Dark Mode 73,6 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Federação cancela todas as provas de formação de futebol e futsal – sem campeão, subidas ou descidas

Federação Portuguesa de Futebol anunciou que todas as provas de futebol e futsal de formação estão canceladas sem campeão, subidas ou descidas. Associação de Futebol de Lisboa nega cancelamento.

i

Carlos Costa

Carlos Costa

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta sexta-feira através de comunicado que todas as provas dos escalões de formação de futebol e futsal no país estão canceladas, sem campeão, sem subidas e sem descidas. O presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) contrariou o anúncio, negando o cancelamento dos campeonatos lisboetas dos escalões de formação da época 2019/20, devido à pandemia de Covid-19.

“Deliberou a Direção da Federação Portuguesa de Futebol, após auscultar os seus associados, que devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato. Deste modo, não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas”, explicou, prosseguindo: “A complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigente em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em que é acompanhada pelas 22 Associações Distritais e Regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal”.

“Reconhecendo o inestimável papel dos clubes, enquanto formadores de jogadores de futebol, mas ainda de jovens e crianças, está a Federação Portuguesa de Futebol certa do seu apoio a esta medida excecional. Também eles, em segurança e estabilidade, estarão aptos a preparar da melhor forma possível a época 2020/21. As restantes competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol permanecem suspensas”, acrescentou, neste caso a propósito das provas do escalão sénior amadoras de futebol e futsal que continuam à espera de nova data.

“O país encontra-se, atualmente, em Estado de Emergência, regime que irá vigorar até ao dia 2 de abril, prazo que, como é do conhecimento público, poderá vir a ser igualmente prorrogado. Sendo bem provável que as medidas sejam estendidas no tempo e que persiste uma ligação indissociável entre a Escola e o Desporto, entendeu a Federação Portuguesa de Futebol que a prioridade de pais, avós, filhos e netos deve ser, obviamente, a de se dedicarem à proteção uns dos outros e às exigências escolares, em nome do direito à proteção da saúde”, disse ainda a Federação, que destacou também que “a situação provocada pela pandemia do Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que poderá rever – ampliando ou reduzindo – as medidas agora implementadas”.

Num vídeo divulgado na rede social Facebook e dirigido aos clubes filiados, Nuno Lobo afirmou que “o que está escrito no comunicado da FPF, designadamente, no ponto oito, não é verdade, no que concerne à AFL”, e que apenas na próxima semana será tomada uma decisão, “tendo sempre em atenção a integridade física, a saúde e a vida de todos”.

“Ao contrário do que diz esse comunicado, em Lisboa não há qualquer decisão para esses escalões. Estamos a acompanhar e a monitorizar diariamente esta pandemia que assola todo o mundo. Tudo está a ser analisado internamente, na nossa associação, mas também com as outras 21 associações distritais e regionais de futebol”, observou Nuno Lobo.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.