Um submarino carregado com três mil quilogramas de cocaína no valor de 100 milhões de euros foi intercetado, este domingo, no município de Cangas de Morrazo, na Galiza, em Espanha. Duas pessoas foram detidas, anunciou a Guardia Civil. De acordo com o La Voz de Galicia, a polícia portuguesa tinha conhecimento do carregamento, que passou ao largo da costa portuguesa rumo a Espanha, mas não conseguiu apanhar os traficantes.

A embarcação, o primeiro submarino carregado com droga a ser intercetado em Espanha, partiu da Colômbia com três tripulantes a bordo. A viagem de mais de quatro mil milhas incluiu uma passagem por Cabo Verde, de onde os traficantes seguiram rumo a Portugal.

Segundo o La Voz de Galicia, a embarcação terá passado a 40 milhas de Lisboa, onde uma operação coordenada pelo Centro de Análises e Operações Marítimas – Narcóticos, uma agência internacional especializada em narcotráfico com sede em Lisboa, a esperava. A agência norte-americana antidroga, a DEA, terá fornecido informações.

A Polícia Nacional, a Guardia Civil e o Serviço de Vigilância Aduaneira estariam a seguir o submarino há três dias quando este foi obrigado a parar em Cangas de O Morrazo por falta de combustível e devido problemas no motor provocados pelo mau tempo. Dos três tripulantes, dois, de nacionalidade equatoriana, foram detidos. O terceiro, espanhol, conseguiu fugir pela praia. A polícia espanhola acredita que conhece bem a zona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades espanholas estavam, ao fim do dia de domingo, a tentar pôr a flutuar o submarino de vinte metros de comprimento, que tinha dado à costa na noite de sábado para domingo e ficado submerso. Segundo a imprensa galega, os responsáveis pela operação calculam que levará várias horas até que o submarino possa voltar a flutuar e até que seja verificada a quantidade exata de droga, que se estima ser entre os três mil e 3.500 quilogramas.

Os investigadores também estão a tentar esclarecer se o submarino navegou da América do Sul até Espanha com a carga ou se a droga foi introduzida no veículo em algum ponto do alto mar, um sistema de transporte de drogas comum na América e não muito utilizado na Europa.

Artigo atualizado às 10h25