Nos dias de hoje o isolamento social, mais que uma obrigação (em alguns casos) é um dever de todos aqueles que pretendam preservar a saúde pública. Isso obriga ao afastamento físico de familiares e amigos mas a tecnologia já permite colmatar — mesmo que só um pouco — essa distância. Existem as videochamadas.

Skype, Hangouts, Facetime ou Houseparty são algumas das aplicações que permitem este tipo de comunicação e que, por via das circunstâncias, têm vindo a ganhar muita popularidade. O Whatsapp, porém, continua a ser a mais presente na generalidade dos telemóveis (e computadores) do mundo inteiro.

Se ainda não sabe como usar esta funcionalidade da famosa app ou se tem alguma dúvida sobre o seu funcionamento, aqui tem uma breve explicação.

As chamadas propriamente ditas

Nota prévia: O Whatsapp só permite conversas entre quatro pessoas ao mesmo tempo (se pretender mais terá de o fazer com alguma das outras aplicações já mencionadas). Agora que isso já ficou claro, as videochamadas propriamente ditas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É importante, antes de tudo, ter a versão mais recente da aplicação e uma boa ligação à internet (seja por wi-fi ou por dados móveis), para garantir a qualidade do som e da imagem.

Para iniciar a chamada tomam-se os seguintes passos: Criar uma conversa de grupo com as pessoas com quem pretenda falar; abrir a mesma conversa e tocar no ícone de chamada; selecionar os contactos com os quais se pretendem estabelecer uma chamada.

O ícone de chamada dentro das conversas.

Depois de selecionados os contactos serão visíveis dois ícones na parte superior, um de um telefone e o outro de uma câmara de vídeo — terá de tocar no último para então dar início à videochamada com quatro participantes (no máximo, podem sempre ser menos).

Também poderá fazer videochamadas em grupo através das secção “Chamadas” que existe no menu do topo inferior da aplicação — isto não o obriga a ter um grupo com os amigos que deseja contactar. Se esta for a opção que pretende, o processo será o seguinte: abra a secção “Chamadas”, toque em “Nova chamada” e depois em “Nova chamada em grupo”. Uma vez lá, tudo o que precisa de fazer é pesquisar e selecionar os contactos para os quais deseja ligar. Quando eles estiverem selecionados, clique no ícone “Chamada de vídeo”.

Se quiser fazer uma video-chamada sem ser através de uma conversa de grupo já existente, comece por carregar no ícone destacado.

Finalmente, se já estiver a fazer uma videochamada com alguém e quiser adicionar outras pessoas basta carregar no ícone do canto superior direito e, de seguida, escolher de entre a sua lista de contactos a pessoa/as que quer juntar à conversa. Se elas aceitarem, em pouco tempo aparecerão no seu ecrã.

O ícone onde deve carregar caso já esteja numa vídeochamada e queira adicionar mais um participante.

Outros fatores a ter em conta

Antes de fazer qualquer videochamada é importante ter em conta vários fatores. Por exemplo: Mesmo em conversas que já estão a decorrer é possível, a qualquer momento, desligar a câmara, por exemplo, e manter apenas o áudio — basta clicar na opção para desligar a dita, um ícone de uma câmara riscada.

Caso o usuário que criou a videochamada queira expulsá-lo, por exemplo, ele não poderá fazê-lo. Cada participante tem a capacidade exclusiva de terminar a conversa.

Mais ainda convém ressalvar que todas as videochamadas aparecerão na guia “Chamadas” (o tal ícone que aparece na barra da parte inferior do ecrã), o que permite não só manter um histórico de todas as comunicações mas também permite que seja possível repetir diretamente chamadas já feitas anteriormente — poupando-lhe o trabalho de iniciar o processo do zero, caso queira apensa falar com pessoas com quem já falou deste modo.