Doze pessoas ficaram feridas sem gravidade esta quinta-feira ao inalarem gases tóxicos, na sequência do derrame de hipoclorito de sódio numa unidade hoteleira em Albufeira, no Algarve, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, o incidente ocorreu ao início da tarde, na casa das máquinas da piscina de uma unidade turística, em Albufeira, no distrito de Faro, “tendo afetado as vias respiratórias de 12 pessoas, mas sem gravidade”.

Cinco pessoas foram transportadas para o centro de saúde de Albufeira, enquanto outras sete receberam assistência médica no local, não necessitando de assistência hospitalar”, indicou a fonte.

Segundo o CDOS de Faro, as pessoas foram afetadas pelos gases libertados pelos cerca de 50 litros de hipoclorito de sódio líquido derramados pelos trabalhadores que têm a seu cargo a manutenção da piscina.

O hipoclorito de sódio líquido é um produto químico adequado para a desinfeção de águas de piscinas, sendo também utilizado para purificar a água para consumo humano.

Nas operações de socorro e assistência estiveram envolvidos 14 operacionais dos bombeiros de Albufeira e do Instituto Nacional de Emergência Médica, apoiados por sete veículos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR