CIA
Afeganistão

Forças afegãs acusadas de crimes de guerra

As acusações são feitas num relatório da Human Rights Wathch, que afirma que as forças militares afegãs apoiadas pela CIA cometeram abusos graves. Entre eles está a morte de vários civis.
Estados Unidos da América

Jornal russo avança nome de espião dos EUA

Oleg Smolenkov terá sido resgatado com a família durante umas férias em Montenegro e estará a viver nos Estados Unidos. Rússia desvaloriza e fala em "ficção".
Tortura

20 canções que a CIA usa para torturar

570
De Eminem a Bee Gees, de Metallica a Christina Aguilera. São muitos os temas que a agência americana usa nos interrogatórios. Prisioneiros são sujeitos a horas e horas destes temas em quartos escuros.
Universidade de Coimbra

Cientistas criam sistemas de proteção a incêndios

112
Entre os três sistemas de proteção está uma tela "para proteção de pessoas em viaturas", "uma cerca para proteção de habitações e aglomerados populacionais" e "um sistema de aspersão"-
Estados Unidos da América

Khashoggi. CIA reforça suspeita sobre sauditas

Os senadores norte-americanos que saíram da audiência com a diretora da CIA declararam-se ainda mais convencidos da responsabilidade do príncipe herdeiro saudita no assassínio do jornalista.
Estados Unidos da América

Khashoggi. Casa Branca não quer CIA no Senado

A reunião do Senado vai servir para abordar o futuro das relações com a Arábia Saudita. Quando o assunto é a segurança nacional, os serviços de informação costumam estar presentes.
Estados Unidos da América

Médicos queriam soro da verdade para terroristas

A equipa de médicos da CIA queria utilizar um "soro da verdade" com os suspeitos dos ataques de 11 de setembro. Um relatório agora divulgado detalha as técnicas de tortura da agência norte-americana.
Arábia Saudita

Khashoggi. CIA terá ouvido gravação da morte

Numa visita secreta, Gina Haspel terá tido acesso à gravação que revela o interrogatório e tortura a que foi sujeito o jornalista antes de ser morto, noticiou o jornal The Washington Post.
CIA

Ex-diretor da CIA admite ir à Justiça contra Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca.
Estados Unidos da América

Ex-diretor da CIA impedido de aceder a segredos

Ex-diretor da CIA John Brennan vai deixar de poder ter acesso a segredos de defesa. A decisão foi tomada por Donald Trump. Brennan tem sido um duro crítico do Presidente dos EUA.
Presidente Trump

Ex-diretor do CIA critica "palhaçadas" de Trump

141
O ex-diretor da CIA criticou as "políticas protecionistas" e as "palhaçadas" do presidente norte-americano, depois de Donald Trump ter suspendido o acordo assinado horas antes na cimeira do G7.
Estados Unidos da América

Senador John McCain contra Gina Haspel na CIA

Gina Haspel foi nomeada por Trump para chefiar os serviços secretos. O senador John McCain afirmou que é contra, porque Haspel não reconhece "a imoralidade da tortura".
Estados Unidos da América

CIA. Candidata diz que não vai aceitar tortura 

Gina Haspel disse que a não retomará o programa de extensos interrogatórios e de tortura introduzido após o "11 de setembro" mesmo que o Presidente dos Estados Unidos o peça.
CIA

Candidata promete não relançar programa de tortura

Gina Haspel, a candidata a liderar a CIA, que tem o total apoio de Donald Trump, vai prometer esta quarta-feira não relançar os programas de tortura.
Estados Unidos da América

CIA. Trump defende candidata acusada de tortura

Donald Trump disse no Twitter que Gina Haspel "foi criticada porque foi demasiado dura com os terroristas". O The Washington Post diz que a candidata pondera retirar a candidatura.
Estados Unidos da América

Quem é Gina Haspel, a nova diretora da CIA

116
Aos 61 anos, Gina Haspel é a nova diretora da CIA. A oficial veterana na agência de espionagem supervisionou um programa secreto que submeteu dezenas de terroristas a "interrogatórios selvagens".
Espionagem

Agente da CIA detido por revelar agentes secretos

Um antigo agente da CIA foi preso por ter blocos de notas com os nomes de todos os agentes infiltrados norte-americanos na China. Desde 2012 que o FBI sabia. Mas só agora algo foi feito.
Rússia

CIA ajudou a travar atentado terrorista na Rússia

168
Vladimir Putin ligou a Donald Trump para lhe agradecer a informação que a CIA disponibilizou aos russos e que ajudou a travar um atentado terrorista em São Petersburgo.
Osama bin Laden

O que é que estava no computador de Bin Laden?

122
A CIA revelou novos ficheiros recolhidos da casa de Bin Laden, em 2011. E há de tudo: as primeiras imagens do filho Hamza em idade adulta, desenhos animados, decapitações... e tutoriais de croché.
Estados Unidos da América

Kennedy. CIA já revelou 69 mil documentos

A agência de espionagem norte-americana CIA garantiu que já foram tornados públicos, na íntegra, mais de 69 mil dos 87 mil documentos relacionados com o assassínio do presidente John F. Kennedy.
Estados Unidos da América

Será desta que sabemos quem matou Kennedy?

157
Ao fim de 54 anos, serão finalmente divulgados os últimos documentos relativos à investigação da morte de John Fitzgerald Kennedy. Mas é pouco provável que isso acabe com as teorias da conspiração.
Coreia do Norte

Coreia do Norte acusa EUA de praticarem terrorismo

A Coreia do Norte acusa os EUA de serem os responsáveis pelo terrorismo no mundo. O regime alega que conseguiu evitar um ataque americano em maio deste ano que pretendia envenenar o líder Kim Jong-un.
Bolívia

Exército homenageia Che Guevara, 50 anos depois

O Exército boliviano vai participar pela primeira vez numa cerimónia oficial em homenagem a Ernesto 'Che' Guevara, que abateu a 9 de outubro de 1967, no sul da Bolívia.
Terrorismo

Autoridades catalãs desmentem aviso da CIA

As autoridades da Catalunha negaram que os serviços norte-americanos tenham avisado em maio sobre um atentado planeado para Barcelona. Mas admitiram ter recebido dicas.
Coreia do Norte

Coreia do Norte ameaça EUA com ataque nuclear

100
A Coreia do Norte ameaçou os Estados Unidos com um ataque nuclear se tentarem derrubar o seu líder, reagindo à recente insinuação do diretor da CIA de concretizar uma mudança de regime no país.
CIA

Síria. CIA acaba com apoio aos rebeldes

389
A CIA decidiu acabar com o seu programa de apoio aos rebeldes sírios. O Presidente Donald Trump tomou esta decisão há quase um mês.
CIA

Gina Bennett, da CIA: "Este trabalho devora-nos"

490
Foi a primeira agente na CIA a alertar para a ameaça Bin Laden que se confirmou anos depois. Analista de contraterrorismo há 25 anos, é mãe de cinco filhos: a cada um deles, associa um atentado.
CIA

Ex-diretor CIA preocupado com ligação Trump-Rússia

Ouvido esta terça-feira no Comité de Inteligência do Senado, John O. Brennan afirmou não saber "se tal conluio existiu", mas acrescentaria que se mostrou "preocupado" quando soube.
Presidente Trump

FBI. Diretor nega pressão sobre investigações

Donald Trump despediu James Comey do comando do FBI. O seu substituto, Andrew McCabe, garantiu no Senado que "não houve qualquer esforço para parar a investigação" à ligação Trump-Rússia.
CIA

CIA acusa Wikileaks de ajudar adversários dos EUA

A CIA acusa a Wikileaks de ajudar os adversários dos EUA, ao revelar métodos que usa para transformar o iPhone da Apple ou os televisores da Samsung em ferramentas de espionagem.
WikiLeaks

CIA e FBI vão investigar fuga da WikiLeaks

As agências de segurança norte-americanas CIA e FBI anunciaram uma investigação criminal conjunta sobre a fuga de documentos divulgada esta terça-feira pela WikiLeaks.
Espionagem

