786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Federação cancela todas as provas de formação de futebol e futsal – sem campeão, subidas ou descidas

Este artigo tem mais de 4 anos

Federação Portuguesa de Futebol anunciou que todas as provas de futebol e futsal de formação estão canceladas sem campeão, subidas ou descidas. Associação de Futebol de Lisboa nega cancelamento.

i

Carlos Costa

Carlos Costa

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta sexta-feira através de comunicado que todas as provas dos escalões de formação de futebol e futsal no país estão canceladas, sem campeão, sem subidas e sem descidas. O presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) contrariou o anúncio, negando o cancelamento dos campeonatos lisboetas dos escalões de formação da época 2019/20, devido à pandemia de Covid-19.

“Deliberou a Direção da Federação Portuguesa de Futebol, após auscultar os seus associados, que devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato. Deste modo, não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas”, explicou, prosseguindo: “A complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigente em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em que é acompanhada pelas 22 Associações Distritais e Regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal”.

“Reconhecendo o inestimável papel dos clubes, enquanto formadores de jogadores de futebol, mas ainda de jovens e crianças, está a Federação Portuguesa de Futebol certa do seu apoio a esta medida excecional. Também eles, em segurança e estabilidade, estarão aptos a preparar da melhor forma possível a época 2020/21. As restantes competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol permanecem suspensas”, acrescentou, neste caso a propósito das provas do escalão sénior amadoras de futebol e futsal que continuam à espera de nova data.

“O país encontra-se, atualmente, em Estado de Emergência, regime que irá vigorar até ao dia 2 de abril, prazo que, como é do conhecimento público, poderá vir a ser igualmente prorrogado. Sendo bem provável que as medidas sejam estendidas no tempo e que persiste uma ligação indissociável entre a Escola e o Desporto, entendeu a Federação Portuguesa de Futebol que a prioridade de pais, avós, filhos e netos deve ser, obviamente, a de se dedicarem à proteção uns dos outros e às exigências escolares, em nome do direito à proteção da saúde”, disse ainda a Federação, que destacou também que “a situação provocada pela pandemia do Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que poderá rever – ampliando ou reduzindo – as medidas agora implementadas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num vídeo divulgado na rede social Facebook e dirigido aos clubes filiados, Nuno Lobo afirmou que “o que está escrito no comunicado da FPF, designadamente, no ponto oito, não é verdade, no que concerne à AFL”, e que apenas na próxima semana será tomada uma decisão, “tendo sempre em atenção a integridade física, a saúde e a vida de todos”.

“Ao contrário do que diz esse comunicado, em Lisboa não há qualquer decisão para esses escalões. Estamos a acompanhar e a monitorizar diariamente esta pandemia que assola todo o mundo. Tudo está a ser analisado internamente, na nossa associação, mas também com as outras 21 associações distritais e regionais de futebol”, observou Nuno Lobo.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora