A consultora Economist Intelligence Unit (EIU) alertou esta segunda-feira que o orçamento de Moçambique para este ano terá de ter “alterações significativas” tendo em conta a pandemia da covid-19, que deverá abrandar a recuperação económica prevista.

“As consequências da pandemia vão implicar alterações significativas ao orçamento, com a receita fiscal e a atividade económica a serem afetadas severamente”, escrevem os analistas numa nota sobre o orçamento do país.

No comentário, enviado aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os peritos da unidade de análise económica da revista britânica The Economist alertam que esperavam “que os esforços de reconstrução depois dos dois ciclones de 2019 continuassem a dominar as decisões de política este ano”.

No entanto, acrescentam, “apesar de esses esforços se manterem, a reduzida coleta fiscal e o abrandamento da atividade económica vai abrandar o ritmo da recuperação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na nota, os analistas chamam ainda a atenção para os atrasos na discussão e aprovação dos gastos para este ano, que “estão vários meses atrasados devido às eleições do ano passado”.

Estes atrasos, alertam, “estão em linha com a visão de que as deficiências operacionais das entidades públicas em Moçambique são estruturais, limitando a definição das políticas e o rumo das decisões, limitando a capacidade de implementar reformas que fortaleçam a gestão financeira e melhorem o ambiente operacional”.

Entre os efeitos da pandemia de covid-19, a EIU lembra que as restrições às exportações a nível mundial “parecem cada vez mais prováveis” e aponta que este abrandamento no fluxo de bens e mercadorias “podem criar cortes nas cadeias de abastecimento das empresas moçambicanas”.

Isto, por sua vez, “criaria restrições às importações de bens intermédios e de bens de consumo”, o que prejudicaria ainda mais as previsões de crescimento económico e de receita fiscal.