O Plano da Saúde para o Outono/Inverno das autoridades de saúde revela que as vacinas contra a Covid-19 “serão administradas, após aprovação pela EMA [Agência Europeia do Medicamento], com carácter universal às populações elegíveis“.

Em esclarecimentos enviados ao Observador, a Direção-Geral da Saúde (DGS) explica que, ao referir-se às “populações elegíveis”, isto significa que só ficarão de fora da estratégia de vacinação os grupos das populações onde se verificou alguma contraindicação nos ensaios clínicos feitos às vacinas.

“Optou-se por uma estratégia universal, em alternativa a uma estratégia de risco como a utilizada para a gripe, em que só os grupos de maior risco para a doença são vacinados. Isto significa que qualquer pessoa terá acesso à vacina desde que não tenha uma contraindicação para a fazer“, explica fonte oficial da DGS.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.