Pela primeira vez em três dias, o número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus voltou a ultrapassar os 200 em Portugal, confirma o relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) publicado esta sexta-feira. Há mais 214 casos de Covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas e mais cinco vítimas mortais.

As cinco mortes por Covid-19 registadas desde segunda-feira são todas de Lisboa e Vale do Tejo. Todas as vítimas mortais são do sexo feminino, confirma o relatório da DGS. Quanto aos 214 novos infetados, 97 deles são do sexo masculino e 117 são mulheres. Não é claro a partir do boletim a distribuição dos casos e dos óbitos pelas faixas etárias.

O número total de casos sobe assim para 54.448 e o de óbitos para 1.784. De acordo com as autoridades de saúde, há mais 136 recuperados desde segunda-feira. O número de internamentos mantém-se nos 336 e, destes, 38 estão nos cuidados intensivos. É menos uma pessoa em UCI do que no dia anterior.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é a que mais novos casos de infeção pelo novo coronavírus registou nas últimas 24 horas: são mais 128, quase o dobro que havia sido registado na segunda-feira e 60% do total nacional. Desde 14 de agosto que a percentagem dos casos referentes a Lisboa e Vale do Tejo não era tão alta. A região parece assim voltar a ser o epicentro da Covid-19, no país.

O Norte, que no último domingo chegou a registar mais novos casos que qualquer outra região, tem mais 58 novos casos, o Centro mais 12, o Alentejo mais oito e o Sul mais três. Nos arquipélagos portugueses, a Madeira tem mais quatro casos — o número mais alto desde 3 de agosto — e os Açores mais um do que na segunda-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR