A justiça norte-americana quer despojar Edward Snowden de todos os rendimentos que auferiu depois de ter revelado informação confidencial dos serviços secretos dos Estados Unidos, noticiou o Politico. No âmbito da acusação, foi divulgada uma lista de 67 eventos e respetivos honorários, onde consta, por exemplo, um pagamento feito pela Associação de Turismo de Cascais.

Segundo a agência que trata dos agendamentos de Edward Snowden, American Program Bureau, o norte-americano participou em 67 palestras e outros eventos online, entre setembro de 2015 e maio de 2020, tendo para isso recebido, no total, cerca de um milhão de euros.

O primeiro e mais bem pago evento foi para uma corretora de Hong Kong, CLSA, que lhe pagou 50 mil dólares (cerca de 42 mil euros). A participação nas Conferências do Estoril, em 2017, foi o terceiro evento mais bem pago deste período — 32 mil dólares (cerca de 27 mil euros).

Bernardo Corrêa de Barros, presidente da Associação de Turismo de Cascais, confirmou ao Observador o pagamento dos honorários ao orador, depois de a organização do evento do Estoril o solicitarem à associação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não achámos que fosse um preço disparatado”, disse Bernardo Corrêa de Barros, presidente da Associação de Turismo de Cascais.

O presidente da associação acrescentou que, em 2017, apoiaram a vinda de outros oradores para a mesma conferência. “Os oradores têm diferentes preços.”

O pagamento feito a Edward Snowden, assim como aos outros oradores, estava previsto no plano anual da associação, “foi apresentado aos associados e votado”, explicou Bernardo Corrêa de Barros. “Foi um procedimento perfeitamente normal.”

A associação de direito privado tem 280 associados, entre eles a Câmara Municipal de Cascais. Entre os fundos da associação contam-se os contributos dos associados, patrocínios ou resultados dos jogos do Casino do Estoril.

Em relação aos eventos em Portugal, Edward Snowden também participou na Web Summit 2019, em Lisboa. Mas, neste caso, a participação “não envolveu qualquer pagamento”, disse ao Observador fonte da Web Summit.

“A política da Web Summit é a de reunir os oradores mais influentes e interessantes de todo o mundo para falarem ao nosso público. Não existe pagamento de quaisquer honorários”, disse fonte da Web Summit.

Além das verbas atribuídas pelas palestras online, a justiça norte-americana também quer ficar com os direitos de autor resultantes da venda do livro de Snowden, “Permanent Record”, onde são reveladas informações confidenciais sobre a NSA e CIA.

Edward Snowden, antigo analista da Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA), encontra-se exilado na Rússia desde 2013, depois de ter exposto informação sobre os programas de vigilância da organização. Foi por isso acusado de transmitir informações confidenciais a pessoas não autorizadas, divulgar comunicações relacionadas com os serviços secretos e roubar propriedade governamental.

Atualizado dia 19 de agosto, às 16h15, com a resposta da Web Summit.