A Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP) anunciou esta terça-feira uma iniciativa para ajudar a relançar o turismo em Portugal, preparando-se para levar 46 dos seus associados a visitar diversas regiões do país.

A ação, que irá abranger 18 distritos de Portugal continental e ainda as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, será, segundo a ABVP, realizada “de forma concertada e em simultâneo, para enaltecer o país enquanto destino de excelência”.

É o nosso humilde contributo para o relançamento do turismo em Portugal, especialmente nos chamados territórios de baixa densidade, onde a atividade de pequenos proprietários de unidades de turismo rural e restaurantes, por exemplo, tem grande impacto nas economias locais”, explicou, em comunicado, Filipe Morato Gomes, presidente da associação, e autor do blog “Alma de Viajante”.

Segundo a ABVP, a iniciativa irá “evitar as capitais de distrito, centrando-se na divulgação das belezas de vilas, aldeias, ilhas e parques naturais de Portugal”, tendo cada blogger escolhido uma região distinta para visitar, e sobre a qual irá produzir “conteúdos inéditos, divulgando atrações históricas, culturais, naturais, arquitetónicas ou gastronómicas“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A ABVP acredita no imenso potencial de uma ação concertada entre os bloggers de viagem, uma vez que a audiência combinada dos associados da ABVP atinge milhões de leitores (potenciais turistas), maioritariamente portugueses. São expectáveis milhares publicações nas redes sociais e pelo menos uma centena de artigos inéditos sobre Portugal a publicar nos blogues“, pode ler-se no comunicado.

Segundo os responsáveis da ABVP, a ação irá desenrolar-se “logo que seja possível viajar”, estando previsto que os conteúdos produzidos possam integrar um livro de crónicas de viagens dedicado, inteiramente, a Portugal, que será lançado no próximo ano.

“Mais do que nunca, este é o momento de olhar para Portugal, um país entusiasmante e com grande diversidade de atrativos para quem ama explorar, ‘respira’ a viajar. Ao fazê-lo, sentimos que estamos a contribuir para a recuperação da economia, sabendo da importância do turismo no PIB”, completou Rui Barbosa Batista, vice-presidente da ABVP e autor do blogue “Bornfreee”.