Nunca foi tão fácil criar produtos, mas é cada vez mais difícil transformá-los em negócios à escala global. A pensar nisto, o Samsung NEXT estreou em Lisboa o novo conceito ClassroomX, uma experiência de partilha de conhecimento em ambiente intimista e reservado a 33 participantes. Durante a Web Summit, num espaço que recriou uma sala de aula, decorreram workshops, palestras e debates que permitiram desenvolver competências e oferecer ferramentas práticas aos empreendedores, programadores e equipas das startups.
O ClassroomX é uma ativação orientada para formar, ensinar e ajudar empreendedores e developers em fase inicial a dominar as técnicas necessárias para transformar as suas startups e acelerar o seu sucesso. Esta abordagem enquadra-se na estratégia do Samsung NEXT, um grupo de inovação da Samsung, desenvolvido especificamente para impulsionar um novo modelo de inovação corporativa.
Durante a Web Summit, Brendon Kim, Head of Global Investment Samsung NEXT, contou-nos que o objetivo deste programa é “fomentar o desenvolvimento de software e serviços transformadores, nos quais as pessoas e a tecnologia estejam cada vez mais interligados.” A ideia é garantir que as experiências de utilização não sejam apenas incríveis, mas simplifiquem e melhorem os enormes fluxos de dados e de dispositivos que nos rodeiam todos os dias.
Fornecem capital de risco, ajudam no desenvolvimento de negócios, fusões e aquisições e desenvolvem os produtos, com foco exclusivo em startups de software e serviços que podem complementar a experiência histórica da Samsung na área da eletrónica de consumo.
O especialista explicou-nos que o Samsung NEXT “atua como intermediário entre o mundo das startups e uma grande empresa (Samsung Electronics). É uma espécie de pivot da marca, conjugando as características de uma grande corporação com as de uma startup no dia a dia. É o melhor dos dois mundos e pode estabelecer as bases para progredir e crescer com novas ideias.”
O Samsung NEXT nasceu para ajudar a resolver o chamado “Dilema do Inovador”. “Mesmo para empresas de muito sucesso, é essencial continuar a olhar para o futuro, continuar evoluindo, inovar e buscar novas áreas de crescimento”, contou Brendon, salientando que “muitas vezes, o negócio principal de uma empresa é tão grande que pode afetar e reduzir a visão da gestão de topo, de repente deixam de ver além de si mesmos e do seu negócio, deixando passar grandes oportunidades.
Durante a Web Summit, vários especialistas nas áreas de produto, marketing e vendas, desenvolvimento da comunidade e captação de recursos financeiros, entre outros, vieram fornecer orientações e exemplos das melhores práticas para ajudar as startups a fazer escalar o seu negócio. “Queremos fornecer ferramentas e orientações práticas para resolver problemas comuns em todo o ecossistema de startups,” sublinhou o Head of Global Investment Samsung NEXT, Brendon Kim.
Christina Bechhold Russ, Diretora do Samsung NEXT Europe, dirigiu o workshop dedicado à conceção de modelos de negócio, percorrendo as etapas práticas necessárias para ir do conceito ao desenvolvimento e execução do plano. Afinal, para garantir a viabilidade das startups é importante desenvolver modelos de negócio com bases sólidas, que sejam capazes de criar e entregar valor acrescentado aos clientes.
Em destaque estiveram também as intervenções de Paulo Dimas, VP da Unbabel para a área de Product Innovation, Jacob Fricke, Diretor de Plataforma e Bo Ren, Diretora de Ecossistemas. Pode consultar aqui a agenda detalhada e os perfis dos oradores convidados. Todas as sessões do ClassroomX, incluindo os conteúdos e recursos partilhados, vão ficar disponíveis online e com acesso livre.
Leia aqui a entrevista completa a Brendon Kim // The complete interview to Brendon Kim
1 – What is Samsung NEXT?
Samsung NEXT is an innovation group within Samsung that is purpose-built to push a new model of corporate innovation.
At Samsung NEXT we are interested in transformative software and services where humans and technology are most intertwined. We want to ensure user experiences are not only amazing, but simplify and improve the deluge of data and devices that we are all surrounded by every day.
At Samsung NEXT we are looking for the technology that will pave the way not tomorrow but in 10 years. We’re built like a startup and we think like a startup, knowing entrepreneurs need different kinds of help at different times.
We provide venture capital, business development, M&A, and develop our own products all under one roof with an exclusive focus on software and services startups that could complement Samsung’s historic expertise in consumer electronics and hardware
We consider Samsung NEXT as the middle-man between the startup world and a big corporate (Samsung Electronics). We’re the small agile arm of the Samsung brand, employing both the corporate and startup characteristics in our day-to-day. It’s the best of both worlds. And we believe it sets the foundation for greater scale with new ideas.
2 – How was this approach born?
We exist to help address the Innovator’s Dilemma: Even for very successful companies, it’s essential to keep looking ahead, to continue evolving, to innovate and seek new growth areas.
Often a company’s core business is so big it blinds those in management from seeing beyond them to understand what’s right around the corner.
Our basic structure is very different from how hardware companies have been organized. The very nature of the products in hardware, manufacturing, and traditional business rely on a top down structure to succeed. But software is not held to that same structural constraint.Hardware companies are focused on launching “perfect” products because once it’s out in the market it can’t be modified However, software lives by the motto of “Launch early and iterate”. Frequent updates and multiple versions are so prevalent and accepted. This is why it’s difficult for Hardware companies to create great software and vice verse.
We are creating the environment to enable startup culture to scale and succeed faster through a ground up software approach
3 – What will happen in ClassroomX, the talk/ workshop format that will be open in Websummit?
ClassroomX is an event activation aimed at training, educating, and helping early-stage entrepreneurs and developers learn the tools they need to transform their startups and accelerate their success. Each ClassroomX workshop or lecture will provide session attendees with practical tools and guidance on how to approach and overcome some of the most common challenges entrepreneurs and early-stage startups will face as they grow. After the event, we’ll be making all sessions and workshop materials available online so that people who weren’t able to attend can still learn from the instructors.
4 – What are the areas that will be highlighted in this first ClassroomX?
Samsung NEXT partners with early-stage startups, so we chose topics that we believed would be relevant to helping them build, grow, and scale their businesses. We wanted to provide practical tools and guidance to solve common problems across the startup ecosystem. As a result, we have a mix of sessions devoted to topics like sales, marketing, product, community development, and fundraising, among others.