Dois novos topos de gama Note20 e Note20 Ultra (com 5G), dois novos tablets, o Tab S7 e S7+, que vêm acompanhados de uma atualização na parceria que a Samsung tem com a Microsoft, novos auriculares sem fios (Galaxy Buds Live), o novo smartwatch Galaxy Watch 3 e o novo dobrável, o Galaxy Z Fold 2. Foram estas as cinco as novidades que a marca apresentou no evento anual Galaxy Unpacked, que este ano é 100% digital — gravado na Coreia do Sul e transmitido em em direto para o mundo todo.

No vídeo de promoção do evento, a expectativa já apontava para que a Samsung apresentasse cinco novidades para o segundo semestre de 2020 e os rumores indicavam que o Galaxy Fold teria um sucessor. “O 5G e os dobáveis vão ser pilares fundamentais do futuro da Samsung“, afirmou Federico Casalagno já na reta final do evento.

À distância de um ecrã foi tudo apresentado online e em segurança. Se quiser rever o evento, pode clicar no link abaixo.

Federico Casalagno, executivo na Samsung Electronics, deu início a um Samsung Unpacked “em segurança”, com cada um dos espectadores no “conforto de sua casa”. “O mundo mudou de forma tão imprevisível que não podemos ficar no passado“, afirmou, acrescentando que a Samsung quer estar na vanguarda dessa mudança. Seguiu-se TM Roh, presidente das comunicações móveis da marca, que entrou no evento para dizer que é “preciso abraçar o novo normal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Novos Galaxy Note20 e Note20 Ultra já com 5G (o modelo mais barato não tem)

“As pessoas dependem da tecnologia como nunca”, disse Roh, antes de anunciar os equipamentos “mais poderosos” que vão ajudar as pessoas no seu dia a dia. E é a partir daqui que anuncia os novos topos de gama da marca, o Galaxy Note20 e Galaxy e o Note20 Ultra, que vêm “transformar” a forma como as pessoas trabalham e “elevar a produtividade a um novo patamar” e que já incluem 5G. Como? Com o processador mais rápido de sempre num Galaxy, o Exynos990 (7nm), por exemplo. E com a nova caneta S Pen e o bloco de notas Samsung Notes, que desde 2011 têm vindo a evoluir com o objetivo de proporcionar uma experiência de escrita digital mais natural e idêntica à da caneta para o papel.

Com a nova S Pen, a marca promete facilitar a navegação no telemóvel. Por exemplo: se o utilizador desejar regressar ao ecrã inicial basta fazer um movimento contínuo para cima e para baixo com a S Pen. Já o Samsung Notes vem agora com funcionalidades de gravação áudio e partilha automática e está também preparado para converter a escrita que é mais confusa numa caligrafia percetível. Além disso, a atualização do Notes permite editar, anotar ou destacar comentários em PDF ou apresentações em Microsoft PowerPoint.

Outra novidade: juntamente com o parceiro de longa data, a Microsoft, a marca tentou melhorar também a interligação entre o Galaxy Note20 e um PC com Windows. Com a atualização que a marca fez da parceria com a Windows, a Link to Windows, o utilizador também vai poder aceder mais facilmente às aplicações que tem no telemóvel diretamente a partir de um computador equipado com o sistema operativo da marca.

A marca promete ainda para este ano a possibilidade de o utilizador correr diversas aplicações lado a lado no seu computador. Para tirar o máximo proveito desta funcionalidade, é preciso que o Samsung Notes faça uma sincronização com o Microsoft OneNote e o Outlook e uma sincronização das notificações do Outlook, To Do e Teams.

Os novos Samsung Note20 em três cores (incluindo a nova Mystic Bronze)

A linha Galaxy Note20 também inclui os jogos Xbox, através do Xbox Game Pass Ultimate que dá acesso a uma biblioteca na cloud com mais de 100 títulos de videojogos, incluindo o “Minecraft Dungeons”, o “Forza Horizon 4” e o “Gears of War 5: Ultimate Edition”, que será lançado este ano. Os jogos beneficiam da rapidez e da baixa latência da rede 5G e do Wi-Fi 6, com latência otimizada para videojogos.

Em matéria de qualidade de imagem, os novos Galaxy Note20 vêm com uma câmara 8K, um aspect ratio de 21:9 e gravação de 24fps e um novo modo Pro Video, que permite uma edição ao estilo cinematográfico, com um foco mais profissional. Além disto, os novos modelos vêm com um novo sensor de Auto-Focus, que permite uma focagem mais precisa, além da funcionalidade do Live Focus Video e do Space Zoom, que permite fotografar cenários com mais detalhe.

Com a funcionalidade Samsung DeX, pela primeira vez, vai ser possível ligar automaticamente a linha Galaxy Note20 a uma Smart TV quando precisar de um ecrã maior para o que está a fazer.

Os modelos Ultra estão disponíveis em preto, Mystic Bronze e branco

Pela primeira vez na série Note, o Galaxy Note20 Ultra vem acompanhado de um ecrã Dynamic AMOLED 2X, que se ajusta automaticamente aos conteúdos que os utilizadores estiverem a visualizar, prolongando desta forma a duração da bateria. Vem também com uma bateria inteligente de longa duração e suporte a carregamento super-rápido, recebendo mais de 50% de carga em 30 minutos.

A pré-venda da gama Galaxy Note20 começa esta quarta-feira e o lançamento oficial ocorre a 21 de agosto. Quem quiser adquirir o modelo mais económico, não terá direito a ligação 5G e terá de desembolsar 989,90 euros. O Note20 5G custa 1089,90 euros e o Ultra 5G pode ir até aos 1439,90 euros, dependendo da versão de armazenamento que se escolha — a de 8 GB de RAM e 256 GB de memória custa 1.339 euros, e a de 12 GB de RAM e 512 GB de memória custa 1.439 euros.

Novos tablets: Tab S7 e S7+ com quatro colunas

Além dos novos smartphones, a Samsung lançou novos tablets S7 e S7+, que também vêm incorporados com as novas funcionalidades da S Pen. Estes dois modelos integram o mais recente processador e conectividade 5G12 e possuem ecrãs grandes, de 11 e 12,4 polegadas respetivamente, com uma taxa de atualização até 120Hz. Contam com ecrãs de 11 e 12 polegadas,u m processador Snapdragon 865+, 128 GB de armazenamento e quatro colunas.

Os preços dos novos tablets vão dos 759,90 euros até aos 1.069 euros, dependendo do modelo, do armazenamento e da ligação 5G.

Novos auriculares sem fios Galaxy Buds Live

Os novos earbuds da marca sul-coreana já são conhecidos: combinam a experiência sonora da AKG com um grande altifalante de 12mm e um novo canal de graves, prometendo um som mais rico e profundo. Os Galaxy Buds Live incluem três microfones e uma unidade de Voice Pickup para que o utilizador se sinta no mesmo espaço que os seus familiares ou amigos ainda que esteja à distância. Estes auriculares possuem cancelamento ativo de ruído o que permite elevar a qualidade de som e permitir ao utilizador “desligar-se” do que está à sua volta.

A nova cor Mystic Bronze também é uma das apostas dos auriculares sem fios

Novos relógio inteligente Galaxy Watch3

Depois dos auriculares sem fios, seguiram-se os novos smartwatches da marca sul coreana, o Galaxy Watch 3, que a empresa diz terem sido criados a partir de materiais premium e com uma versão mais reduzida do bisel giratório. O objetivo deste novo relógio é que seja um centro para uma experiência de saúde e bem-estar, que inclui um conjunto de funcionalidades desenvolvido a partir de uma avançada tecnologia de sensores.

