Nunca, desde 1904, o Benfica tinha passado cinco jogos seguidos sem ganhar em casa. Ao perder esta terça-feira, frente ao Santa Clara, os encarnados voltaram a não festejar na Luz, depois de três empates (Shakhtar, Moreirense e Tondela) e outra derrota (Sp. Braga), e atingiram um registo negativo que nenhuma equipa tinha alcançado em 116 anos de história. Neste momento, o conjunto de Bruno Lage não vence dentro de portas desde fevereiro, altura em que ganhou ao Famalicão para a Taça de Portugal.
Mas o resultado negativo com os açorianos, que pode empurrar o Benfica novamente para o segundo lugar em caso de vitória do FC Porto com o Boavista, trouxe mais dados negativos à série terrível que os encarnados atravessam. Os quatro golos marcados pelo Santa Clara na Luz — divididos entre Anderson Carvalho, Zaidu, Crysan e Zé Manuel — quebraram dois registos que levava, já 23 anos. Desde 1997 que o Benfica não sofria quatro golos em casa (na altura, foi às mãos do Salgueiros, treinado por Manuel José, e numa partida em que os encarnados também estiveram a ganhar por 3-2), e também desde 1997 que não sofria três derrotas na Luz na mesma época, sendo que, nesse ano, acabou a temporada em terceiro e a 27 pontos do campeão FC Porto.
E se os dados são negativos para o Benfica, são positivos para o Santa Clara. A equipa de São Miguel, que está mais do que confortável na tabela e que mostrou na Luz que é um dos conjuntos que melhor futebol joga na Liga, ganhou pela primeira vez na história em casa do Benfica e marcou quatro golos fora dos Açores, algo que ainda não tinha feito esta temporada.
Benfica a sofrer 4 golos em casa em jogos da Liga
3×4 vs Belenenses – 38/39
1×4 vs Sporting – 38/39
2×4 vs Sporting – 40/41
4×5 vs Sporting – 43/44
4×5 vs Olhanense – 43/44
1×4 vs Sporting – 47/48
2×4 vs Sporting – 65/66
3×4 vs Salgueiros – 96/97
3×4 SANTA CLARA – 19/20 pic.twitter.com/fZD3eMs6Jy— Playmaker (@playmaker_PT) June 23, 2020
Na flash interview, onde surgiu claramente descontente, Bruno Lage pareceu responsabilizar os jogadores pelos erros cometidos nos golos do Santa Clara: o de Nuno Tavares no primeiro, o de Rúben Dias na grande penalidade e o de Ferro no que dá a vitória, já nos descontos. “A forma como sofremos os quatro golos… Não é para tirar mérito ao Santa Clara, mas foram duas carambolas, um canto e um penálti. Ficamos muito tristes porque foi uma primeira parte equilibrada, sabíamos que íamos defrontar uma equipa bem organizada, com uma ideia de jogo boa. Tentámos fazer o nosso jogo, criar ocasiões. Sofremos o primeiro golo contra a corrente do jogo. Acho que a equipa, com as nossas mexidas, entrou muito forte na segunda parte, fazemos o 1-1, o 2-1… Depois oferecemos esta última bola e o golo. Quem marca três golos, depois de virar o resultado… O jogo tem de ser nosso”, explicou o treinador, que reconheceu que a ausência de público nas bancadas pode ter tido alguma influência nos instantes finais mas defendeu que a equipa teria de ter feito mais.
“Depois de três golos não podemos sofrer o quarto. Tínhamos de fazer o nosso trabalho, fizemos três golos e não podíamos oferecer quatro golos, não podemos andar a lamentar nada. O que fizemos em termos ofensivos, em termos defensivos, pelas carambolas, o canto, o penálti… O jogo tinha de ser nosso, os três pontos tinham de ser nossos”, disse Lage, que voltou a recusar comentar o facto de o Benfica poder perder a liderança para o FC Porto, sublinhando que só fala da equipa encarnada.
E quando confrontado pelos jornalistas sobre o futuro no Benfica após esta derrota, Bruno Lage reagiu assim: “Às vezes fico a pensar em quem vocês andam a tentar promover para entrar no meu lugar. Ou até às vezes a quem andam a pagar alguns almoços, alguns jantares ou algumas viagens para entrar aqui no meu lugar. O lugar não é meu, o lugar é do Benfica. A forma como conseguimos chegar aos golos e a forma como sofremos os golos deixa-nos um sabor amargo, e são três pontos que nós não podíamos ter perdido. Não podíamos conceder quatro golos, em particular da maneira como os sofremos.”
O Benfica não sofria 3 derrotas em casa na Liga na mesma época desde 1996/1997 ❌????
▶ Benfica 0x2 FC Porto
▶ Benfica 0x1 Braga
▶ BENFICA 3X4 SANTA CLARA pic.twitter.com/hJDJzftwRg— Playmaker (@playmaker_PT) June 23, 2020