771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Legislativas 2019

Fact Check

Educação. Portugal entre países que menos investe?

Em Portugal, a percentagem correspondente ao investimento na Educação é de 5,1% do PIB, de acordo com dados da OCDE. Exatamente na média com os restantes países e com alguns indicadores acima desta.
Emissão Especial

Cotrim. “É possível ganhar votos sem populismo"

"Só há dois partidos que podem cantar vitória, um preocupa-nos: a eventual maioria absoluta do PS", diz o líder da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, que promete "oposição firme".
Direto à Campanha

Marisa Matias na capital, João Ferreira no norte

Marisa Matias, hoje por Lisboa, não dispensa a campanha com contacto social, apesar do distanciamento físico. João Ferreira palmilha o norte num dia preenchido.
Caça ao Voto

O único dia quase normal de campanha eleitoral

Marcelo passou por Ana Gomes, que antes tinha ultrapassado pela esquerda André Ventura em Santarém, que deixou recados aos passistas. Confuso? É a história do único dia quase normal de campanha.
Direto à Campanha

Um pequeno-almoço frio e uma conversa sobre touros

João Ferreira recebeu um apoio ao pequeno-almoço e Ana Gomes rumou a Santarém. Está na estrada a campanha eleitoral sem Marcelo Rebelo de Sousa.
Caça ao Voto

"Não desejo", mas... As eleições vão ser adiadas?

Há debate com todos na RTP, mas com regras de segurança para garantir distâncias. Ana Gomes diz que não quer o adiamento das eleições e passa a decisão para o Presidente da República e Parlamento.
Direto à Campanha

Campanha em espera?

Marcelo assiste à reunião no Infarmed por videoconferência mesmo após resultado negativo à Covid-19. Encontros previstos com os partidos não devem acontecer. João Ferreira cancelou ações de campanha.
Caça ao Voto

Votos bem contados. Onde é que já ouvimos isto?

Um candidato ausente e outro que quer contas certas. Quem ganhou e perdeu votos na campanha? Uma mentira desfeita e um regresso a 1976, quando um candidato hospitalizado conseguiu 14% dos votos.
Direto à Campanha

O tímido arranque da campanha eleitoral

A "ausência de agenda" de Marcelo, a "indecisão" de Ana Gomes, a "vitimização" de Ventura, a "inalteração de planos" de Marisa, "o plano em avaliação" de Tiago Mayan e a determinação de João Ferreira.
Metro do Porto

Costa promete barcos e comboios. Quando chegam?

Primeiro-ministro diz que o Investimento nos transportes vai começar a ser visível nesta legislatura. Os concursos já foram lançados, mas algum material circulante pode só chegar com próximo Governo.
Novo Governo

Mais política, por favor!

Estamos a passar um período difícil, talvez uma crise de puberdade e descontentamento da nossa muito jovem Democracia, que leva ao crescimento de perigosíssimos partidos rebeldes.
Programa de Governo

CRESAP, carreiras, ambiente e touradas 

As alterações face ao programa eleitoral são mínimas, mas significativas. Veja o que entrou no programa de Governo, o que desapareceu e os pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença
Legislativas 2019

Mapa com resultados publicado: PS vence com 36,35%

O mapa com os resultados das eleições legislativas foi publicado depois de o Tribunal Constitucional ter indeferido os recursos do PSD e Aliança sobre os votos dos dois círculos da emigração.
Parlamento

Deputados tomam posse esta sexta-feira

A nova composição da Assembleia da República, que saiu das eleições de 6 de outubro, toma posse no final desta semana. Na primeira sessão será eleito o presidente. PS volta a indicar Ferro Rodrigues.
Legislativas 2019

BE admite alterar sistema de votação da emigração

A coordenadora do BE defendeu ser necessário fazer um balanço dos problemas registados com a votação dos emigrantes, admitindo propor alterações que facilitem a concretização do voto destes eleitores.
Legislativas 2019

PS acusa PSD de "desprezo" pela emigração

O PS considerou"incompreensível e inaceitável" o pedido de revisão dos resultados da emigração apresentado pelo PSD, acusando os sociais-democratas de "absoluto desprezo" pelos votos dos emigrantes.
Legislativas 2019

Pedido do PSD suspende resultados eleitorais

PSD pediu ao Tribunal Constitucional revisão dos votos dos círculos de emigrantes. A publicação dos resultados está suspensa e a tomada de posse do governo já não será na quarta, como queria Marcelo.
Legislativas 2019

Mudanças no voto postal "baralharam" emigrantes

Votos nulos dispararam nos círculos da emigração. CNE justifica aumento com mudanças nos procedimentos do voto postal e aumento do número de eleitores devido ao recenseamento automático.
Legislativas 2019

Voto dos emigrantes: Livre quer inquérito urgente

"Os inúmeros erros e percalços exigem a abertura imediata de um inquérito que identifique todas as falhas ocorridas, o impacto delas e a definição de boas práticas para o futuro", diz o partido.
Conselho Económico E Social

Novos partidos? "Há um envelhecimento na esquerda"

O "envelhecimento" da esquerda, a falta de formação em Portugal, o "mau" efeito das 35 horas na Saúde e o peso do Inglês no crescimento da Irlanda. Correia de Campos esteve "Sob Escuta".
Caça ao Voto

Direita à deriva

Neste Caça ao Voto especial olhamos para para CDS e PSD quer procuram novo rumo. Bernardo Ferrão, subdirector da SIC é o nosso convidado especial.
PSD

Rio ouviu, não falou. Direção pede que continue

Direção foi "quase unânime" a pedir recandidatura, mas Rio ouviu mais do que falou. Tabu mantém-se. Conselho Nacional entre fim de outubro e início de novembro. Diretas em janeiro: não há antecipação.
Caça ao Voto

