(Em atualização)
O secretário de Estado da Comunicação do governo brasileiro, Fábio Wajngarten, testou positivo para o novo coronavírus e está à espera de uma contraprova, de acordo com a imprensa brasileira. Wajngarten está atualmente isolado em casa.
A notícia surge dias depois de Wajngarten ter regressado ao Brasil com a comitiva presidencial de Jair Bolsonaro, que esteve em visita oficial nos Estados Unidos. O secretário de Estado esteve inclusivamente presente num jantar este sábado com o Presidente dos EUA, Donald Trump, e o vice-presidente do país, Mike Pence, no resort Mar-a-Lago, pertencente ao chefe de Estado norte-americano.
Wajngarten publicou na sua conta de Instagram uma fotografia em que está ao lado de Trump, com um boné onde se pode ler “Make Brazil Great Again” (“Tornem o Brasil grandioso outra vez”), uma adaptação do slogan de campanha de Trump “Make America Great Again”.
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vai ser testado. Também a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o chanceler Ernesto Araújo, os ministros da Defesa, Minas e Energia, Gabinete de Segurança Institucional, o chefe do Estado Maior das Forças Armadas e o deputado Eduardo Bolsonaro vão ser submetidos a análises.
Do lado norte-americano, a imprensa já avançou que Wajngarten estará infetado com Covid-19, mas ainda não foi anunciado nenhum teste ao Presidente dos Estados Unidos ou ao vice-presidente, Mike Pence.
De acordo com o Washington Post, Trump foi questionado sobre este tema por jornalistas na Casa Branca, antes do seu encontro com o primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar, e disse apenas que não está “preocupado”. “Ouvi qualquer coisa sobre isso. Jantámos juntos, não fizemos nada de especial. Sentámo-nos lado a lado por um período de tempo”, resumiu o Presidente.