E se pudesse comprar comida online mais barata da mesma forma que compra uma bicicleta usada ou um móvel no OLX ou no eBay? Este é o objetivo da “Too Good To Go”, uma aplicação para combater o desperdício alimentar que chegou esta terça-feira a Portugal em parceria com a Makro e restaurantes como o Sushi at Home, o Aruki ou o Primo Basilico.

Para já, a Too Good to Go só está disponível em Lisboa, mas apenas “numa primeira fase”, diz a empresa em comunicado. Os restaurantes e cadeias alimentares aderentes vão poder disponibilizar produtos alimentares que estejam bons, mas que não cumpriam parâmetros para venda.

O nosso objetivo é ajudar os estabelecimentos a reduzir o desperdício de alimentos, dando-lhes ao mesmo tempo a vantagem de poderem angariar novos clientes e reposicionarem-se como marcas sustentáveis”, diz Madalena Rugeroni, responsável em Portugal da Too Good To Go.

Nesta fase de lançamento estão disponíveis “refeições completas como tartes, sushi, carne, pão, bolos de pastelaria ou fruta”. Em vez de escolher um menu, quem utilizar a app compra uma “Magic Box” criada pelo estabelecimento aderente que tem produtos escolhidos por este tendo em conta o que há de excedente. Apesar de ser uma compra “surpresa”, é possível filtrar as escolha na app para escolher o tipo de comida que prefere — chinesa, japonesa, italiana, portuguesa ou vegetariana, por exemplo. A recolha é depois feita no restaurante ou cadeia alimentar.

Os alimentos podem ser colocados na plataforma “no final do turno ou do dia”. Cada refeição ou compra de produtos alimentar ronda “entre os dois e os cinco euros”.

Em Portugal, para já, há “mais de 50 restaurantes parceiros”, com a Makro a ser o primeiro retalhista alimentar a juntar-se ao projeto. “Lutar contra o desperdício alimentar é um dever de todos e, no caso da Makro, é um compromisso, tanto a nível nacional como internacional”, diz David Antunes, presidente executivo da Makro em Portugal. Madalena Rugeroni promete que “nos próximos meses a app estará disponível em mais cidades portuguesas”.

A Too Good To Go foi criada em 2016, na Dinamarca. Na Europa, mais de 31 mil estabelecimentos já aderiram a este projeto, nos 13 países em que está presente: Dinamarca, Noruega, Holanda, Alemanha, Reino Unido, França, Bélgica, Suíça, Espanha, Polónia, Itália, Áustria e Portugal. Em Portugal, é possível aderir através do site oficial.

Ao todo, a app já tem mais de 17 milhões de utilizadores e está disponível para os sistemas operativos Android e iOS.