Novo governo ou remodelação

Neste Caça ao Voto especial olhamos para o novo governo socialista com a ajuda da Maria Henrique Espada, editora executiva da Sábado.
Legislativas 2019

A vitória duma vontade

Que todos os que desejaram a maioria relativa do PS para serem parte da construção do futuro com os seus contributos, estejam agora disponíveis para serem garante de estabilidade e responsabilidade.
Política

Os três desafios da direita

Agregar-se, não ceder ao populismo e as presidenciais já daqui a ano e meio. Estes três desafios ditarão o futuro da direita e do país. Complementam-se ao ponto de se falhar um, falharem todos.
Novo Governo

3 estreias, 3 promoções e 4 ministros de Estado

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Ana Mendes Godinho substitui Vieira da Silva e há duas pastas novas, com novas ministras.
Caça ao Voto

A surpresa dos pequenos 

Neste Caça ao Voto especial a chegada ao parlamento de 3 novos partidos com a participação especial do jornalista Manuel Carvalho
Legislativas 2019

A análise sociológica dos eleitores

O PS teve o voto dos portugueses com menor instrução e mais velhos. O BE e sobretudo o PSD tiveram o voto dos eleitores mais jovens e com maior nível de escolaridade. A política actual não tem futuro.
Legislativas 2019

Programa de Governo sem negociações à esquerda

Reunião desta terça entre PS e BE foi adiada. PS queria discutir o programa de governo para negociar a inclusão de medidas dos partidos à esquerda. Bloco só quer discutir Orçamentos. Tal como o PCP.
Caça ao Voto

A Geringonça morreu ou ainda respira?

Neste Caça ao Voto especial procuramos os sinais vitais da geringonça com a participação especial do jornalista Pedro Santos Guerreiro.
Legislativas 2019

O pluralismo de uma "sociedade socialista"

O pluralismo só funciona da extrema-esquerda à democracia-cristã. Como se os liberais não tivessem lugar na democracia e como se os radicais do PCP e do Bloco não fossem o catalisador do Chega.
Legislativas 2019

Uma eleição, um governo e um presidente

Como uma grande árvore seca no meio de uma data de arbustos tortos e alguns minúsculos, é isso que o PS irá fazer a partir da semana que vem até à eleição presidencial daqui a pouco mais de um ano.
Legislativas 2019

A Ventura do André ou a democracia em perigo

Os populistas não estão a chegar. Há muito que cá estavam. Aliás vieram para ficar e a sua visibilidade dependerá dos meios de comunicação social, da rede e do comportamento dos partidos tradicionais.
António Costa

Outra vez o faz de conta

As negociações que Costa agora mantém com o BE e o PCP são tão faz de conta quanto as que teve com a PàF em 2015. O governo vai viver em compasso de espera até se saber quem fica à frente do PSD.
Legislativas 2019

Desde o PREC que a direita não era tão necessária

Nunca foi tão importante como hoje ter uma direita aglutinada, focada, com norte, capaz de encontrar na pluralidade e na heterogeneidade das suas várias correntes a convergência para quebrar este fado
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo atento ao futuro orçamento para a Saúde

O Presidente da República afirmou que há que esperar para ver "qual a prioridade dada à saúde" no Orçamento do Estado para 2020, apontando este setor como "uma das prioridades sensíveis" .
Legislativas 2019

Crise no centro-direita e potencial de IL e Chega

É um erro classificar o Chega como um partido de extrema-direita mas, paradoxalmente, essa demonização é a melhor oferenda que André Ventura poderia desejar para a sua rápida afirmação política.
PSD

Tudo a postos para Rio avançar. Quem apoia quem?

Rui Rio estava só à espera de Costa: não vai haver acordo de governo, estável, para quatro anos. Direção pressiona e acredita que Rio vai à luta. Decisão final está para breve. Quem apoia quem.
Legislativas 2019

"Para o PS a geringonça não morreu"

O PS recusa as acusações do BE e diz que "a geringonça não morreu". Duarte Cordeiro reagiu assim às declarações de Catarina Martins, que esta tarde acusou o PS de ter posto fim à "geringonça".
Legislativas 2019

Catarina Martins culpa PS pelo fim da "geringonça"

BE acusa PS de pôr fim à "geringonça". Esta é a primeira reação de Catarina Martins depois da decisão da Comissão Política do PS de não assinar nenhum acordo escrito para toda a legislatura.
Legislativas 2019

Joacine não é caso único. Há 100 mil gagos no país

Joacine Moreira pôs os eleitores a falar de gaguez, mas nem todos concordam que o caso da deputada ajude quem tem o mesmo problema. Os gagos falam em limitações profissionais, sociais e muitos mitos.
Legislativas 2019

E se ficar tudo na mesma?

A vantagem estratégica do PS está aqui: a direita não tem a menor ideia do que António Costa fará amanhã, mas toda a gente sabe o que a direita gostaria de fazer depois de amanhã.
Legislativas 2019

Joacine, Beatriz, Romualda: afrodescendentes na AR

Se considero importante colocar na agenda o tema do racismo estrutural, rejeito absolutamente as tentativas sistemáticas de tornar esta questão numa arma de combate contra o adversário político.
Legislativas 2019

Será que a culpa é sempre dos outros?

De facto o PEV não é uma ficção, pois há muito que é evidente que esse partido é uma realidade, simplesmente uma melancia: verde por fora e vermelha por dentro e, neste caso, com dois pevides intactos
Legislativas 2019

A minha contribuição para o desastre eleitoral

Quando afirmei num debate que Portugal deve facilitar a vinda não só dos imigrantes dos países da CPLP, como daqueles que aceitem viver com os nossos valores civilizacionais, a casa veio abaixo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos