O líder norte-coreano Kim Jong-Un voltou a ser visto em público depois de 20 dias de ausência, contradizendo assim os rumores sobre sua saúde. A notícia é dada pela agência noticiosa da Coreia do Norte, a KCNA, e citada pela Yonhap, agência de notícias pública da Coreia do Sul. Vários outros jornais asiáticos e ocidentais (como a BBC), estão a avançar com o mesmo relato — todos citando a mesma KCNA.

Kim terá participado na cerimónia  de inauguração de uma fábrica de fertilizantes em Sunchon, província de Phyongan do Sul, afirmam. Esta poderá ser a sua primeira atividade pública desde 11 de abril, altura em que presidiu uma reunião do departamento político do Partido dos Trabalhadores. A sua ausência nos eventos comemorativos dos 108 anos do nascimento do seu avô, Kim Il-sung, a 15 de abril, gerou especulações sobre o seu estado de saúde.

A KCNA, agência noticiosa da Coreia do Norte, relatou ainda que Kim Jon-Un foi recebido com “retumbantes aplausos” por parte dos trabalhadores da fábrica em questão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR