A presidente da agência espacial portuguesa Portugal Space, Chiara Manfletti, cessa funções, por sua decisão, a 14 de setembro, quase um ano e meio depois de assumir o cargo, disse esta sexta-feira à Lusa o ministro da Ciência, Manuel Heitor.

Manuel Heitor adiantou que, por “decisão pessoal”, Chiara Manfletti deixa a presidência da Portugal Space uns meses antes de terminar o seu mandato, ao abrigo de um acordo estabelecido entre Portugal e a Agência Espacial Europeia (ESA), parceira na criação da congénere portuguesa.

Ao abrigo deste acordo, a engenheira aeronáutica ítalo-alemã e ex-consultora do diretor-geral da ESA manter-se-ia em funções na Portugal Space até ao final de 2020.

Chiara Manfletti assumiu a liderança da Portugal Space em 25 de março de 2019, depois de ter sido nomeada na primeira Assembleia-Geral da agência.

O ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, adiantou à Lusa que a nova presidência da Portugal Space entrará em funções no verão de 2021, depois de concluído o processo de seleção, que será feito por concurso internacional.

A partir de 15 de setembro, a Portugal Space terá um presidente interino, que será nomeado em Assembleia-Geral por representantes dos quatro membros-fundadores da agência: Fundação para a Ciência e Tecnologia, Agência Nacional de Inovação, Direção-Geral de Recursos de Defesa Nacional e Região Autónoma dos Açores.

A Lusa aguarda um comentário de Chiara Manfletti sobre a sua saída da liderança da Portugal Space.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR