A internet e as redes sociais deram vida à democratização. Entrámos na era rápida onde o consumidor manda e a demanda está sempre a mudar. O desafio das marcas hoje está em saberem reinventar-se e acompanhar (e antecipar) a constante mudança de direção dos consumidores. E quando entramos nos mercados da moda e da beleza, saímos de uma era de sonhos – a das capas das revistas, das super modelos inatingíveis e das passadeiras vermelhas – e entrámos na era da vida real, das redes sociais e do street style onde a moda se quer ver na rua e não nas passerelles, a beleza é inclusiva e acessível, um sonho que todos podemos sonhar.

Em 2007, quando Valentino Garavani deixou a marca que fundou em 1959, a casa Valentino estava no seu declínio. Ainda era um nome de passadeira vermelha e adorado por uma geração de mulheres mais velhas mas entrou no novo milénio como uma marca à beira do declínio. Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli tomaram a direção criativa da marca em 2008 com um objetivo vincado: preservar o seu lado mais romântico e delicado mas dar-lhe a atitude que havia perdido.

E quando chegamos às fragrâncias, a filosofia por trás de cada uma das criações da perfumaria da maison Valentino é apenas uma: uma mulher tem de fazer as cabeças virar quando entra numa sala. Valentino Garavani entrou no universo da beleza em 1979 com Valentino Red mas foi em 2011 – após a transformação total da casa – que a marca se reinventou no mundo da beleza. Valentina foi um sucesso estrondoso na geração de mulheres jovens. E em 2019 volta a inovar com dois perfume representativos do fim desta década– a inclusão e a diversidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes dos perfumes, um par de sapatos que mudou tudo

Ironicamente, Giancarlo Giammetti (o parceiro de negócios de Valentino desde os anos 60), escreveu que as primeiras coleções de Chiuri e Piccioli foram um circo ridículo, longe de imaginar o impulso que iriam dar à marca.

Para a história fica o desfile de Outuno/Inverno de 2010 que captou as atenções de todas as mulheres. Com apenas um único produto – um par de sapatos com tiras em torno do torno do tornozelo e tachas de metal, os icónicos Rockstud que ainda hoje continuam a vender e a ter procura – Chiuri e Piccioli criaram uma obsessão em torno do nome Valentino. De celebridades a estrelas do street style, a marca em tempos adorada por Jaqueline Kennedy e eternamente associada a uma mulher mais velha, chegou à nova geração de líderes femininas

A história da Cinderela da moda

A Vogue chamou-lhe uma espécie de história da Cinderela – a forma como dois designers de acessórios acabaram por reinventar a casa Valentino graças à sua paixão pela arte, pela cultura romana e o seu instinto para o que as jovens gostam de usar.

Desde 2016 a solo na casa Valentino, Pierpaolo Piccioli criou uma estética de modernidade extraordinária, ao combinar a inovação com a tradição, a alta costura com a cultura de rua, abrindo as portas da marca à mulher de hoje. Como escreveu o The New York Times em Julho deste ano, “foi notável, no último dia da Semana da Moda de Paris, ouvir Pierpaolo Piccioli dedicar efetivamente a sua coleção à diversidade.” Porque a beleza é a forma como cada um de nós se vê a si próprio. “A alta costura é essencialmente sobre sermos únicos, sobre a individualidade”, disse Piccioli nos bastidores antes do desfile de Outono/Inverno de 2019.

E com a individualidade em primeiro plano, nasce Valentino Beauty

É sob esta alçada da expressão da nossa individualidade que Valentino dá o salto para um outro patamar na sua história ao procurar transmitir uma visão de uma beleza inclusiva e sem conformismos. E, indo buscar a sua inspiração à cultura romana, lança duas fragrâncias que são decididamente “born in Roma”, onde a reverência pelo passado e pala tradição se encontra com a atitude irreverente de hoje.

Estas fragrâncias são uma ode à celebração pessoal – tanto feminina como masculina – e que promove uma geração que faz o que quer mas que não esquece a sua tradição e a sua herança. São os aristopunks, a geração que tem orgulho nas suas raízes e cultura e que valoriza a diferença. Esta é a inspiração de Born in Roma Donna e Born in Roma Uomo, os dois perfumes Valentino. “Ser inclusivo enquanto se mantém uma fantasia do passado e se a transporta para os dias de hoje. A inclusividade é um dos meus valores primários e colaborar significa usar uma linguagem que inclua todos”, explica Pierpaolo Piccioli sobre o que está por trás destes dois novos perfumes.

Primeiro na moda e agora na beleza, Valentino reinventa-se constantemente e chega a uma geração que abraça a diversidade, que valoriza a personalidade, que adora as suas diferenças. A regra é não ter regras e isto parece ser o mote desta nova geração que vive com as redes sociais e que trouxe para o expoente máximo a aceitação das singularidades de todos nós.

A dar o rosto por estes perfumes estão dois jovens que representam esta individualidade que, por vezes, temos dificuldade em mostrar. Anwar Hadid dá voz a Born in Roma Uomo, um jovem que está a tentar forjar a sua própria identidade num mundo onde as suas irmãs (as modelos Bella e Gigi Hadid) têm milhões de seguidores. E Adut Akech, a modelo australiana-sudanesa e musa de Piccioli, é o rosto de Born in Roma Donna.

Fragrâncias que representam a celebração pessoal, as nossas diferenças e que impulsionam Valentino para um novo legado de marca inclusiva.

Born in Roma Donna e Born in Roma Uomo encontram-se à venda em Portugal nas perfumarias habituais com o preço de 64,60€ (Uomo, 50ml) e 88€ (Donna, 50ml).