reformista e estruturante possa vir a ser feito por um governo de António Costa neste tempo de pós-geringonça à esquerda e Rio sem fim à direita.
Legislativas 2019

27 fotos: da dança de Joacine ao adeus de Cristas

142
O PS que sai revitalizado da geringonça, o PSD que se queixa das sondagens em tempos de resultados, a festa do Bloco e a despedida no CDS. A reação dos partidos às eleições.
Legislativas 2019

"Correu mal", mas o Aliança não é o CDS

302
Santana Lopes ficou perto de eleger um deputado. Diz que é o único responsável pela derrota e que está ao dispor do partido. Se o Aliança tivesse 40 anos, demitia-se como Assunção Cristas.
Legislativas 2019

CDU. "Mau resultado" e negociações lei a lei

136
Um "mau resultado", nas palavras de Jerónimo de Sousa, com a perda de cinco deputados. PCP não irá inviabilizar governo do PS, mas quer negociar lei a lei com socialistas sem "acordos de papel".
PSD

Como transformar derrota em vitória, by Rui Rio

686
PS não teve maioria, esquerda não teve mais de 66% e PSD não teve o pior resultado. Os críticos dificultaram, as sondagens idem. Como Rio viu a vitória que não teve. E como disse que ficava, sem dizer
Legislativas 2019

Cristas de saída. Quem se segue no CDS?

122
Ainda não se sabia se seria um táxi ou uma van, mas Cristas nem quis esperar pela hora da ceia. Uma hora e pouco depois do fecho das urnas abandonou a sede. Quem são os potenciais sucessores?
Legislativas 2019

"Don't cry for me, CDS". Memes da noite eleitoral

347
O discurso de Assunção Cristas foi a matéria-prima mais escolhida para os memes da noite eleitoral. A abstenção e uma possível geringonça 2.0 também motivou piadas nas redes sociais.
Legislativas 2019

Quem são os 230 novos deputados no parlamento

350
Entre os 230 escolhidos há caras já conhecidas, outras novas e há partidos que se estreiam no parlamento. Conheça a lista atualizada, depois de conhecidos os resultados da emigração.
Legislativas 2019

Curiosidades sobre os resultados das eleições

131
Em Veade, Gagos e Molares, o PS ganhou com 40% dos votos. Tino não ficou em primeiro lugar em Rans. E Pardal Henriques só conseguiu 12 votos na sua terra natal. As curiosidades sobre as eleições.
Legislativas 2019

Projeções. PS vence, novos partidos no Parlamento

439
PS vence, mas só a SIC indica a possibilidade de uma maioria absoluta. Iniciativa Liberal elege dois deputados. Livre e Chega entram no Parlamento. CDS e PAN empatados.
Legislativas 2019

Saiba como votou o país. E a sua freguesia

1011
Acompanhe no nosso mapa interactivo os resultados das legislativas. Veja como vão evoluindo as somas de votos das possíveis coligações de governo. E faça as suas análises e comparações.
Legislativas 2019

Abstenção pode chegar a valores recorde

110
A abstenção nas eleições pode alcançar valores recorde. No entanto, há mais um milhão de eleitores inscritos, o que pode traduzir-se em mais portugueses nas urnas.
Legislativas 2019

Oliventinos também puderam votar e fazem história

1343
Pela primeira vez, foi dada aos oliventinos a possibilidade de votar. Espanha anexou o território em 1801. Mas, em 1817, foi decidido que Olivença é portuguesa — decisão que não foi cumprida até hoje.
Legislativas 2019

As frases mais marcantes da noite eleitoral

Entre as reações aos números da abstenção, os primeiros comentários às projeções e os discursos de vencedores e vencidos, são estas as frases mais marcantes da noite eleitoral.
Legislativas 2019

Direto. A noite eleitoral na Rádio Observador

Acompanhe na Rádio Observador todos os desenvolvimentos da noite eleitoral, das primeiras projeções aos comentários aos resultados, com reportagens em permanência nas sedes dos partidos.
Legislativas 2019

Afluência mais baixa. Menos pessoas a votar?

274
Comparado com 2015, taxa de participação até às 16h00 é menor. Está nos 38,59% contra 44,38% nas legislativas de 2015. Há mais 1,1 milhões de inscritos, mas até às 16h00 tinham votado menos 125 mil.
Legislativas 2019

Como foi a noite eleitoral, ao minuto - como aconteceu

3283
Catarina exclui ida para Governo e Jerónimo recusa acordo formal, mas Costa quer geringonça com PAN e Livre. Já Rio diz que não houve desastre e Cristas deixou CDS. IL, Chega e Livre elegem.
Legislativas 2019

Os Valores e a Responsabilidade do Voto /premium

Ficou bem demonstrado nesta legislatura que o comportamento mais ou menos ético de cada deputado afecta a imagem de toda a instituição. Os eleitos devem justificar a confiança de quem lhes deu o voto.
Legislativas 2019

Presidente faz apelo "urgente" ao voto

Numa mensagem dirigida aos portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa lamenta os elevados números da abstenção nas eleições europeias e sublinha que o próximo Governo terá "desafios de peso" pela frente.
Legislativas 2019

"Não votar é perder autoridade para contestar"

1652
Sinais económicos e políticos "preocupantes" ou um Brexit "indefinido" foram algumas das razões pelas quais os portugueses devem votar. Marcelo defendeu "não votar é perder autoridade para lamentar".
Legislativas 2019

Centros de saúde abertos para passar atestados

As unidades de saúde vão estar abertas durante o período de funcionamento das assembleias de voto, entre as 8h00 e as 19h00. Lista pode ser consultada no site da Comissão Nacional de Eleições.
Legislativas 2019

O dia em que somos tratados como bebés

1612
A forma como vivemos o dia de reflexão é um absurdo, um arcaísmo herdado dos dias da revolução. O black-out informativo deste sábado é um forma de infantilizar os eleitores e menorizar o jornalismo.
Legislativas 2019

Agora é dia de reflexão. Faz sentido?

122
O dia de reflexão impede que partidos, jornais e cidadãos atuem em plena liberdade no que toca ao discurso político. Quando se flexibiliza e incentiva o voto antecipado, isto ainda faz sentido?
Legislativas 2019

Ex-autarca do CDS. Partido nega envolvimento

14008
O homem que abordou António Costa em Lisboa, dizendo-se eleitor "relutante" do PS, é um ex-autarca pelo CDS-PP chamado Joaquim Elias. CDS-PP recusa "veementemente" as "calúnias"
Eleições Legislativas

Costa estava mesmo de férias durante os incêndios?

1277
Homem que abordou António Costa acusou o primeiro-ministro de ter ido de férias em plenos incêndios de Pedrógão Grande. É verdade?
Legislativas 2019

Os animais são de Esquerda ?

Na AR, com o PSD a concordância do PAN foi de 52%, com o CDS foi de 55% e com o PS de 60%. Já com o PCP, essa concordância foi de 68%, com o PEV de 72% e com o BE foram 74%. É elucidativo!
PS

Vídeo: O momento em que Costa perde o controlo

1097
As imagens são da TVI e mostram os minutos de exaltação de António Costa com um homem que o acusou de ter tirado férias quando aconteceram os incêndios de junho de 2017. Foi esta tarde, em Lisboa.
Legislativas 2019

Cartão do cidadão caducado? Como votar domingo

Se for um dos portugueses que, devido aos atrasos nos serviços, estão sem cartão atualizado, já se terá interrogado se conseguirá votar este domingo. Resposta a esta e outras dúvidas sobre como votar.
Política

E a campanha chega ao fim com Costa exaltado

O último Caça ao Voto da campanha para as legislativas que termina com António Costa exaltado. A análise, as histórias, os factos, as mentiras e as verdades na Campanha Eleitoral.
Legislativas 2019

Por dentro da máquina. Como se fez esta campanha? /premium

102
O Observador teve acesso privilegiado aos bastidores das 6 principais campanhas. As rotinas, as estratégias, os momentos de tensão e os desabafos dos líderes e do seu staff mais próximo
Aliança

Santana: resultado eleitoral "decidido à última"

No mercado de Benfica, Santana falou numa "disputa intensa" e apelou ao voto. O antigo primeiro-ministro foi ainda confrontado com pedidos para que se candidate à presidência do Sporting.
Legislativas 2019

Guia eleitoral: veja o que cada partido defende

359
Se ainda não sabe em quem votar, aproveite as últimas horas da campanha para conhecer o que propõem os seis partidos com assento parlamentar para 20 áreas, da educação à saúde, neste mapa interativo.
Lei Eleitoral

Lei eleitoral manda milhares de votos para o lixo

415
Em 2015, segundo Paulo de Morais, foram desperdiçados 509.467 votos – cerca de 10% dos votantes – que acabaram a beneficiar os maiores partidos. Dia 6, quantos serão?
Legislativas 2019

Ousar na escolha!

118
Queremos ou não queremos deixar de ser uma sociedade que vive refém das decisões dos outros? Queremos ou não que o nosso lugar seja considerado, que a nossa voz seja ouvida? Temos de nos envolver.
Legislativas 2019

Um deputado, só um, pode fazer a diferença?

103
Sim, se nunca se cansar de colocar duas singelas questões: “Quanto custa?” “Quem paga?” aos pensadores de mirabolantes soluções que, infelizmente para todos nós, têm inundado o nosso parlamento.
Legislativas 2019

Fim da campanha marcado pelo incidente com Costa - como aconteceu

3759
É o tudo por tudo nas últimas horas até ao encerramento da campanha. Acompanhe aqui em direto durante todo o dia as principais ações e discursos dos seis principais partidos
Deputados

A poucos quilómetros de cortar a meta

Mário Centeno acusa Rui Rio de aldrabrice. António Costa faz aposta no futuro. Rui Rio não quer familiares no Governo. Assunção Cristas refugia-se na família partidária.
Legislativas 2019

O furacão perdeu intensidade /premium

114
Apelo a todos aqueles que se recusam a ser os carneiros pastoreados pelas avoilas e nogueiras e que se negam a tolerar os casos de amiguismo doentio e enquistado que o Governo do PS promove e encabeça
Legislativas 2019

Chega garante que não é partido racista

André Ventura fala numa "extrema-esquerda que não cabe na cabeça de ninguém" e garante que o seu partido vai eleger deputados. Ventura diz ainda que, no futuro, vai "engolir o CDS".
Legislativas 2019

Livre quer ser "desconforto" na Assembleia 

Joacine Katar Moreira afirma que “rejuvenescer significa mudar” e diz que o Livre vai ser "esse desconforto" no parlamento. A cabeça de lista afirma que salário mínimo de 900 euros não é "utopia".
Legislativas 2019

Abram alas prá Catarina e pró André, ou o Jerónimo

1006
Para não abrir alas ao extremismo e ao disparate, há que ler e dar a conhecer, rejeitar e repudiar. Quem cala, consente. E não podemos consentir. Há mínimos de equilíbrio e de normalidade a garantir.
Legislativas 2019

Não adies Portugal

917
Quantas gerações mais terão de ser sacrificadas sob o pretexto do combate à pobreza e desigualdades, servindo o PS só para aceder ao aparelho do Estado e servir outros interesses que não os da Nação?
Legislativas 2019

Caça ao Voto - Afinal o que ficou desta campanha? /premium

Como a morte de Freitas do Amaral, CDS está de luto e fecha mais cedo. PSD baixou o volume. Mas PAN partiu a loiça toda. No último dia, balanço com o melhor e o pior destas duas semanas na estrada
Legislativas 2019

Descomplicar Portugal

457
Uma auditoria realizada pela Inspeção Geral de Finanças, no ano passado, concluiu que o Estado não sabe quantos funcionários tem, quanto ganham ou quantas horas efetivamente trabalham.
Legislativas 2019

Eleições à sombra de Sócrates /premium

O voto táctico é limitar-se a minimizar os custos de nova «geringonça»; o voto estratégico é apostar desde já num jovem partido destinado a crescer no futuro e a fazer melhor do que aquela «esquerda».
Legislativas 2019

Justiça: parente pobre nos programas partidários

319
Da análise comparativa dos programas resulta claro que se persegue um processo de desjudicialização da justiça. Enfrentamos uma simplificação exagerada, que ameaça a defesa dos interesses dos cidadãos
Legislativas 2019

"Onde é que é a câmara?" Centeno dirige-se a Rio

930
Centeno foi animar noite com recado a olhar Rio nos olhos (ainda que com uma lente pelo meio). Foi o ataque mais feroz até agora ao líder do PSD. Para Costa ficou o dramático apelo: ou ele ou o caos.
Legislativas 2019

As causas do sucesso do PAN

359
O PAN quer o poder e não se importa de estar num governo PS - já o disse várias vezes. Agora para governar não basta querer é preciso saber. André Silva e António Costa sabem muito bem disso.
Legislativas 2019

"BE contará para novas soluções, um novo começo"

103
A líder do BE encerrou o comício assumindo o desejo de fazer um upgrade à "geringonça". "Estamos prontos para tudo", disse, num comício em que Louçã atacou a direita e António Costa.
Legislativas 2019

PAN ao ataque. O tofu todo no assador contra todos

2161
Foi um discurso duro, o último (e único) da campanha do PAN. Vinte minutos de ataques, da direita à esquerda, do partido que foi a surpresa em 2015 e quer voltar a ser — agora pelo crescimento.
PSD

Rio admite ficar como líder se tiver meia-vitória /premium

114
Rio não tem "número mágico" para domingo mas, em conversa com o Observador, admite manter-se à frente do partido. Para isso, há quem aposte em cenário de instabilidade política. Críticos sobem fasquia
Legislativas 2019

Descer Sta. Catarina para assumir que quer crescer

280
O Bloco de Esquerda passou o penúltimo dia de campanha no Porto. Na rua de Santa Catarina, a líder foi recebida por muitos populares e acabou a assumir que o objetivo do partido é crescer.
Legislativas 2019

Desejará António Costa uma maioria absoluta?

137
Serão a CDU e o Bloco "empecilhos" do PS na próxima legislatura ou um imprescindível seguro de saúde? Creio que o PS continuará a precisar dessas muletas para mascarar as suas debilidades governativas
Sondagens

Sondagens. PS sem maioria, PAN chega ao CDS

2019
PSD cresce nas intenções de voto, mas não basta. PS ganha, mas dificilmente com maioria. CDS, em queda, pode ser ultrapassado pelo PAN. E Bloco assume-se como terceira força política.
Incêndios

Fogos. FT escreve sobre o "desconforto" de Costa

1891
Financial Times, que há semanas escrevia sobre as "perspetivas brilhantes" de Portugal, faz reportagem a recordar os incêndios que ainda hoje colocam o primeiro-ministro em "desconforto".
Política

Campanha Eleitoral não vai parar

Miguel Pinheiro e Pedro Benevides lembram o papel de Freitas do Amaral na história da Democracia portuguesa. Falamos também das lutas dos Verdes.
Legislativas 2019

Análise de Abel Mateus aos programas eleitorais /premium

O que propõem PS, PSD, CDS, Bloco, PCP, PAN, Aliança e Iniciativa Liberal em 7 áreas fundamentais nestas eleições. A análise aos programas eleitorais feita por Abel Mateus, antigo presidente da AdaC.
Legislativas 2019

Economia e Crescimento

Os mais ambiciosos são CDS, Aliança e Iniciativa Liberal, enquanto Bloco e PCP têm propostas que conduziriam a uma crise económica e empobrecimento. A análise de Abel Mateus aos programas eleitorais.
Legislativas 2019

