O número de funcionários do Santuário de Fátima infetados com a Covid-19 subiu para 24 após terem sido realizados testes a 334 pessoas, anunciou esta terça-feira a instituição católica em comunicado.

“Todos os casos têm ligação ao coro do Santuário e os colaboradores da Instituição não têm qualquer contacto com os peregrinos. Os pacientes infetados encontram-se em casa, com o devido acompanhamento, e não inspiram, até à data, especiais cuidados”, diz o Santuário de Fátima.

De acordo com a mesma nota, o santuário já identificou “todos os contactos diretos com os pacientes infetados dentro da Instituição, enviando-os para casa, para cumprirem o isolamento profilático determinado nestas situações, ainda que tenham testado negativo”.

“Analisados estes resultados, ouvida a autoridade de saúde competente, com quem o Santuário tem estado em total e estreita articulação, considera-se que o foco de infeção está circunscrito, não estando em causa a segurança e a saúde de colaboradores e peregrinos”, acrescenta a instituição, garantindo que todas as celebrações se mantêm e os serviços continuam a funcionar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Santuário de Fátima continua a fazer tudo o que for necessário para garantir todas as condições de saúde e segurança de todos os colaboradores e peregrinos. Renovamos o pedido a todos quantos nos visitam para cumprirem as regras de distanciamento social e o uso de máscara nos espaços do Santuário fechados ou com muita gente”, lê-se ainda na nota.

No Santuário de Fátima, o coro e os músicos ensaiam e cantam habitualmente numa sala fechada no topo do recinto, sem contacto direto com os peregrinos.

Fátima foi “deserto escuro” num santuário vazio, em noite de velas sem luz

A pandemia da Covid-19, que já atingiu mais de 9 milhões de pessoas em todo o mundo e provocou a morte a perto de 500 milhões de doentes, obrigou o Santuário de Fátima a realizar, de forma inédita, a peregrinação de 13 de Maio sem peregrinos neste ano. A partir de junho, porém, o santuário já começou a receber peregrinos de novo.

Em Portugal, de acordo com as últimas informações divulgadas pela Direção-Geral da Saúde, em Portugal já foram diagnosticados 39.737 casos de Covid-19 e 1.540 pessoas já morreram na sequência da infeção.