A nova academia de desenvolvimento pessoal tinha lançamento marcado para setembro de 2020. Mas a quarentena trocou as voltas ao mentor Frederico (mais conhecido como Fred) Canto e Castro, que decidiu antecipar o projeto e colocar o Seekers Club online no passado domingo. Um modelo que assenta numa programação de workshops e eventos ao vivo, da gestão do stress e outras emoções às finanças pessoais. Até ao final de abril, o acesso é gratuito.

“Não existe um momento em que seja tão importante investir em nós como agora”, refere Fred ao Observador. O isolamento social, as preocupações com a saúde e as reservas face ao futuro da economia mundial e das finanças familiares fazem deste o timing ideal para o empreendedor sair em defesa do desenvolvimento pessoal dos portugueses.

“O Seekers Club começa há uns anos, quando saio da faculdade para criar a minha empresa mas sem conseguir os resultados que esperava. Não era uma questão de trabalhar mais, tinha de investir em mim”, explica. Correu o mundo, assistiu a palestras e seminários, começou a ler um livro por semana e a rodear-se de pessoas que considerava inspiradoras. A viragem, que entende até hoje como uma melhoria substancial na sua qualidade de vida, fê-lo encontrar a cara metade e abraçar um sucesso financeiro sem precedentes — em 2018, a Sonder, uma agência de modelos fora dos padrões convencionais, já faturava meio milhão de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A avó emprestou-lhe 20 mil euros. Hoje, fatura 500 mil e chegou a Barcelona

Agora, Fred quer ajudar outros a darem este salto qualitativo. E a faturar 500 mil? Quem sabe. “Gostava de ter tido um programa que me ajudasse a melhorar as diferentes áreas da minha vida. O que fizemos aqui foi criar um único sítio que integra essas áreas e que conta com especialistas e estudiosos de cada uma delas”, acrescenta.

Durante o mês de abril, período de acesso gratuito, serão lançados três workshops, direcionados para as necessidades mais prementes dos portugueses neste momento de crise. O primeiro chega já no primeiro chega à plataforma no próximo domingo, com Fred Canto e Castro e o tema “Como criar novas oportunidades”. No dia 20, “Como gerir o stress em momentos de ansiedade”, com Sofia Castro Fernandes. Na semana seguinte, será a vez de Isabel Silva falar sobre “Como ter uma saúde de ferro”. Nos dias de estreia, participantes e mentores poderão trocar impressões no final da sessão.

Fred Canto e Castro com as mentoras do primeiros workshops: Isabel Silva (à esquerda) e Sofia Castro Fernandes © Divulgação

Em menos de uma semana, o Seekers Club conta com centenas de inscritos e o empresário quer ultrapassar as 1.000 pessoas no final desta semana. A partir de maio, novos conteúdos e mentores vão chegar à academia, entre estes Nuno Ferreira Pires, CEO da Sport TV, a fotógrafa Isabel Saldanha, o youtuber Miguel Luz, a jornalista de economia Bárbara Barroso e Miguel Oliveira, piloto de MotoGP. Além dos workshops gravados, estão previstas sessões ao vivo. Após o surto, o programa quer também afirmar-se em eventos físicos, que ponham as pessoas em contacto. Após o período de acesso gratuito, a mensalidade será de 19,99 euros.

“Até ao final do ano, queremos assumir-nos como a academia líder na área do desenvolvimento pessoal em Portugal”, afirma Fred, ao mesmo tempo que projeta um futuro internacional para o Seekers Club, mas sem adiantar quais os países debaixo de olho.