São vídeos emocionantes que retratam como os italianos estão a desenvolver formas de lidar com o isolamento social em comunidade, mesmo sem sair de casa. Vários vídeos publicados nas redes sociais e no YouTube mostram momentos em que os italianos saíram para as varandas dos apartamentos para cantarem músicas tradicionais em coro.

Na publicação aqui em baixo, partilhada no Twitter, uma rua deserta em Siena é invadida pelas vozes da vizinhança que canta uma música tradicional daquela cidade italiana. Chama-se “Canto della Verbena”, que em português significa “Canção da Verbena”, mas o nome original da música era “Enquanto Siena dorme”.

Numa tradução literal, a letra da canção diz: “E enquanto Siena está a dormir, fica tudo em silêncio e a lua ilumina a Torre. Sinta-se no escuro, sozinho em paz, subjugado Fonte Gaia, que uma canção cante, de amor e paixão”. Depois o refrão: “Verbena nasce na Praça do Campo. Viva a nossa Siena, viva nossa Siena! Verbena nasce na Praça do Campo. Viva a nossa Siena, a cidade mais bonita!”.

Outro momento foi partilhado no YouTube e mostra a vizinhança à varanda num condomínio em Nápoles. Também eles se reuniram quem quebrar a quarentena obrigatória para cantar músicas de esperança e passar o tempo em isolamento social. O vídeo já se tornou viral.