Consulado em Frankfurt base de hackers da CIA

A Wikileaks acusa a CIA de usar o consulado norte-americano em Frankfurt como base para a Europa, Médio Oriente e África da sua armada de hackers.
WikiLeaks

CIA escuta iPhones, televisões e até carros

252
Wikileaks começou a publicar documentos que mostram as práticas e ferramentas de espionagem informática da CIA: as ferramentas com que acedia aos iPhones, televisões Samsung e Whatsapp. Entre outros.
CIA

Ex-agente da CIA Sabrina de Sousa já foi libertada

Sabrina de Sousa foi libertada depois de o Presidente italiano lhe ter concedido um perdão parcial. Pena de três anos poderá agora ser cumprida com serviço comunitário em Portugal ou Itália.
CIA

Ex-agente da CIA detida em Portugal

A ex-agente da CIA Sabrina de Sousa foi detida para ser extraditada para Itália, onde foi condenada à revelia pelo rapto do egípcio e radical islâmico Abu Omar, noticiou a Associated Press (AP).
CIA

Diretor da CIA visita a Turquia amanhã

O diretor da CIA, Mike Pompeo, vai visitar a Turquia onde vai discutir com as autoridades de Ancara questões ligadas à segurança, incluindo a tentativa de golpe de Estado do ano passado, no país.
Presidente Trump

Trump para nº 2 da CIA envolvida em torturas

Gina Haspel vai ser a subdiretora da CIA. Já foi investigada pelo Senado por atos de tortura quando chefiava uma cadeia clandestina na Tailândia.
Presidente Trump

Trump pode reabrir prisões secretas da CIA

A administração Trump já terá o esboço de um decreto para reabrir prisões secretas, manter o funcionamento da prisão de Guantanamo e recuperar métodos de interrogatório abolidos por Obama.
CIA

CIA divulga 8 mil documentos sobre Portugal

A agência de informação norte-americana disponibilizou cerca de 930 mil documentos desclassificados online, sobre OVNIs, tinta invisível e capacidades psíquicas. Oito mil dizem respeito a Portugal.
Presidente Trump

Trump escolhe antigo senador para a CIA

Donald Trump vai anunciar Dan Coats, antigo senador do estado do Indiana, para a direção do serviço de informações da CIA -- Central Intelligence Agency.
CIA

FBI acha que hackers russos quiseram ajudar Trump

A CIA disse ter provas de que piratas informáticos russos tentaram alterar a votação eletrónica a favor de Donald Trump. Agora o FBI vem dizer o mesmo - e há mais provas.
CIA

CIA revela mapas secretos dos últimos 75 anos

147
A CIA revelou uma nova coleção de mapas, até agora mantidos em segredo, com informação recolhida pela agência nos últimos 75 anos. Descubra como os agentes olhavam para a História.
Donald Trump

Trump convida membro do Tea Party para a CIA

Donald Trump convidou Mike Pompeo, republicano associado ao movimento conservador Tea Party, para liderar a CIA. Senador do Alabama, Jeff Sessions, deverá ficar com a pasta da Justiça.
CIA

Sabrina de Sousa: processo de extradição parado

A extradição da ex-agente da CIA Sabrina de Sousa, de Portugal para Itália, dada como iminente em junho, parece estar parada por ausência de novas diligências.
CIA

Arma da CIA roubadas por agentes jordanos

As armas enviadas para rebeldes sírios foram roubadas para serem vendidas no mercado negro. Algumas das armas roubadas foram utilizadas num tiroteio em que morreram cinco pessoas.
Estado Islâmico

CIA: Estado Islâmico continua capaz de ataques

O Estado Islâmico mantém a capacidade de realizar ataques terroristas em todo o mundo apesar dos esforços da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, reconheceu o diretor da CIA.
CIA

Revelados detalhes dos métodos de tortura da CIA

A Agência Central de Inteligência (CIA) foi obrigada a desclassificar documentos com detalhes das técnicas de tortura usadas após o 11 setembro que revelam o uso de fraldas e enterros simulados.
CIA

Quando a CIA ajudou a prender Mandela

Um antigo espião da CIA admitiu ter sido ele quem deu a pista sobre o paradeiro de Nelson Mandela, que resultou na prisão deste. O agente explicou que os EUA consideravam Mandela perigoso.
Tortura

CIA fotografou prisioneiros nus

A agência americana despe os seus prisioneiros e fotografa-os, como forma de tortura e humilhação, avança o jornal The Guardian. Esta prática é contra as leis internacionais de conduta de guerra.
Casa Branca 2016

Militares vão desobedecer a Trump, diz ex-CIA

Michael Hayden, antigo diretor da CIA, não tem dúvidas de que se Trump, enquanto Presidente, ordenasse os atos de tortura que defende "as forças armadas americanas iriam recusar-se a atuar".
Terrorismo

CIA diz que Daesh já utilizou armas químicas

O diretor da CIA, John Brennan, afirmou que "houve um certo número de vezes em que o grupo extremista Estado Islâmico utilizou armas químicas no campo de batalha".
Justiça

Tribunal da Relação decide extradição para ex-CIA

Sabrina de Sousa foi detida em Lisboa em outubro de 2015, pelo rapto do imã de Milão (2003), o egípcio Abu Omar. Nascida em Goa, a norte-americana recuperou a nacionalidade portuguesa há três meses.
CIA

No ano 2000 a CIA previu o mundo em 2015. Acertou?

A CIA elaborou um relatório, no ano 2000, a prever como seria o mundo em termos financeiros, demográficos ou de segurança 15 anos depois. Ou seja, em 2015. Será que tinham razão?
História

CIA: seis artigos especiais de espionagem

Parece realidade virtual, típica de um filme de James Bond, mas a CIA usa há muitas décadas técnicas de espionagem com tecnologia sofisticada. Conheça-os nesta fotogaleria.
CIA

Quer chatear o patrão? A CIA explica como

443
Os Aliados tinham um o manual de sabotagem contra as tropas nazis na Segunda Guerra Mundial. A CIA publicou-o. O documento pode ser aplicado aos tempos modernos: eis como chatear um patrão a sério.
CIA

Hacker de 13 anos pirateou email do diretor da CIA

Um adolescente de 13 anos alega ter pirateado as contas de email do diretor da CIA e do secretário do Departamento de Segurança Interna. O jovem ameaça postar tweets com informações sensíveis.
Estados Unidos da América

CIA vai divulgar "briefs" diários dos Presidentes

Os sumários diários começaram a ser redigidos pela CIA para o Presidente John Kennedy, mantendo-se a tradição até ao Presidente Obama. A CIA vai começar a divulgá-los para uma maior transparência.
Espionagem

Pequim suspeita que CIA usou casinos de Macau

Um relatório "altamente confidencial", datado de junho de 2010, mostra que Pequim acreditava que os casinos da Las Vegas Sands estariam a trabalhar com a CIA, em manobras de espionagem.
CIA

CIA. Interrogatório ou experimentação com humanos?

Relatório divulgado pelo Guardian questiona as técnicas reforçadas de interrogatório da CIA no pós 11 de setembro e a possível quebra de regras sobre "experimentação em seres humanos".
Estados Unidos da América

EUA admitem libertar cinco talibãs

Os EUA negoceiam com o Qatar o futuro de cinco talibãs, que podem voltar ao Afeganistão um ano depois da sua libertação numa troca por um prisioneiro norte-americano, disse o chefe da CIA.
Terrorismo

Al-Qaeda pode provocar queda de avião nos EUA

No seu novo livro, Michael Morell, antigo diretor interino da CIA, defende que a Al-Qaeda tem capacidade para provocar a queda de um avião comercial nos EUA.
Terrorismo

Drone. Dois reféns da Al-Queda mortos por acidente

Dois reféns, um norte-americano e um italiano, morreram durante um ataque a um local que se acredita ser uma base da Al-Qaeda. A operação antiterrorista aconteceu em janeiro.
Camarate

Bombistas de Camarate não revelam mais nada

Perguntas por responder, contradições e duas teses: atentado ou acidente. Os dois confessos autores do desastre que vitimou Sá Carneiro, voltaram ao Parlamento, mas não acrescentaram nada de novo.
Armamento Nuclear

