482kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

CIA

Guerra na Ucrânia

CIA diz que China está a aprender com a guerra

O diretor dos serviços de informação norte-americanos CIA diz que a possibilidade da China invadir Taiwan é um risco que "parece estar a aumentar ao longo da década".
Guerra na Ucrânia

Rússia não planeia usar armas nucleares, diz CIA

Diretor da agência norte-americana de informações diz não ter "nenhuma prova concreta" de que Moscovo tenha planos para recorrer a este tipo de armamento.
Guerra na Ucrânia

Como a CIA ajuda a Ucrânia

É a guerra que se faz nas sombras. Apesar de a Ucrânia não pertencer à NATO, os EUA têm ajudado os militares de Zelensky: graças à partilha de informação, destruíram um avião russo.
Guerra na Ucrânia

Xi Jinping "preocupado" com dificuldades russas

"Acho que o Presidente Xi e a liderança chinesa estão um pouco preocupados com o que veem na Ucrânia", afirmou o diretor da agência de inteligência norte-americana CIA, William Burns.
Prisão de Guantánamo

Lituânia paga 100 mil a prisioneiro de Guantánamo 

Advogados de defesa desconfiam que Washington tenha tido mão na decisão, já que não impediu a Lituânia de pagar a indemnização. Devido à tortura, Zubaydah perdeu um dos olhos.
Noticiário

4h. EUA encontram planos de ataque russo à Ucrânia

Relatório norte-americano sugere que a Rússia está a preparar um ataque com 175 mil soldados, no próximo ano. Bolsonaro volta a ser investigado pelo Supremo, acusado de desinformação.
Espionagem

CIA admite que perdeu o rasto a informadores

Nos últimos anos, a CIA perdeu o contacto com dezenas de informadores da agência devido a erros na preparação de missões e no recrutamento de novas fontes de informação e agentes.
Rússia

Diretor da CIA falou com Putin por telefone

Bill Burns conversou com Vladimir Putin depois de terem sido registados movimentos militares irregulares perto da fronteira russa com a Ucrânia. O ministério da defesa ucraniano desvalorizou.
Coronavírus

"Coronavírus não foi criado como arma biológica"

A tese de que o novo coronavírus foi criado como uma arma biológica é baseada em “alegações cientificamente inválidas”, dizem serviços secretos dos EUA.
WikiLeaks

CIA estudou a possibilidade de assassinar Assange

A investigação foi levada a cabo pela Yahoo! News que entrevistou dezenas de pessoas dos serviços secretos dos EUA. Mike Pompeo terá sido uma das pessoas envolvidas. Reino Unido também sabia do plano.
Afeganistão

Diretor da CIA reuniu-se com líder talibã

Reunião entre William Burns e Abdul Ghani Baradar foi o encontro ao mais alto nível entre Estados Unidos e talibãs desde que os islamistas chegaram ao poder. Temas abordados não foram divulgados.
Macau

Macau. Jornais acusam candidatos de ligações à CIA

O motivo do afastamento do deputado Sulu Sou e do ex-deputado Scott Chiang das eleições terá sido a sua alegada participação num evento da CIA. Este é apenas um dos casos reportados pelos jornais.
CIA

Uma pessoa armada tentou invadir a sede da CIA

Uma pessoa armada tentou na segunda-feira entrar na sede da CIA, em Virginia, EUA, acabando por ficar ferida, depois de atingida a tiro, indicou esta terça-feira a polícia federal norte-americana. 
CIA

William Burns confirmado como diretor da CIA

O Senado norte-americano confirmou o veterano diplomata como director da CIA, dando-lhe o controlo da principal agência de informações de segurança, quando os EUA enfrentam ameaças da China e Rússia.
Estados Unidos da América

Candidato a diretor da CIA vê China como ameaça

William Burns, candidato do Presidente Joe Biden ao lugar de diretor da CIA, repudia a a atitude "predatória" do governo chinês e afirma que a China representa a maior ameaça aos Estados Unidos.
Estados Unidos da América

O admirável senhor Burns

Em 2006, como embaixador dos EUA em Moscovo, Bill Burns assinou um telegrama que se tornaria célebre. Ele será o primeiro diplomata de carreira a chegar a diretor da Central Intelligence Agency.
Edward Snowden

Snowden recebeu um milhão de euros em conferências

Desde 2015, e mesmo exilado na Rússia, o antigo analista da CIA continua a ganhar dinheiro que a justiça norte-americana quer agora confiscar. A passagem pelo Estoril, em 2017, valeu-lhe 27 mil euros.
Edward Snowden

Trump pondera perdoar Edward Snowden

Presidente norte-americano chegou a afirmar que "um espião" como Snowden "devia ser executado". Agora diz que "vai olhar" para a possibilidade de o perdoar. Denunciante insiste que quer a absolvição.
Espionagem

EUA e Alemanha espiaram Portugal e 120 países

Foi um dos segredos mais bem guardados da Guerra Fria, "o golpe de inteligência do século", diz a CIA. Portugal foi apenas um dos 130 governos e empresas que foram espiados durante meio século.
Irão

Pena de morte confirmada para "espião da CIA"

O porta-voz da Autoridade Judicial declarou que Amir Rahimpur foi condenado pelo Supremo Tribunal por ter "tentado fornecer aos norte-americanos informações sobre o (programa) nuclear" do Irão.
Afeganistão

Forças afegãs acusadas de crimes de guerra

As acusações são feitas num relatório da Human Rights Wathch, que afirma que as forças militares afegãs apoiadas pela CIA cometeram abusos graves. Entre eles está a morte de vários civis.
Estados Unidos da América

Jornal russo avança nome de espião dos EUA

Oleg Smolenkov terá sido resgatado com a família durante umas férias em Montenegro e estará a viver nos Estados Unidos. Rússia desvaloriza e fala em "ficção".
Tortura

20 canções que a CIA usa para torturar

De Eminem a Bee Gees, de Metallica a Christina Aguilera. São muitos os temas que a agência americana usa nos interrogatórios. Prisioneiros são sujeitos a horas e horas destes temas em quartos escuros.
Universidade de Coimbra

Cientistas criam sistemas de proteção a incêndios

Entre os três sistemas de proteção está uma tela "para proteção de pessoas em viaturas", "uma cerca para proteção de habitações e aglomerados populacionais" e "um sistema de aspersão"-
Estados Unidos da América

Khashoggi. CIA reforça suspeita sobre sauditas

Os senadores norte-americanos que saíram da audiência com a diretora da CIA declararam-se ainda mais convencidos da responsabilidade do príncipe herdeiro saudita no assassínio do jornalista.
Estados Unidos da América

Khashoggi. Casa Branca não quer CIA no Senado

A reunião do Senado vai servir para abordar o futuro das relações com a Arábia Saudita. Quando o assunto é a segurança nacional, os serviços de informação costumam estar presentes.
Estados Unidos da América

Médicos queriam soro da verdade para terroristas

A equipa de médicos da CIA queria utilizar um "soro da verdade" com os suspeitos dos ataques de 11 de setembro. Um relatório agora divulgado detalha as técnicas de tortura da agência norte-americana.
Arábia Saudita

Khashoggi. CIA terá ouvido gravação da morte

Numa visita secreta, Gina Haspel terá tido acesso à gravação que revela o interrogatório e tortura a que foi sujeito o jornalista antes de ser morto, noticiou o jornal The Washington Post.
CIA

Ex-diretor da CIA admite ir à Justiça contra Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca.
Estados Unidos da América

Ex-diretor da CIA impedido de aceder a segredos

Ex-diretor da CIA John Brennan vai deixar de poder ter acesso a segredos de defesa. A decisão foi tomada por Donald Trump. Brennan tem sido um duro crítico do Presidente dos EUA.
Presidente Trump

Ex-diretor do CIA critica "palhaçadas" de Trump

O ex-diretor da CIA criticou as "políticas protecionistas" e as "palhaçadas" do presidente norte-americano, depois de Donald Trump ter suspendido o acordo assinado horas antes na cimeira do G7.
Estados Unidos da América

Senador John McCain contra Gina Haspel na CIA

Gina Haspel foi nomeada por Trump para chefiar os serviços secretos. O senador John McCain afirmou que é contra, porque Haspel não reconhece "a imoralidade da tortura".
Estados Unidos da América

CIA. Candidata diz que não vai aceitar tortura 

Gina Haspel disse que a não retomará o programa de extensos interrogatórios e de tortura introduzido após o "11 de setembro" mesmo que o Presidente dos Estados Unidos o peça.
CIA

Candidata promete não relançar programa de tortura

Gina Haspel, a candidata a liderar a CIA, que tem o total apoio de Donald Trump, vai prometer esta quarta-feira não relançar os programas de tortura.
Estados Unidos da América

CIA. Trump defende candidata acusada de tortura

Donald Trump disse no Twitter que Gina Haspel "foi criticada porque foi demasiado dura com os terroristas". O The Washington Post diz que a candidata pondera retirar a candidatura.
Estados Unidos da América

Quem é Gina Haspel, a nova diretora da CIA

Aos 61 anos, Gina Haspel é a nova diretora da CIA. A oficial veterana na agência de espionagem supervisionou um programa secreto que submeteu dezenas de terroristas a "interrogatórios selvagens".
Espionagem

Agente da CIA detido por revelar agentes secretos

Um antigo agente da CIA foi preso por ter blocos de notas com os nomes de todos os agentes infiltrados norte-americanos na China. Desde 2012 que o FBI sabia. Mas só agora algo foi feito.
Rússia

CIA ajudou a travar atentado terrorista na Rússia

Vladimir Putin ligou a Donald Trump para lhe agradecer a informação que a CIA disponibilizou aos russos e que ajudou a travar um atentado terrorista em São Petersburgo.
Osama bin Laden

O que é que estava no computador de Bin Laden?

A CIA revelou novos ficheiros recolhidos da casa de Bin Laden, em 2011. E há de tudo: as primeiras imagens do filho Hamza em idade adulta, desenhos animados, decapitações... e tutoriais de croché.
Estados Unidos da América

Kennedy. CIA já revelou 69 mil documentos

A agência de espionagem norte-americana CIA garantiu que já foram tornados públicos, na íntegra, mais de 69 mil dos 87 mil documentos relacionados com o assassínio do presidente John F. Kennedy.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.