Este novo Galaxy Watch3 permite medir a pressão arterial e eletrocardiograma, ajudando o utilizador a monitorizar e a gerir o estado da sua saúde diariamente. Se o utilizador der uma queda ao ar livre ou em casa, por exemplo, Galaxy Watch3 permite detetar esta mesma queda e enviar uma mensagem SOS aos contactos de emergência.

Além de estar disponível em Mystic Silver, o smartwatch também está disponível em preto e em Mystic Bronze

Os smartwatches Galxy Watch 3 vêm em duas versões, a de 41 mm e a de 45 mm, que estão disponíveis em LTE (4G) ou Bluetooth. A versão Galaxy Watch3 LTE 45mm custa 509,90 euros, por exemplo.

Mais um dobrável: Samsung lança Galaxy Z Fold 2

Confirma-se que a Samsung vai lançar um segundo smartphone dobrável, o Galaxy Z Fold 2, que vem equipado com dois ecrãs Infinity-O, praticamente sem moldura. O ecrã da capa de 6,2 polegadas e um ecrã principal de 7,6 polegadas, tornam este modelo maior do que o Galaxy Fold, o primeiro modelo dobrável da marca, e estará disponível em duas cores Mystic Black e Mystic Bronze.

A marca diz que o ecrã deste novo Fold é composto por diversas camadas que deixam o vidro mais flexível e que permite que seja dobrado, diminuindo o efeito dos vincos. O modelo vem também com um sistema de fibras que extrai as partículas e resíduos que se acumulam nos orifícios e dobradiça. Além das duas versões, a Samsung fez ainda uma parceria com a marca de moda Thom Browne, para lançar uma edição limitada com a sua assinatura.

Imagem do Galaxy Z Fold 2 em Mystical Bronze

Este telemóvel só ficará disponível para pré-venda a 1 de setembro, anunciou a marca, dia em que serão revelados mais detalhes sobre o Fold 2. Não se sabe por isso quanto custará este modelo, mas o primeiro rondava os 2 mil euros. No ano passado, quando este primeiro modelo foi libertado, surgiram várias queixas e teve mesmo de ver o seu lançamento adiado alguns meses.

Telemóveis: o que é melhor, dois ecrãs ou um ecrã dobrável?

Os anteriores lançamento da Samsung

Há poucas semanas, a Samsung também anunciou o Galaxy Z Flip 5G, uma versão melhorada do smartphone dobrável de formato retangular que já tinha sido apresentado em fevereiro. Como diz o nome, o Z Flip 5G tem possibilidade de conectar-se a redes 5G, que deverão aparecer em Portugal em 2021 e tem um processador mais potente do que a versão base. O novo telemóvel vai ser lançado no mercado a 7 de agosto e tem um preço base de 1.449,99 dólares (cerca de 1.252 euros).

Samsung anuncia smartphone dobrável com 5G

E, em fevereiro deste ano, a marca já tinha anunciado outras cinco novidades: o dobrável Flip, três novos topos de gama com 5G, novas parcerias com grandes marcas e com novos auriculares sem fios, os Galaxy Buds+.

Novo dobrável, topos de gama com 5G e parceria com a Netflix. As 5 novidades da Samsung para 2020

No ano passado, por esta altura, as novidades da marca sul-coreana em relação aos modelos Note foram apresentadas no Barclays Center, em Brooklyn, Nova Iorque, e as apostas foram todas colocadas nos topos de gama Galaxy Note 10, Note 10+ e um Note 10+ com acesso à rede 5G. Na análise que o Observador fez pouco tempo depois ao Galaxy Note 10+, este novo equipamento da marca que compete diretamente com a Huawei e a Apple mereceu 5 estrelas, apesar de o jornalista Manuel Pestana Machado ter encontrado alguns detalhes que podiam ser melhoradas. Leia a análise aqui.

Análise Galaxy Note 10+ em 4 Gifs. Agora sim, Samsung