Política Orçamental e Dívida Pública

Nenhum dos programas contabiliza os custos para as famílias e empresas, o impacto sobre a receita, despesa e défice ou medidas de contingência em caso de recessão. A análise de Abel Mateus.
Legislativas 2019

Política fiscal

Nenhum partido propõe uma reforma fiscal abrangente: CDS e PSD querem reduzir IRC, Bloco e PCP querem aumentar, PS nem propostas faz; no IRS há várias ideias. A análise de Abel Mateus aos programas.
Legislativas 2019

Despesa e investimento público e reforma do Estado

Nenhum partido faz propostas no sentido de reformular a arquitetura e a forma como são elaboradas as políticas económicas de curto e longo prazos. A análise de Abel Mateus aos programas eleitorais.
Legislativas 2019

Educação

A educação deixou de ser “a paixão” do PS. PSD, CDS e Aliança defendem um sistema de avaliação rigorosa, Bloco e PAN querem reduzir exames. A análise de Abel Mateus aos programas eleitorais.
Legislativas 2019

Saúde

PS, Bloco, PCP e PAN são a favor do reforço do SNS, enquanto que o PSD, CDS, Aliança e Iniciativa Liberal apontam a necessidade de uma colaboração estreita entre o SNS e os setores privado e social.
Legislativas 2019

Produtividade, inovação e emprego

Tanto PSD como o CDS reconhecem a importância do investimento direto estrangeiro, ao contrário do PS. Bloco, PCP e PAN querem impostos sobre as empresas. A análise de Abel Mateus aos programas.
Legislativas 2019

Em casa, Rio fala ao PSD: aqui não há familygate

Reforços de último dia: Jardim leva 44 vitórias no bolso e foi ao Porto atirar contra Sócrates, PCP, BE, Costa e Tancos. Só se esqueceu de elogiar Rio. Rio pediu voto contra geringonça e deixou recado
Legislativas 2019

Marcelo cancela viagem ao Vaticano

158
O partido fundado por Freitas do Amaral não suspende a campanha, mas faz alterações. PS e PSD vão fazer arruadas sem barulho. Bloco, PAN e CDU mantêm a agenda.
Legislativas 2019

Só Os Verdes se preocupavam com ambiente em 1988?

Deputado José Luís Ferreira, do PEV, teceu duras críticas aos “novos ecologistas” que só agora acordaram para o tema e lembrou que o seu partido defende o ambiente desde o século passado.
Legislativas 2019

Manuela Eanes numa esquina com o caso Tancos

158
Antiga 1ª dama foi à arruada das Avenidas Novas apoiar António Costa e pedir "firmeza" na resolução e punição "de quem deve ser punido" no caso Tancos. De manhã, Costa esteve numa fábrica em Viseu.
Legislativas 2019

Jerónimo: "Estamos cansados? Vou ali e já venho"

Em dia de arruadas, a CDU transformou, por algum tempo, a Rua do Carmo na "Rua dos Comunistas". Numa arruada participada, mas com pouca interação com o secretário-geral.
Legislativas 2019

PAN. Verdes "são ficção política, projeto do PCP"

140
Depois de distribuir panfletos numa estação de comboios e num mercado no concelho do Seixal, André Silva visitou um canil em Almada e respondeu às críticas deixadas na quarta-feira pelos Verdes.
Legislativas 2019

Cristas antecipa fim da campanha em luto 

1048
Campanha do CDS será cancelada sexta-feira às 15h00, com Cristas a abdicar de duas grandes ações: a descida do Chiado e o comício no Largo do Caldas. Partido em luto pelo fundador.
Mercados Financeiros

Geringonça difícil. País pode ficar "ingovernável"

162
Banco de investimento holandês ING acredita que o "enfoque do PS na prudência orçamental" torna menos provável nova aliança à esquerda. Costa pode ter as mesmas dificuldades que está a ter Sánchez.
Legislativas 2019