Diretor da CIA pressiona Irão

O diretor da CIA advertiu o Irão que se continuar a desenvolver armamento nuclear e recusar um acordo internacional vai ter "enormes custos e consequências".
Alemanha

O perfil de Adolf Hitler que a CIA traçou. Em 1943

860
Ditador nazi tinha um aperto de mão frouxo e era frequentemente assaltado por pesadelos horríveis. Hitler sofria de "Complexo de Édipo", pelo que ficou traumatizado por apanhar os pais a fazer sexo.
Mundo

CIA tentou romper segurança de aparelhos da Apple

Um dos esquemas engendrados passou pela criação de uma versão falsa do desenvolvimento de software da Apple, o Xcode, utilizado para criar aplicações para o sistema operativo iOS.
Iraque

CIA comprou armas químicas na invasão do Iraque

Agência norte-americana terá comprado arma químicas para as destruir e impedir que fossem compradas por grupos terroristas. CIA comprou cerca de 400 rockets Borak entre 2005 e 2006.
CIA

Putin autista. Fidel egoísta e Hitler masoquista

173
A CIA tem uma equipa que faz os perfis psicológicos dos chefes de estado de outros países. O de Vladimir Putin foi feito em 2008 e agora divulgado.
Parlamento Europeu

Voos da CIA 'passaram' rápido por Portugal

Passados 13 anos do estabelecimento da primeira comissão de investigação aos voos da CIA, tema volta ao Parlamento Europeu. Em Portugal, inquérito foi arquivado por falta de provas.
Parlamento Europeu

Nova investigação aos voos da CIA na Europa

O Parlamento Europeu decidiu reabrir a investigação ao transporte e detenção ilegal de suspeitos de terrorismo em países europeus pela CIA. Ana Gomes é umas das principais intervenientes.
CIA

Agente secreto condenado por divulgar segredos

Um antigo operacional da CIA foi condenado por passar segredos de estado a um repórter do New York Times. As provas eram circunstanciais mas suficientes para o tribunal optar pela condenação.
CIA

OVNI eram, afinal, espiões americanos

134
Durante vários anos, em plena Guerra Fria, os americanos diziam ver OVNI a sobrevoar o país. Agora, a CIA confessa a autoria das viagens "sobrenaturais".
Guerra

CIA estudou programas de eliminação de terroristas

A Wikileaks divulgou um relatório da CIA onde são analisados vários programas de neutralização de alvos terroristas e de membros de organizações insurgentes conduzidos em vários países.
CIA

CIA revela em manual como se infiltrar em Lisboa

505
Wikileaks revelou guias da CIA que explicam aos espiões como podem evitar serem descobertos quando se infiltram em países da União Europeia. Aeroporto da Portela, em Lisboa, na lista com detalhes.
Fidel Castro

As tentativas da CIA para assassinar Fidel

Castro escreveu a Roosevelt porque gostava muito de o ouvir e pediu uma nota de 10 dólares. Tinha 14 anos. Anos mais tarde, a CIA tentou assassiná-lo de inúmeras formas. E assim nasceram os Cohiba.
Tortura

Alguns dos piores exemplos da tortura da CIA

239
Os jornais Washington Post e Telegraph revelaram os que consideraram ser os casos mais chocantes de tortura que estão presentes no relatório da Comissão de Serviços Secretos do Senado norte-americano.
Mundo

Ex-diretor da CIA diz que tortura "salvou vidas"

Michael Hayden escreveu no "The Telegraph" que o relatório sobre o CIA serviu apenas para chocar e que as técnicas de afogamento foram usadas durante anos na formação de pilotos.
Estados Unidos da América

Senado condena tortura "brutal" praticada pela CIA

O relatório divulgado esta terça-feira revela práticas regulares de tortura e mais casos de simulação de afogamento do que aqueles que a agência tinha admitido anteriormente.
Barack Obama

Obama: "Torturámos algumas pessoas" depois do 9/11

Vai ser publicado, nos próximos dias, um relatório sobre casos de tortura da CIA. Barack Obama admite que aquela "metodologia" foi usada, mas lembra que era uma época de muito medo e stress.
A página está a demorar muito tempo.