Fábio Silva já foi vendido ao Wolverhampton, Aboubakar está de saída, Soares tem recebido várias abordagens ainda sem propostas concretas capazes de levar à margem pretendida pela administração da SAD do FC Porto e os dragões já elegeram um dos novos avançados para a próxima temporada: Evanilson, brasileiro de 20 anos que se destacou na última época ao serviço do Fluminense, está a caminho de Portugal para reforçar os azuis e brancos, juntando-se ao já assegurado Mehdi Taremi às opções atacantes para Sérgio Conceição.

Benfica seguiu, Sporting tentou, FC Porto contratou: Taremi oficializado pelos dragões (que já contam com Nakajima)

“Conforme informado ao Fluminense pelo clube detentor dos direitos federativos do atleta, o atacante Evanilson acertou a sua transferência para uma equipa de Portugal. O Fluminense tinha 10% de direitos económicos do atleta e 20% de taxa de vitrine, razão pela qual ficará com 30% do resultado financeiro obtido pela Tombense (MG) na venda para o clube português. O Tricolor permanecerá com 6% de direitos económicos sobre o percentual da Tombense numa futura venda que seja realizada pelo clube português. O Fluminense informa ainda que tentou a permanência do atleta até o final do Campeonato Brasileiro mas o clube português não flexibilizou e exigiu a ida do atleta de forma imediata”, assumiu o clube carioca em comunicado. A imprensa brasileira fala num acordo a rondar os dez milhões de euros, ficando o jogador com uma cláusula de 126 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nascido em Fortaleza, Evanilson chegou ao Fluminense com 14 anos, após ter passado pelo Estação (Ceará), fez o resto da formação no clube do Rio de Janeiro e esteve uma época emprestado aos eslovacos do STK Samorín, que era então um dos conjuntos com protocolos com o Flu. Após regressar ao Brasil, foi em 2019 o melhor marcador do Campeonato Carioca e do Brasileirão Sub-20, subindo então à equipa principal. Em final de contrato, o avançado assinou pelo Tombense, modesto clube de Minas Gerais liderado por Lane Gaviolle, um dos proprietários da empresa Brazil Soccer, e cedido ao Fluminense por empréstimo até 2021. Depois de ter feito dois golos em três jogos pela equipa A em 2019, levava agora oito golos em 22 encontros realizados.

O negócio foi intermediado por Jorge Mendes, agente que já tinha estado na venda de Fábio Silva para a Premier League, mais concretamente para o Wolverhampton, a que se vai juntar o empréstimo com opção de compra do médio Vítor Ferreira, também ao conjunto comandado por Nuno Espírito Santo. A cláusula dos ingleses para ficarem em definitivo com o jovem campeão europeu de juniores em 2019 será de 20 milhões. Em sentido inverso, de acordo com a imprensa inglesa, poderá chegar Rúben Vinagre aos azuis e brancos, o que deixava antever a venda de Alex Telles já depois da contratação de Zaidu ao Santa Clara.