Iniciativa Liberal rejeita subvenção de campanha

Iniciativa Liberal anunciouque vai abdicar da subvenção pública de campanha, caso eleja um deputado à AR, considerando ser "uma imoralidade" gastar "mais de oito milhões de euros em campanhas".
Legislativas 2019

MAS seria "mais exigente" na AR do que CDU e BE

Gil Garcia, líder do movimento, afirma que “proximidade ao poder” ajudou “a amolecer” a esquerda parlamentar. "MAS seria muito mais exigente do que a CDU ou o Bloco" na Assembleia, garante.
Deputados

Campanha com um olho aberto e o outro fechado

António Costa quer fechar os olhos às sondagens. José Manuel Pureza tem os inimigos do Bloco debaixo de olho. Rui Rio desafia Centeno para duelo político. Rui Moreira dá música a Assunção Cristas.
Legislativas 2019

Sondagem. PS longe da maioria, PSD e PAN a crescer

235
Socialistas continuam longe da maioria, de acordo com sondagem da Intercampus. Ainda assim, Costa conseguiria mais 18 deputados, face a 2015. Só PSD e PAN crescem e André Silva já ultrapassa CDS.
Legislativas 2019

O dia em que a geringonça voltou a mexer /premium

Houve ameaças de agressões, amuos e trocas de mimos entre candidatos e altas figuras do Estado. Mas quando um dos pontos altos do dia foi uma manhã no Parlamento, é porque a campanha anda morna.
Legislativas 2019

CDU "sem PANpulismos" no comício de Setúbal

156
Uma sala cheia, depois de uma arruada, e uma noite que podia ter sido de Jerónimo, mas foi para o deputado e candidato dos Verdes. José Luís Ferreira atacou os "novos ecologistas".
Política

Por que não sou de direita?

163
A dicotomia esquerda-direita tem sido uma excelente bengala para manter o registo político a preto-e-branco, forçando um reducionismo da realidade que é bem mais complexa. Por isso pouco me interessa.
Legislativas 2019

Coelho in da house: "Não há cá cavaquistão nenhum"

1598
Em Viseu apareceu o festivaleiro socialista, Jorge Coelho, sem poupar Rui Rio que ousou ir ao seu território dizer que quer ver renascer o cavaquistão. "Um insulto", diz o socialista.
Legislativas 2019

BE. José Manuel Pureza cola PS à direita

No comício desta noite em Coimbra, José Manuel Pureza surgiu com a mira afinada. Disparou contra PSD e CDS e encostou o PS, que não faz parte do "povo socialista", à direita.
Legislativas 2019

Era Liberal e sabia

101
Os portugueses precisam de mais liberdade. Liberdade de escolha, liberdade de acção. A receita que, ao longo dos séculos, nos trouxe até aqui - o Estado no centro das nossas vidas - está esgotada.
Legislativas 2019

O primeiro-ministro do primeiro-ministro /premium

118
É este homem íntegro, incapaz, apesar da sua consabida habilidade, de qualquer jogo político que não se paute por uma incontida exigência moral, que agora vai a votos com a ambição de maioria absoluta
António Costa

A geringonça já era. O que é que vem aí? /premium

900
Costa já sabe duas coisas: que não vai ter maioria absoluta e que não quer governar pendurado no Bloco. Mas pode acontecer que a sua derrota seja de novo a sua vitória, permitindo-lhe governar com Rio
Legislativas 2019

Os sete pecados capitais (cada um a seu dono)

341
O povo vive numa espécie de morfina espiritual. Cai na apatia, na modorra, na letargia, na eterna procrastinação com um travo de autopiedade e pronto a aprimorar a crítica para os próximos quatro anos
Legislativas 2019

Eu voto PaF /premium

515
Onde os partidos à direita falharam, saibam os seus eleitores estar à altura: votando PSD, CDS ou Iniciativa Liberal, porque somente um projecto comum devolverá as maiorias parlamentares à direita.
A página está a demorar muito tempo.