Que antecipar o futuro está no ADN da serie “Simpsons” não é novo. A venda da 20th Century Fox à Disney, Trump, Lady Gaga, o Bosão de Higgs e muito mais desfilou pelo pequeno ecrã ao longo de vários anos. Só falta mesmo uma alusão ao coronavírus. Ou faltava, porque os fãs mais inveterados acreditam que a popular saga da família amarela, uma comédia com selo da Fox, previu o impacto do surto há décadas. Mas a resposta à pergunta do título é sim…e não.

Na realidade, corria o ano de 1993 quando um dos episódios aborda aquela que foi definida como a “Osaka Flu”, uma espécie de gripe que se teria propagado pela cidade de Springfield depois de os residentes terem encomendado uma série de espremedores do Japão. O que não é verdade é uma das imagens que surge associada a algumas outras efetivamente retiradas do programa — aquela que mostra o apresentador do telejornal com o alerta “coronavírus” em fundo.

https://twitter.com/CryptoWhale/status/1222966124117200901?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1222966124117200901&ref_url=https%3A%2F%2Fdeadline.com%2F2020%2F02%2Ffans-claim-the-simpsons-predicted-coronavirus-in-1993-1202848816%2F

Essa primeira imagem, terá sido retirada de um episódio da temperada 22, sendo as apalavras originais em destaque “Apocalypse Meow.”

Quanto ao episódio da “Osaka Flu”, as comparações com o mais recente Covid-19 são inevitáveis. O mesmo mostra o momento em que um funcionário em solo japonês está a empacotar estes objetos e formula um pedido: “Por favor, não digas ao supervisor que eu tenho gripe”, a que segue uma tosse dirigida à caixa — e assim se explicaria a sua entrada nos EUA. Mal os sofisticados espremedores chegam a Springfield, os locais começam a revelar sintomas da doença. Apesar de os criadores dos Simpsons não terem centrado o foco na localidade chinesa de Wuhan, os espectadores não demoraram a espalhar esta informação viral no Twitter — muitos deles reproduzindo, como é visível no tweet em cima, um mosaico de imagens que não é totalmente correto, já que inclui um quadradinho deturpado.

E para uma dose extra de bizarria, há quem defenda que o mesmo episódio prevê a certa altura a morte do basquetebolista Kobe Bryant e da sua filha Gigi. Tudo porque durante um noticiário sobre os danos provocados pelo vírus no quotidiano da cidade, aparece a imagem de um helicóptero descontrolado poucos minutos antes de se despenhar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR