Há dois dias, a NBA começou a tomar medidas a propósito do surto de coronavírus, entretanto catalogado pela Organização Mundial de Saúde como pandemia global. Entre outras medidas, acabaram os períodos abertos à comunicação social antes e depois dos encontros na zona dos balneários das equipas e as entrevistas passaram a ser feitas a uma distância mínima de dois metros. Nem todos aceitaram de bom grado a decisão.
In one hour, the following took place:
1. Thunder-Jazz game cancelled.
2. President Trump declares travel ban from Europe.
3. Tom Hanks and wife test positive for Coronavirus.
4. Rudy Gobert tests positive for Coronavirus.
5. NBA Season gets suspended. pic.twitter.com/hjXpsTT1Ox— ClutchPoints (@ClutchPoints) March 12, 2020
LeBron James, uma das grandes estrelas da competição e atual referência dos Los Angeles Lakers, referiu numa primeira instância que não estaria disposto a jogar num pavilhão sem espetadores, destacando que alinhava para o público e que sem ele não nada faria sentido. Uns dias depois, abriu a perspetiva e admitiu pela primeira vez que iria cumprir qualquer que fosse a decisão. Depois houve também casos de jogadores que desvalorizam por gestos as medidas preventivas da organização. Um deles foi Rudy Gobert, dos Utah Jazz.
BREAKING NEWS: NBA suspends 2019-20 season.
The NBA issued a statement on Wednesday night that all games will be suspended until further notice after a Utah Jazz player, reportedly Rudy Gobert, tested positive for the coronavirus. pic.twitter.com/uXPDHHOa4j
— CBS Sports HQ (@CBSSportsHQ) March 12, 2020
Há dois dias, o poste francês de 27 anos esteve numa conferência de imprensa e terminou a tocar em todos os microfones e gravadores em cima da mesa antes de abandonar a sala. Esta madrugada, noite nos Estados Unidos, foi o primeiro jogador da competição a acusar positivo num primeiro teste preliminar ao coronavírus. E a NBA parou, num anúncio feito quando decorriam alguns encontros à mesma história.
Aqui está o Rudy Gobert ironizando o protocolo da #NBA de prevenção ao coronavírus há dois dias atrás.
Saiu da coletiva tocando em todos os microfones dos repórteres.
O francês testou positivo para o vírus agora há pouco. https://t.co/xZIuaF5zhO
— Camisa 23 (@camisa_23) March 12, 2020
Os Philadelphia Sixers jogavam com os Detroit Pistons, os Charlotte Hornets defrontavam os Miami Heat e os Atlanta Hawks já estavam em campo com os New York Knicks quando o encontro entre Oklahoma City Thunder e Utah Jazz deveria começar. Tudo normal durante o aquecimento, tudo a apontar para o início do jogo, tudo a sair para o balneário. E a não voltar: pouco mais de meia hora depois, o speaker do pavilhão anunciou nos microfones do recinto que a partida tinha sido suspensa por “circunstâncias imprevistas”. E nada mais.
Rudy & Emmanuel have both been ruled out (illness) for tonight's game.
— Utah Jazz (@utahjazz) March 11, 2020
Here's the moment where the Oklahoma City Thunder fans are told that they have to leave the building
The Thunder were set to play the Utah Jazz, where All-Star center Rudy Gobert was just announced to have been infected by the coronavirus
The NBA has suspended its season pic.twitter.com/8MDyOna1nb
— The Esports Writer (@FionnOnFire) March 12, 2020
Cerca de uma hora depois, num comunicado que já aí deveria estar a ser preparado, a NBA anunciou a suspensão de todos os encontros daqui para a frente sem data para reatamento. “A NBA anuncia que um jogador dos Utah Jazz deu positivo num primeiro teste preliminar para Covid-19. O resultado foi conhecido pouco antes do início do jogo entre Oklahoma City Thunder e Utah Jazz na Chesapeake Energy Arena. Nessa altura, o jogo foi suspenso e o jogador já não se encontrava no recinto. A NBA vai suspender todos os jogos depois desta jornada até haver mais notícias. A NBA vai aproveitar este hiato para estudar os próximos passos a propósito da pandemia do coronavírus”, explicou na missiva, sem dizer o nome que rapidamente circulou na imprensa americana.
NBA To Suspend Season Following Tonight's Games pic.twitter.com/2PTx2fkLlW
— NBA (@NBA) March 12, 2020
De recordar que, esta quarta-feira, tinha sido decidido pela NBA a realização do jogo entre Golden State Warriors e Brooklyn Nets à porta fechada pela primeira vez na competição, ficando adiado para quinta-feira uma decisão que para já saiu de cima da mesa: a necessidade ou vontade de fazer todos os encontros à porta fechada.
BREAKING: Golden State Warriors to host Brooklyn Nets in empty arena, the first NBA game to be played without fans because of the coronavirus outbreak.
Full coverage of the virus impact on sports ???? https://t.co/3IQoUwKlgf
— AP Sports (@AP_Sports) March 11, 2020
Esta quinta-feira, foi confirmado mais um caso na mesma equipa, os Utah Jazz: Donovan Mitchell, um dos mais mediáticos jogadores da equipa, teve também um teste positivo para coronavírus, segundo avança a ESPN.
ESPN story on Donovan Mitchell: https://t.co/IyRYbAvCgl
— Adrian Wojnarowski (@wojespn) March 12, 2020