Alguns doentes com Covid-19 que parecem estar relativamente bem estão, na verdade, com níveis perigosamente baixos de oxigenação. Este é um sintoma, conhecido como “hipóxia silenciosa“, que os médicos dizem não compreender porque desafia os parâmetros habituais de oxigenação e de sintomatologia – ou seja, os doentes podem estar a sofrer danos nos órgãos internos sem que os médicos se apercebam, o que é um risco ainda maior caso os doentes estejam a ser tratados em casa.

Em circunstâncias normais, uma pessoa saudável tem uma saturação de oxigénio de pelo menos 95%, mas médicos no Reino Unido, citados pelo The Guardian, relatam que alguns doentes são internados com níveis de oxigenação na casa dos 80% ou dos 70% – até 50% – o que normalmente significaria que as pessoas estariam com enormes dificuldades em respirar, podendo desmaiar ou, até, morrer.

Mas alguns destes doentes Covid-19, com baixíssimos índices de oxigenação, sentem dores no peito e dificuldade respiratória mas conseguem estar de pé e falar com as equipas médicas. É um quadro que está a deixar vários médicos muito confusos, aumentando as dúvidas sobre a forma como este novo coronavírus ataca o corpo humano e os pulmões.

“Estamos a ver doentes com oxigenação muito baixa, sem que se apercebam disso. Não é algo que estejamos habituados a ver na gripe ou nas pneumonias comuns. É algo muito mais profundo e concluímos que estamos perante um fenómeno fisiológico muito anormal”, diz Jonathan Bannard-Smith, um médico da Manchester Royal Infirmary.

Um outro médico citado pelo The Guardian conta que, provavelmente, sentiu na própria pele este efeito. Mike Charlesworth, um anestesista, esteve em casa com Covid-19 em março. Teve tosse e febre e esteve 48 horas consecutivas sem sair da cama e, olhando para trás, diz que houve momentos em que provavelmente terá tido níveis de oxigenação muito baixos: “Cheguei a enviar mensagens escritas muito estranhas, usando o meu telemóvel. Basicamente, estava a delirar”, diz o médico, acrescentando que a sua mulher também notou que ele tinha os lábios roxos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR