O Comité Executivo da UEFA aprovou esta quarta-feira a utilização do videoárbitro (VAR) na fase de qualificação europeia para o Mundial 2022 de futebol, que vai decorrer no Qatar, faltando apenas receber a confirmação da FIFA.
No seu sítio oficial na Internet, depois de uma reunião do Comité Executivo, em Nyon, na Suíça, a UEFA anunciou que, pela primeira vez, uma fase de apuramento vai ter a aplicação do VAR, embora a FIFA ainda tenha que dar a sua aprovação.
O VAR vai ser utilizado já em março de 2020, nos “play-offs” de acesso à fase final do Euro2020, prova que vai decorrer pela primeira vez em 12 cidades de 12 países diferentes e para a qual Portugal, detentor do troféu, já está qualificado.
O Comité Executivo da UEFA decidiu também alterar o formato da Liga dos Campeões feminina, com a introdução de uma fase de grupos já a partir da época 2021/22, para decidir o acesso aos quartos de final. A próxima reunião do Comité Executivo da UEFA ficou agendada para 2 de março de 2020, em Amesterdão, na Holanda.